Connect with us

Belém do Piauí

BELÉM | Formação pedagógica prepara professores para o segundo semestre letivo

Publicado

em

Com o tema,  “A sala de aula; perspectivas e conquistas”, a Prefeitura de Belém do Piauí, através da  Secretaria Municipal de  Educação,  realiza  o encontro  pedagógico em preparação para  o segundo semestre letivo. O evento teve início nesta  quarta-feira, 31,  e englobando outras atividades segue até a sexta (02).

O encontro pedagógico é um  importante momento para os profissionais de educação, quando  contribuir positivamente nas ações didáticas pedagógicas da rede municipal de ensino, proporcionando a reflexão e análise de atividades  escolares com a intenção de identificar as lacunas e dificuldades que precisam ser superadas, estimulando a discussão sobre atividades mediadoras, ideológicas  e participativas para que, assim, sejam alcançados resultados ainda mais satisfatórios na aprendizagem dos alunos.

O evento realizado na escola Monte Sinai, foi aberto no auditório  da referida   instituição de ensino e  contou com a  participação  de todos os docentes da rede, que receberam as boas vindas. Na ocasião, alguns profissionais de apresentaram a falaram sobre o ambiente em que trabalham e houve um momento de reflexão com a leitura de uma mensagem.

A secretária de Educação, Claudeci Ribeiro, deu as boas vindas e desejou um semestre letivo positivo aos professores, bem como,   falou sobre os desafios de educar e se mostrou otimista  em relação ao segundo período legislativo.  Ela ainda frisou a importância da escola trabalhar em harmonia com os pais para alcançar resultados que venham a  impactar  positivamente  na aprendizagem dos alunos.

Após a abertura,  os educadores foram divididos em duas salas, quando o planejamento aconteceu,  simultaneamente,  para os profissionais da Educação Infantil e Ensino Fundamental.  A  formação pedagógica  foi conduzido pelo professor Edson Sá, com auxílio da professora Maria Rejeane, que trabalhou com a Educação Infantil.

Publicidade

Segundo Edson, durante o mês de julho a equipe gestora realizou um grupo de estudos onde foi analisado,  principalmente,  as dificuldades que os professores enfrentam no cotidiano da sala de aula, apresentando alternativas para superar.  “Realizamos um planejamento estratégico, quando apresentei o projeto de intervenção, que passa a desenvolver uma prática de leitura e escrita cotidiana  que inicia desde o nome até o desenvolvimento de atividades dirigidas para casa e em sala de aula,  além de uma rotina de forma bem pragmática onde o estudante possa interagir com o professor  em aulas mais dinâmicas”, explicou.

O professor mestre,  disse ainda que a proposta é o  letramento, quando vai desenvolver uma dinâmica de  trabalho, em que escola de torne um espaço convidativo para o estudante.  “O projeto de intervenção  visa isso,   fazer da escola um ambiente de aprendizagem,  dinâmico,  em  que a criança não se sinta cansado, mas sim atraído,  que ele  possa  brincar  e aprender ao mesmo tempo”, frisou.

Por fim, Edson comentou sobre  a perspectiva para a prova Saeb, onde segundo ele,  o município tem empreendido muito. “Nos corrigimos 100% a distorção idade serie na Escola José de Moura, e aqui no Monte Sinai ainda não chegamos a esse nível, mas atingimos 90%. Então  a gestão municipal tem feito esforços  para atingir bons resultados e tem dado certo”, concluiu.

A professora mestre,  Maria Rejeane, desenvolveu a oficina “Funções executivas  e aprendizagem  na educação infantil”.  “A nossa oficina é justamente algo que tem haver com a prática da educação infantil,  que é esse efeito das funções executivas  na aprendizagem,  porque muitos de nós pecamos  em não conhecer um assunto tão importante, onde não é suficiente apenas planejar essas ações, mas saber exatamente qual o objetivo que pretendemos com cada atividade,  não  é somente dizer eu vou ensinar isso, tem que ter um foco”, explicou.

 

Publicidade

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS