Connect with us

Belém do Piauí

BELÉM | Semana do Bebê encerra com evento para a família e condecoração do Bebê Prefeito

Publicado

em

“Todos juntos pela Primeira Infância”. Essa foi a temática da Semana do Bebê do município de Belém do Piauí, uma mobilização promovida pela Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, e apoiada pelo Unicef.

Realizada pelo sexto ano consecutivo, o evento promove a garantia do direito à sobrevivência e ao desenvolvimento integral de crianças de até 6 anos como uma prioridade no município.


CONTEÚDO RELACIONADO:
– Semana do Bebê é aberta com caminhada, recreação e cinema infantil em Belém do Piauí


De acordo com a enfermeira Janaína Alencar, que é coordenadora da Rede de Atenção Básica a Saúde, com esse objetivo, o envolvimento das três Secretarias e a participação de uma equipa multiprofissional, nesses três dias foram realizadas diversas atividades, como palestras, oficinas e momentos lúdicos para públicos diversos, como crianças, pais, mães, gestantes e profissionais da Saúde. Dentre os temas abordados estão “O papel da família na Primeira Infância” e “Promoção do parto normal”.

A Semana do Bebê 2019 culminou na noite desta quarta-feira, 27, com um evento no auditório da Escola Municipal Monte Sinai. O espaço ficou lotado, demonstrando o envolvimento da comunidade com a causa, com a primeira infância.  O evento iniciou com a apresentação do grupo humorístico “Mímicos da Alegria”, que provocou risos e fez a alegria dos presentes, principalmente, das crianças.

Publicidade

Em seguida, foram realizadas apresentações culturais com o Grupo de Balé, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, uma ação da Secretaria de Assistência Social; com alunos da Creche Tia Joaninha, que cantaram e dançaram a música “Homenzinho torto”; e com os alunos da Pré-Escola Jeude José Dias, com a coreografia da música “Turma do Cristãozinho”. Outra apresentação foi feita pela aluna Jane Fabilly, da Pré-Escola, que leu um poema abordando o tema da Semana do Bebê.

No evento, também aconteceu o ato de premiação dos alunos vencedores do concurso de desenho, realizado entre os alunos da Creche Tia Joaninha e da Pré-Escola Jeude José Dias. Os vencedores foram Ytala Vitória Silva Coelho, da Creche; e Daunne Kelly Dias Oliveira, da Pré-Escola.

Outro momento que marcou o evento de culminância da Semana do Bebê foi a cerimônia de condecoração do Bebê Prefeito 2019. Luan Fabrício recebeu das mãos do vice-prefeito Francisco Reis, o Tico de Constâncio, a chave simbólica do município de Belém do Piauí.

Luan foi o primeiro bebê a nascer durante a Semana do Bebê em um parto cesáreo realizado na segunda-feira, 25, às 16h40, no Hospital Regional Justino Luz, em Picos, filho de Luciana da Costa Gomes e Francisco Pedro Sousa Silva, pesando 4.4 kg e medindo 49 centímetros.

A mãe se emocionou ao receber a chave do município e um álbum com o ensaio de gestante, que foi entregue pela secretária de Assistência Social, Anaías Bezerra. Em entrevista ao portal Cidades na Net, ela falou sobre a homenagem ao filho.

“Eu estou emocionada desde segunda-feira, quando a médica disse que ia fazer meu parto, que minha criança era grande e saudável. Meu filho é lindo, é uma bênção de Deus em minha vida. Estou muito feliz, pois eu sonhei que ele ia ser o Bebê Prefeito, e aconteceu”, disse. Sobre as fotos ainda gestante, Luciana agradeceu pelo presente e disse que será uma recordação que guardará para sempre.

Ao final, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou a entrega dos kits de auxílio natalidade para o grupo de gestantes que são assistidas pelo programa Criança Feliz no município.

Publicidade

A articuladora do Selo Unicef em Belém, a assistente social Olisabel Silveira, falou sobre a importância da Semana do Bebê e o comprometimento da gestão com a melhoria das políticas públicas.

“Com a Semana do Bebê nós estamos em busca da qualidade de cuidados para o nosso público alvo, que são as gestantes e crianças de zero a seis anos de idade. Quero aqui agradecer e parabenizar a gestão, através das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação pelo engajamento e o comprometimento que eles têm com o Selo Unicef e com as políticas públicas para essa população”, disse.

O secretário de Saúde, Juscenildo Boeiro, fez uma avaliação positiva do evento. “Estamos encerrando hoje mais uma Semana do Bebê em Belém do Piauí. Essa é a sexta edição de um evento que tem crescido. Esse ano tivemos uma participação recorde, o que mostra que a população está realmente abraçando essa causa da primeira infância”, disse, destacando o trabalho conjunto da Saúde, Educação e Social. “A parceria entre as Secretarias é a mesma. A Semana do Bebê é um trabalho conjunto, que é realizado com o empenho e a participação de profissionais de diversas áreas. Estão todos de parabéns pelo trabalho que foi feito em prol das crianças”, pontuou.

Dentre os presentes, o vice-prefeito Tico de Constâncio, a vereadora Roseane Ribeiro, a ex-prefeita Débora Carvalho, os secretários municipais Juscenildo Boeiro (de Saúde), Cláudia Ribeiro (de Educação) e Anaías Bezerra (de Assistência Social), a coordenadora da Atenção Básica, Janaina Alencar, a articuladora do Selo, Olisabel Silveira, o enfermeiro Wolney Barros, conselheiros tutelares, profissionais, adolescentes do NUCA, mães, gestantes e crianças.

_Veja todas as fotos

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS