Connect with us

Belém do Piauí

BELÉM | Saúde realiza blitz sanitária, orienta a população e distribui máscaras

Publicado

em

A Prefeitura de Belém do Piauí segue executando as ações previstas no Plano Municipal de Contingência e Enfrentamento ao Coronavírus, que norteia a atuação preventiva dos órgãos públicos diante da situação de emergência de saúde pública em virtude da pandemia do Covid-19.

Nesta quinta-feira, 30, mais uma ação está sendo realizada, uma blitz sanitária no portal de entrada da cidade. O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, conta com o apoio da Polícia Militar, e consiste na abordagem, registro e o monitoramento de veículos que chegam ao município, sobretudo, vindo de outras cidades consideradas de risco.

Os ocupantes dos veículos são orientados sobre as medidas de prevenção, como hábitos de higiene, a lavagem frequente das mãos com água e sabão ou a utilização do álcool em gel 70%, e o isolamento social, evitando a circulação desnecessária nas ruas.

Edson Ribeiro, secretário de Meio Ambiente, que tem participado de todo o trabalho preventivo, destacou que outra orientação importante repassada aos transeuntes é sobre o cumprimento do Decreto Estadual nº 18.947, de 22 de abril de 2020, que estabelece o uso obrigatório de máscaras de proteção facial ao sair de casa, deslocar-se por vias pública ou permanecer em espaços onde circulem outras pessoas.

Edson Ribeiro, secretário de Meio Ambiente

“Nós estamos recomendando o cumprimento do Decreto do Estadual e Municipal que estabelecem o uso obrigatório de máscaras e outras medida cautelares de higiene visando conter a disseminação do COVID-19 e evitar que ele possa chegar ao nosso município”, disse.

Populares recebem máscara de proteção facial

Na blitz, a Secretaria de Saúde realizou a distribuição de máscaras, cujo uso individual e não deve ser compartilhada entre familiares, amigos e outros. Segundo o secretário de Saúde, Juscenildo Boeiro, as máscaras estão sendo produzidas no próprio município e sendo entregues de acordo com a produção. “Inicialmente foram confeccionadas 5 mil máscaras e já está em andamento a aquisição de mais unidades. Nós estamos distribuindo para a população e orientando sobre a importância do uso ao sair de casa”, disse o secretário.

Publicidade

Nil Boeiro, secretário de Saúde

Nil, como é conhecido, salientou que a mobilização preventiva tem tido uma boa aceitação da população. “As pessoas estão bem conscientes do perigo da doença, de como se prevenir, e acredito que com a distribuição das máscaras nós teremos cerca de 90% da população utilizando esse equipamento ao sair de casa”, pontuou.

Ademar Carvalho, prefeito de Belém do Piauí

O prefeito Ademar Carvalho participou da blitz e falou sobre o trabalho que a gestão vem realizando, com o objetivo de manter o município livre do coronavírus. Além das ações de educação e conscientização da população, outras medidas preventivas estão sendo adotadas. O gestor informou que o município recebeu 20 kits de testes rápidos da Secretaria Estadual de Saúde e está adquirindo outros 100 kits, que será utilizando na testagem dos profissionais que estão na área de risco e nas pessoas que apresentarem sintomas respiratórios. O objetivo é a detecção precoce do vírus, caso apareça algum caso.

_Mais imagens

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS