Connect with us

Belém do Piauí

BELÉM | Projeto ‘Desafiando o preconceito, convivendo com as diferenças’, é realizado em alusão ao Dia da Consciência Negra

Publicado

em

“Desafiando o preconceito, convivendo com as diferenças”. Esse foi o tema do projeto desenvolvido pela Prefeitura de Belém do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação, nas escolas Joaquim Antônio de Lima, do povoado Vista Bela, e José Severo da Silva, na comunidade Russim.

A culminância do projeto educacional, trabalhado em sala de aula no segundo semestre  nas referidas  escolas, em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro,  foi realizada na noite desta sexta-feira, 24, na comunidade Vista Bela, distante 20 km da sede do município.

Durante o evento, foram realizadas várias apresentações com a ideia de promover a história, sensibilizar a comunidade e a reflexão sobre a cultura afro-africana. O palco das apresentações foi a Praça Manoel Camilo de Sousa, recentemente  inaugurada pelo Governo Municipal.

 

Segundo o coordenador das escolas do campo de ensino infantil, Jaílson Paulo de Araújo, o projeto teve como objetivo  resgatar  e valorizar as tradições africanas presentes na região, além de promover a integração entre a escola e as comunidades vizinhas.  “É, também, um momento que nós nos confraternização e compartilhamento, quando ocorre uma troca de conhecimento e uma valorização da cultura afro-brasileira”, disse.

Ele também destacou que a temática foi trabalhada como forma de reconhecer a diversidade cultural e combater o preconceito. “Trabalhamos essa temática com nossos  alunos para que eles saibam a importância dessa diversidade e reconheçam o papel de cada um e a importância que todos tem dentro do processo educacional e dentro da própria sociedade”, concluiu o coordenador.

Publicidade

As atividades iniciaram a tarde, quando aconteceu o torneio da ‘Integração’, que teve a participação das equipes Barra (Padre Marcos),  Maria Preta (Simões),  Vista Bela (Belém) e Abóbora (Massapê). Se consagrou como campeão o time da comunidade Maria Preta e como vice-campeão o time de Vista Bela.

A noite, aconteceu a conclusão do projeto que contou com a exposição do material produzido e apresentações, com destaque ao resgate da cultura local,  realizadas pelos alunos do Ensino Infantil, Ensino Fundamental e Escola de Jovens e Adultos.

Dentre elas, coreografia “Sou obra do Senhor”, poema da diversidade, dança do negro nagô, encenação do livro “O cabelo de Lelê”, coco de roda do mestre Salustiano.  Também foram realizados o concurso de beleza para escolha da “Beleza Negra’’, além de apresentações de capoeira e do NUCA, que encenou o poema cantado “Me chamaram de negra”, e explanou sobre temática com uma abordagem sobre preconceito e racismo  ainda existente na sociedade.

Em seguida, houve a premiação dos vencedores do torneio, entrega de brindes as participantes do concurso “Beleza Negra” e a entrega da faixa, ‘Rainha da Beleza Negra 2018’.

Participaram do evento, o prefeito Ademar Aluísio de Carvalho,  a primeira-dama Francisca Gomes de Carvalho,  o vice-prefeito Francisco Reis de Carvalho Bento e sua esposa Cristiane de Carvalho Bento, a secretária de Educação,  Claudeci Ribeiro, a secretária de Assistência Social, Anaias Carvalho, secretário de Saúde, Juscenildo Boeiro, presidente Câmara, Bernardino Carvalho,  vereadora  Rosiane Ribeiro e a coordenadora da Secretaria de Educação, Iraci Maria, o presidente do Conselho Municipal de Educação, Dr. José Benedito Neto, o professor e cerimonialista Edson Ribeiro, o assessor jurídico Francisco Antônio, além de coordenadores, diretores e professores das demais escolas do município.

Veja as fotos da Culminância:

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS