Belém do Piauí

BELÉM | Projeto educacional conscientiza para o uso racional da água; veja fotos

Publicado

em

“Água, fonte de vida” foi tema de um projeto educacional desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação na Escola Municipal Elisvalda de Araújo Leal, nas modalidades de ensino Escola de Jovens e Adultos (EJA) e do Projovem. A culminância foi realizada na noite desta quarta-feira, 06, na Escola Municipal Monte Sinai.

Dentre os objetivos, conscientizar os alunos sobre o uso racional da água, mudando a postura dos mesmos em relação ao desperdício da água, ampliando o conhecimento científico, levando os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. O desperdício e a poluição também foram abordados.

“Usar água de forma sustentável é essencial para a manutenção das futuras gerações”, pontuou a Juliana Carvalho, diretora da Escola Municipal Elisvalda de Araújo Leal.

O secretário municipal de Educação, Francisco Antônio, participou da culminância. Em seu pronunciamento, o gestor parabenizou os educadores e alunos pelo projeto e destacou a importância do tema. “Esse é um importante tema que deve ser discutido continuamente, seja na escola, na família, em todos os ambientes sociais. Tenho certeza que vocês aprenderam muito durante os dias de estudo e produção e que, a partir de amanhã, serão multiplicadores dessas informações”, disse.

Dramatizações, jograis, vídeos, paródias, poemas e rimas foram algumas das metodologias utilizadas pelos alunos. Além disso, os alunos realizaram aulas de campo, com visitas às barragens de Caboclo, que por muitos anos abasteceu a zona urbana, e de Estreito, que atualmente é responsável pelo abastecimento, e na Estação de Tratamento.

Publicidade

Numa das apresentações, o coordenador Jocenildo Boeiro trouxe uma série de curiosidades sobre a água, como também um alerta para a necessidade de racionalizar. “A água é um recurso esgotável, por isso, precisamos economizar”, disse. O educador mostrou como exemplo a barragem do Caboclo, situada no município. A represa, construída em 1982, tinha um grande manancial de água e abasteceu as cidades de Belém e Padre Marcos. Fotos feitas no ano de 2011 mostraram a barragem transbordando. No início deste ano, as imagens mostraram outra realidade – a represa completamente seca. Hoje, a barragem está com cerca de 50% de sua capacidade. “O fato de a cidade de Belém estar sendo abastecida por uma represa com grande volume de água não nos exime do dever de economizar”, pontuou.

O coordenador mostrou, também, uma série de ações desenvolvidas pelo governo municipal, como a perfuração de poços e construção de barreiros, com o objetivo de garantir segurança hídrica.

Veja mais fotos:




MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile