Connect with us

Belém do Piauí

Câmara abre as comemorações do aniversário de Belém com sessão de entrega de Títulos de Cidadania

Publicado

em

Com uma Sessão Solene de entrega de Títulos de Cidadania, a Câmara Municipal de Belém do Piauí abriu oficialmente, na noite deste domingo (9), a programação alusiva aos 23 anos de emancipação política do município.

O evento solene aconteceu no Palácio Vereador José Virgílio Ribeiro, sede do Legislativo Municipal, presidido pelo vereador Bernardino Geraldo de Carvalho e prestigiado por diversas autoridades como o prefeito Ademar Carvalho, primeira dama Francisca Gomes, o vice-prefeito Francisco Reis, vereadores e secretários municipais, além de familiares e amigos dos homenageados.

Na ocasião, seis personalidades foram agraciadas com o honroso Título de Cidadão, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município e à municipalidade nas suas respectivas áreas de atuação profissional, tendo contribuído com o progresso e desenvolvimento de Belém do Piauí.

Os homenageados foram a professora Ana Célia Leal, por indicação do vereador Ildmar Honorato Granja; a fisioterapeuta Ilana Hélia de Almeida Luz, por indicação do vereador Antônio Marcelino; o advogado João Deusdete de Carvalho e o tenente coronel da PM, Josué Cesário Sá Júnior, por indicação do vereador Luís de Sousa Carvalho; o cabo da PM, Nélbio Ribeiro da Silva e a assistente social Olisabel Macedo Silveira, por indicação do vereador Bernardino Carvalho.

Na Sessão, foi apresentado o histórico de vida de cada uma das personalidades, enfatizando sua relação com o município de Belém do Piauí. Após a entrega dos diplomas, os novos cidadãos belenenses se pronunciaram em tom de agradecimento.

Publicidade

A professora Ana Célia Leal, natural de Padre Marcos, agradeceu pela honraria e manifestou seu carinho por Belém. “Pra mim é uma formalidade, pois, com mais de duas décadas de serviço prestado, eu já me sinto uma cidadã belenense. Muito obrigado ao vereador Ildemar, meu ex-aluno, pela proposição do Título. […] Existem cidades que são apenas uma sombra para alguns que passam, prestam seus serviços, mas no meu caso, Belém foi diferente, foi uma árvore cujas sombras me fizeram bem e eu resolvi ficar.”, disse.

Ilana Luz, natural de Teresina, atua como fisioterapeuta desde 2014 e afirmou que também já se sente uma cidadã de Belém do Piauí. “Muito obrigada à cidade de Belém. Já me sentia uma cidadã belenense, e a partir de hoje, ainda mais.  É um momento muito especial para mim, pois estou feliz de estar aqui com todos vocês.”, disse, agradecendo a Deus pela oportunidade, ao vereador Antônio Marcelino, autor da proposição, aos familiares e amigos.

O advogado João Deusdete de Carvalho, natural de Picos, falou da sua relação com Belém do Piauí e sua gente, destacando que atua como assessor e procurador jurídico desde a sua instalação como município, em 1997. “Para mim, esta é uma homenagem de uma dimensão muito grande. A concessão de um Título de Cidadania representa muito. Sinaliza que a nossa caminhada profissional, como cidadão e amigo foi feita de forma adequada, e por isso a comunidade reconhece. E quando o município, através dos seus representantes legais, nos adota como seu filho, a nossa responsabilidade e o compromisso com o município triplica. A gente passa a se sentir corresponsável com a transformação cada vez mais positiva desta comunidade.”, disse.

O tenente coronel da PM do Piauí, Sá Junior, que é natural de Fortaleza-CE, atuou na segurança pública no município de Belém do Piauí, tendo sido delegado de polícia em 1997. Em seu pronunciamento, ele lembrou que quando chegou a Belém a cidade estava iniciando. “Nós demos o pontapé inicial na segurança pública, montando a delegacia de Polícia.”, disse, comentando sobre as mudanças vistas ao retornar. “21 anos depois de sair do município, estou maravilhado ao ver a transformação da cidade ao longo desse tempo. Belém é uma cidade emergente.”, disse.

Sobre a honraria, Sá Junior afirmou que tornar-se cidadão belenense aumenta as suas responsabilidades. “Mais do que nunca, me coloco à disposição do povo de Belém do Piauí e dos Poderes Executivo e Legislativo. Nós iremos ter um olhar diferente com Belém do Piauí. Tenham na pessoa do coronel Sá Junior um cidadão belenense, um amigo.”, finalizou, agradecendo pelo Título.

Publicidade

Nélbio Ribeiro da Silva, cabo da PM e natural de Valença do Piauí, reside na cidade de Belém do Piauí desde 1997. Ao ocupar a tribuna, o militar lembrou que chegou ao município a convite de Sá Junior, na época, tenente da PM. Nélbio afirmou que teve sua vida transformada ao longo desses 21 anos. Em Belém, casou-se com Ângela Isabel Carvalho, com quem construiu família, tendo três filhas, Karolaynny, Kaliny e Karem. “Sou muito a grato a Deus pela minha família e estou muito feliz de estar aqui recebendo esta honraria. Me sinto mais de Belém do que da minha terra, Valença. A minha responsabilidade também aumentou mais. Estou à disposição de toda a o comunidade de Belém. Que Deus possa abençoar a todos, em nome do Senhor Jesus.”, disse.

A última homenageada a se pronunciar foi a assistente social e bacharela em Direito, Olisabel Silveira, que é natural do município vizinho de Jaicós. Ela iniciou sua fala externando a gratidão pela honraria recebida. “Quão honrada me sinto, isso porque acredito que a atitude de reconhecer e homenagear é um ato de desprendimento e profunda demonstração de consideração e afeto, e nada é mais gratificante na vida de um homem de uma mulher do que o reconhecimento. Não pela vaidade, mas pela afirmação coletiva de que nossas ações e o nosso trabalho tiveram aprovação e serviram de alguma forma para trazer melhorias e transformações na vida das pessoas. Sinto-me profundamente honrada e bastante envaidecida, porém, quero ressaltar que recebo esta homenagem com muita humildade, absolutamente consciente de que a conquista dessa horaria não é apenas fruto dos meus esforços, mas da conjugação de esforços de todos aqueles que vem acompanhando e contribuindo com a minha vida familiar, profissional e social.”, disse.

A Sessão Solene foi encerrada com a fala do presidente da Casa, Bernardino Carvalho, que parabenizou e deu as boas vindas aos novos cidadãos belenenses e falou da satisfação da Câmara Municipal estar abrindo a programação comemorativa ao aniversário de Belém do Piauí com o ganho de novos e ilustres filhos. “Como um gesto de reconhecimento e agradecimento, agraciamos com a outorga do Título de Cidadão aqueles que realmente prestaram ou prestam serviços à comunidade de Belém do Piauí e contribuíram com o desenvolvimento de nossa terra.”, disse, agradecendo as presenças de todos e convidando a população a participar da programação do 23º aniversário de Belém do Piauí.

_Presença
A Sessão Solene foi bastante prestigiada. Dentre outros, estiveram presentes compondo a mesa de honra o secretário municipal de Adminstração, Sherlyn Oliveira; a vice-prefeita de Massapê do Piauí, Luíza Cecília; o vereador de Picos, Francisco das Chagas; o assessor jurídico de Belém, Francisco Antônio; o vereador Rafael Silva, presidente da Câmara de Massapê; Sargento Coelho, comandante do GPM de Belém; o tabelião público Nelito Silveira e a professora Maria de Lourdes; a conselheira tutelar Iraci Ribeiro; e os vereadores de Belém, Francisco Felipe de Sousa (Cicisso), Antônio Marcelino da Silva Neto, Ildmar Honorato Granja e Rosiane de Sousa Ribeiro.

_Programação
A programação comemorativa aos 23 anos de Belém do Piauí segue até a próxima sexta-feira, 14. Nesta segunda-feira, 10, às 19h, na quadra poliesportiva, acontece o Seminário com o tema “Conscientização dos direitos e deveres da família”, com uma palestra que será ministrada pelo Tenente Ricarte, comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar de Jaicós.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS