Belém do Piauí

BELÉM | Programa ‘Saúde na Escola’ leva informação e promove cuidados com crianças e adolescentes

Publicado

em

Uma ação integrada realizada entre as Secretarias de Educação e Saúde, em parceria com a Assistência Social contribuído para a formação integral dos estudantes do município de Belém do Piauí.

Ao longo do ano, uma série de ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos à saúde e atenção à saúde, foram realizadas no município, tendo como público alvo as crianças e adolescentes matriculados nas escolas da rede pública, visando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento destes.

Através do ‘Programa Saúde na Escola’, profissionais de diversas áreas tem realizado palestras, oficinas e acompanhamento dos alunos. Um dos trabalhos preventivos é feito pela fonoaudióloga do Núcleo de Apoio à Saúde na Família. Os alunos são submetidos a uma triagem com diagnóstico de voz e outros cuidados, no intuito de identificar algum problema de saúde de vocal.

Dentre os alunos do Ensino Infantil, também foi trabalhado pela nutricionista temas relacionados com a alimentação, e realizado o exame de antropometria, que verifica a medida, peso e altura dos alunos para uma avaliação nutricional. O odontólogo trabalhou a higiene bucal, com a escovação supervisionada e a aplicação de flúor.

Nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, o foco foram os cuidados relacionados à sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis, além do álcool e drogas. Os temas foram trabalhados por enfermeiros, psicólogo e assistente social.

Publicidade

Segundo a secretária de Saúde, Alca Coelho, para cada faixa etária, um nível de informação compatível. “São temas de fundamental importância para a saúde e formação social das crianças e adolescentes”, pontuou. Nos casos em que é constatada algum problema existente na escola, esse é encaminhado para o seguimento correspondente. A exemplo, nos casos de saúde bucal, o município dispõe do serviço para o tratamento do problema.

Para a gestora, o objetivo foi alcançado. “São temas que já fazem parte do dia a dia, mas, quando abordado de forma mais prática, gera um efeito educativo mais eficaz”, disse. Alga frisou que depois das palestras, ouviu de algumas mães relatos de que os filhos comentaram sobre temas trabalhados. “Com isso se observa que, quando educamos nossas crianças, elas se transformam em multiplicadores dessas informações”, pontuou.

Veja mais fotos das ações:

  

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile