BELÉM | Saúde realiza blitz sanitária, orienta a população e distribui máscaras
Publicado por: Danilo Bezerra | Data: 30/04/20

BELÉM | Saúde realiza blitz sanitária, orienta a população e distribui máscaras

A Prefeitura de Belém do Piauí segue executando as ações previstas no Plano Municipal de Contingência e Enfrentamento ao Coronavírus, que norteia a atuação preventiva dos órgãos públicos diante da situação de emergência de saúde pública em virtude da pandemia do Covid-19.

Nesta quinta-feira, 30, mais uma ação está sendo realizada, uma blitz sanitária no portal de entrada da cidade. O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, conta com o apoio da Polícia Militar, e consiste na abordagem, registro e o monitoramento de veículos que chegam ao município, sobretudo, vindo de outras cidades consideradas de risco.

Os ocupantes dos veículos são orientados sobre as medidas de prevenção, como hábitos de higiene, a lavagem frequente das mãos com água e sabão ou a utilização do álcool em gel 70%, e o isolamento social, evitando a circulação desnecessária nas ruas.

Edson Ribeiro, secretário de Meio Ambiente, que tem participado de todo o trabalho preventivo, destacou que outra orientação importante repassada aos transeuntes é sobre o cumprimento do Decreto Estadual nº 18.947, de 22 de abril de 2020, que estabelece o uso obrigatório de máscaras de proteção facial ao sair de casa, deslocar-se por vias pública ou permanecer em espaços onde circulem outras pessoas.

Edson Ribeiro, secretário de Meio Ambiente

“Nós estamos recomendando o cumprimento do Decreto do Estadual e Municipal que estabelecem o uso obrigatório de máscaras e outras medida cautelares de higiene visando conter a disseminação do COVID-19 e evitar que ele possa chegar ao nosso município”, disse.

Populares recebem máscara de proteção facial

Na blitz, a Secretaria de Saúde realizou a distribuição de máscaras, cujo uso individual e não deve ser compartilhada entre familiares, amigos e outros. Segundo o secretário de Saúde, Juscenildo Boeiro, as máscaras estão sendo produzidas no próprio município e sendo entregues de acordo com a produção. “Inicialmente foram confeccionadas 5 mil máscaras e já está em andamento a aquisição de mais unidades. Nós estamos distribuindo para a população e orientando sobre a importância do uso ao sair de casa”, disse o secretário.

Nil Boeiro, secretário de Saúde

Nil, como é conhecido, salientou que a mobilização preventiva tem tido uma boa aceitação da população. “As pessoas estão bem conscientes do perigo da doença, de como se prevenir, e acredito que com a distribuição das máscaras nós teremos cerca de 90% da população utilizando esse equipamento ao sair de casa”, pontuou.

Ademar Carvalho, prefeito de Belém do Piauí

O prefeito Ademar Carvalho participou da blitz e falou sobre o trabalho que a gestão vem realizando, com o objetivo de manter o município livre do coronavírus. Além das ações de educação e conscientização da população, outras medidas preventivas estão sendo adotadas. O gestor informou que o município recebeu 20 kits de testes rápidos da Secretaria Estadual de Saúde e está adquirindo outros 100 kits, que será utilizando na testagem dos profissionais que estão na área de risco e nas pessoas que apresentarem sintomas respiratórios. O objetivo é a detecção precoce do vírus, caso apareça algum caso.

_Mais imagens

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

Picos

Mix Papelaria entrega prêmios aos ganhadores da promoção “volta às aulas”

A Mix Papelaria realizou nesta terça (08), a entrega da moto Pop 110 0 Km da promoção “Material escolar novo, moto nova só Mix Papelaria”. O sorteio que ocorreria no

DESTAQUES

Torneio de Futebol movimenta o interior de Belém do Piauí; veja fotos

A realização de torneios de futebol amador na quinta-feira da Semana Santa tem se tornado um tradição em municípios da região de Picos. Além das disputadas competições esportivas, os paredões

GERAL

Saiba como ler as mensagens apagadas do WhatsApp

Além de enviar figurinhas que ironizam a exclusão das mensagens, o destinatário pode até ler normalmente o conteúdo que foi censurado través de uma extensão do Google Chrome , chamada WA Web Plus.