BELÉM | Trânsito é tema de projeto educacional na Escola Monte Sinai; veja fotos
Publicado por: Danilo Bezerra | Data: 04/12/14

BELÉM | Trânsito é tema de projeto educacional na Escola Monte Sinai; veja fotos

“Preserve a Vida no Trânsito”. Esse foi o tema do projeto educacional desenvolvido na Escola Municipal Monte Sinai, em Belém do Piauí, culminado nesta quarta-feira, 03, com a exposição e apresentação do material produzido pelos alunos e professores.

Clique aqui e veja fotos da Culminância!

Diariamente, motoristas e pedestres enfrentam algum tipo de transtorno no trânsito. Segundo dados atualizados do Ministério da Saúde, a cada hora o trânsito mata mais de cinco pessoas no Brasil. Pesquisas revelam, ainda, que além da imprudência dos motoristas, os pedestres também contribuem significativamente para esses números.

Diante desses dados, a Escola Monte Sinai notou a necessidade de trabalhar o tema entre os jovens do Ensino Fundamental. A Escola aposta na conscientização dos alunos e da sociedade como um dos meios para se modificar esses resultados. O objetivo, segundo o diretor da Escola, Jairo Dias, é promover a conscientização em relação aos direitos, como também aos deveres do cidadão com relação ao trânsito, e a preservação da vida.

O Código de Trânsito Brasileiro foi uma das principais fontes de pesquisa dos alunos. O resultado foi a produção de cartazes com dicas de segurança para o motorista e o pedestre, confecção de placas de sinalização e maquetes com exemplos de vias, dentre outros. Um dos painéis apresentados listavam as consequências que a direção com alta velocidade podem trazer.

O tema foi explanado, também, através de paródias, emboladas, coreografias, dramatizações e peças teatrais com simulações de uma vivência de trânsito, relatando casos de imprudência, como agem as pessoas e quais as suas consequências. Dentre os problemas no trânsito, também foram destacados o uso do álcool e drogas por parte dos condutores.

O diretor fez uma avaliação positiva. “A intenção é levar informação aos nossos alunos, promovendo a conscientização e a mudança do seu comportamento no trânsito. Ao término do projeto, todos eles estão orientados. Espera-se agora que os alunos levem para o cotidiano essas orientações, que andem sempre pela calçada, que olhem para os dois lados antes de atravessarem a rua, que tenham consciência da importância das normas de trânsito e contribuam para um trânsito mais seguro”, disse.

Belém, apesar de se uma cidade ainda pequena e pouco movimentada, possui ruas e avenidas devidamente sinalizadas.

 

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Legislativo em Foco

Em sessão, Câmara de Belém aprova importantes matérias; confira!

O vereador Bernardino Geraldo de Carvalho (PMDB) presidiu nesta  sexta-feira (23), a 23ª sessão ordinária da atual legislatura na Câmara Municipal de Belém do Piauí. Na ocasião, foram discutidos, votados

Padre Marcos

BELÉM | Barragem de Caboclo seca pela primeira vez 35 anos depois de construída

“Essa é uma imagem que deixa a gente triste”, disse o líder comunitário Francisco Felipe de Sousa, de 74 anos, ao ver totalmente seco o açude público Riacho do Padre,

Belém do Piauí

Câmara de Belém do Piauí divulga pauta da sessão desta sexta-feira (24)

A mesa diretora da Câmara Municipal de Belém do Piauí, presidida pelo vereador Bernardino Geraldo de Carvalho (PMDB), divulgou a pauta da 19ª sessão ordinária da atual legislatura, que acontece