Connect with us

Belém do Piauí

BELÉM: Passagem molhada garante acesso a comunidades mesmo em período de chuvas

Publicado

em

O drama enfrentado por diversas comunidades rurais do município de Belém do Piauí teve um fim com a construção da passagem molhada sobre o Rio Boa Esperança. Em épocas de chuva, a população ficava isolada, sem acesso a sede do município.

A obra era uma reivindicação antiga da população, quando Belém ainda era povoado e pertencia ao município de Padre Marcos. “Não realizamos apenas mais uma obra, mas realizamos o sonho de muitas famílias”, disse a prefeita Débora Carvalho, enfatizando a importância do benefício.

A passagem molhada foi construída em parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, garantindo acesso às comunidades de Lagoa Grande, Serrota, Jurema, Retiro II, Pajeú, Tabuleiro do Meio, Pocinho, Rucinho, Baraúnas, Tabuleiro do Meio e ao povoado Vista Bela, mesmo em períodos de chuva.

No mês de fevereiro o Rio Boa Esperança registrou a primeira cheia do ano, mas a trafegabilidade no local foi mantida.

DSC_0862 DSC_0863 DSC_0864

Barragem
A barragem da localidade Lagoa Grande, situada a cerca de 5 km da sede, transbordou com as fortes chuvas registradas na região. Recém-construída, o manancial faz parte do plano de enfrentamento à estiagem. A represa estende por mais de 1 km de extensão, com um grande volume de água.

Publicidade

Ao todo, foram quatro barragens construídas através de parceria firmada entre a CODEVASF, Secretaria de Desenvolvimento Rural e a Prefeitura Municipal, que servirão para criação de animais, plantação de pequenas irrigações de hortaliças e fruteiras e uso doméstico, possibilitando que o período de cultivo agrícola se estenda além do inverno, como também em períodos de seca.

DSC_0866 DSC_0867 DSC_0868 DSC_0870

 

Facebook

MAIS ACESSADAS