Belém do Piauí

Seminário abre campanha com foco na saúde do homem em Belém do Piauí

Publicado

em

A saúde do homem é tema de uma campanha lançada pela Prefeitura de Belém do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é promover uma mudança cultural, estimulando os homens a procurem as unidades de saúde com maior frequência.

A campanha foi aberta na última sexta-feira (5), com a realização do I Seminário de Saúde do Homem, onde o público masculino teve a oportunidade de receber informações e esclarecer dúvidas a respeito do assunto. Um ciclo de palestras ministradas por profissionais de diversas áreas alertaram para a importância da adoção de hábitos saudáveis e a prevenção da saúde.

A nutricionistas Jailma Macedo abordou a importância de uma alimentação saudável como forma de prevenir doenças, tais como obesidade, diabetes e hipertensão.

A segunda palestra, ministrada pelo enfermeiro Wolney Barros, focou nas doenças sexualmente transmissíveis e a importância do uso da camisinha como principal forma de prevenção.

O médico cubano, Dr. Ramon Rivery, também foi um dos palestrantes do seminário. Álcool e drogas foi o tema.

Publicidade

O conceituado médico Solon Reis, especialista em urologia, fechou o ciclo de palestras abordando o tema câncer de próstata, um mal, que segundo o médico, quando diagnosticado precocemente, tem um percentual de cura de até 90%.

Segundo a secretária de Saúde, Alda Coelho, visando diminuir as distâncias entre os homens e as unidades de saúde, o município elaborou um projeto que foi aprovado pelo Ministério da Saúde. Além das palestras, a realização de exames preventivos – toque retal e antígeno prostático específico (PSA) e ultra-sonografia transretal – são outras ações previstas no projeto.Ainda segundo a secretária, outros exames simples como testes para diabetes e hipertensão, dentre outros, também estão disponíveis na rede pública de saúde e podem identificar enfermidades ainda em estágios iniciais.

O enfermeiro Ezequiel, que coordena a ação, fez uma avaliação positiva do Seminário. “Ficamos felizes que a população masculina atendeu ao nosso chamado e demonstrou que está preocupada com a saúde. É possível perceber que o homem não se cuida somente por descuido ou preconceito, mas também por conta da falta de uma política pública voltada para esse público. E com essa campanha, Belém do Piauí está cumprindo a sua parte”, disse.

           

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile