Connect with us

Belém do Piauí

BELÉM | Trânsito é tema de projeto educacional na Escola Monte Sinai; veja fotos

Publicado

em

“Preserve a Vida no Trânsito”. Esse foi o tema do projeto educacional desenvolvido na Escola Municipal Monte Sinai, em Belém do Piauí, culminado nesta quarta-feira, 03, com a exposição e apresentação do material produzido pelos alunos e professores.

Clique aqui e veja fotos da Culminância!

Diariamente, motoristas e pedestres enfrentam algum tipo de transtorno no trânsito. Segundo dados atualizados do Ministério da Saúde, a cada hora o trânsito mata mais de cinco pessoas no Brasil. Pesquisas revelam, ainda, que além da imprudência dos motoristas, os pedestres também contribuem significativamente para esses números.

Diante desses dados, a Escola Monte Sinai notou a necessidade de trabalhar o tema entre os jovens do Ensino Fundamental. A Escola aposta na conscientização dos alunos e da sociedade como um dos meios para se modificar esses resultados. O objetivo, segundo o diretor da Escola, Jairo Dias, é promover a conscientização em relação aos direitos, como também aos deveres do cidadão com relação ao trânsito, e a preservação da vida.

O Código de Trânsito Brasileiro foi uma das principais fontes de pesquisa dos alunos. O resultado foi a produção de cartazes com dicas de segurança para o motorista e o pedestre, confecção de placas de sinalização e maquetes com exemplos de vias, dentre outros. Um dos painéis apresentados listavam as consequências que a direção com alta velocidade podem trazer.

Publicidade

O tema foi explanado, também, através de paródias, emboladas, coreografias, dramatizações e peças teatrais com simulações de uma vivência de trânsito, relatando casos de imprudência, como agem as pessoas e quais as suas consequências. Dentre os problemas no trânsito, também foram destacados o uso do álcool e drogas por parte dos condutores.

O diretor fez uma avaliação positiva. “A intenção é levar informação aos nossos alunos, promovendo a conscientização e a mudança do seu comportamento no trânsito. Ao término do projeto, todos eles estão orientados. Espera-se agora que os alunos levem para o cotidiano essas orientações, que andem sempre pela calçada, que olhem para os dois lados antes de atravessarem a rua, que tenham consciência da importância das normas de trânsito e contribuam para um trânsito mais seguro”, disse.

Belém, apesar de se uma cidade ainda pequena e pouco movimentada, possui ruas e avenidas devidamente sinalizadas.

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS