Connect with us

Belém do Piauí

BELÉM | Escolas do Campo realizam Culminância de Projeto sobre o Dia da Consciência Negra

Publicado

em

Visando promover uma educação ética, voltada para o respeito e convívio harmônico com a diversidade, as escolas do campo de Belém do Piauí, Raimundo José Gomes, localizada do povoado Caboclo e Joaquim Antônio de Lima, situada na localidade Vista Bela desenvolveram o “Projeto Consciência Negra: Educação não tem cor”.

O projeto foi realizado em alusão ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado oficialmente em 20 de novembro, com o objetivo geral de levar os alunos a refletirem sobre a diversidade étnico-cultural para compreenderem que cada povo possui sua identidade própria, presente nas crenças, costumes, história e organização social.

As referidas escolas desenvolveram a temática em sala com os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais, quando foram trabalhados leitura de livros e reportagens sobre a temática, confecção de cartazes, oficinas, pintura, filmes/documentários e a construção de painéis sobre o tema.

Na Culminância do projeto, os alunos das unidades de ensino promoveram diversas apresentações envolvendo a temática trabalhada em sala de aula, como a recitação de poemas, jogral, danças típicas, desfile de personalidades mundiais negras, peça teatral e coreografias.

O supervisor de Ensino da Rede Municipal, Jairo Dias, que esteve na coordenação geral do projeto, agradeceu a Deus por mais uma ação conquistada, aos professores e alunos pelo empenho, ao prefeito Ademar Carvalho e a Secretária de Educação, Claudeci Ribeiro, por ter dado todo apoio e condições para a realização do projeto.

“Estamos muito felizes por realizarmos mais uma ação nas Escolas do Campo. De forma sistemática, fizemos todo o planejamento em equipe para que pudéssemos desenvolver este tema que é de suma importância em nosso cotidiano. Trabalhamos a problemática sobre a desigualdade, onde, nossa finalidade maior durante todo o projeto foi discutir sobre a importância do respeito, sobre a diversidade étnico-cultural, preconceito e contra o racismo”. Lamentavelmente, ainda vivenciamos casos de discriminação, preconceito e racismo em nossa sociedade, por isso diante desta situação, pensamos em desenvolver este projeto, para que levássemos nossa mensagem de conscientização aos nossos alunos e demais cidadãos sobre a importância de propagarmos e respeitar uns aos outros”, destacou Jairo.

A secretária de Educação, Claudeci Ribeiro, falou sobre a importância do projeto. “É necessário erradicar o preconceito na sala de aula e fora dela, por isso é de grande relevância esse projeto, por trabalhar a conscientização e possibilitar que a diversidade seja respeitada e valorizada. Além disso, o projeto busca contribuir para a construção de uma educação que desenvolva o respeito humano no que se refere ao convívio social a partir das reflexões do cotidiano. Então nossas escolas estão de parabéns pela iniciativa”, disse a gestora. 

Publicidade

A Culminância foi realizada seguindo todos os cuidados de biossegurança, e apenas com alunos e professores, os pais/responsáveis/comunidade não participaram, para evitar aglomeração, devido à pandemia.

Fotos da Escola do Caboclo:

Fotos da Escola de Vista Bela:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS