Connect with us

Belém do Piauí

Campanha “Belém Azul e Rosa” é iniciada com oferta de exames de prevenção gratuitos para homens

Publicado

em

A Prefeitura de Belém do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início a mais uma edição da campanha “Belém Azul e Rosa”, uma ação unificada de prevenção ao câncer de mama e de próstata.

A campanha começou na sexta-feira, 19 de novembro, onde o público alvo foi a população masculina com a faixa etária de 45 a 70 anos, com foco no rastreamento ao câncer de próstata, um dos mais comuns entre os homens.

A ação teve início logo cedo, na quadra poliesportiva, com a coleta da amostra de sangue para a realização do PSA total, exame utilizado na detecção precoce do câncer de próstata e outras condições, como a hiperplasia prostática benigna e a prostatite.

Na sexta, a coleta foi realizado com a população masculina da sede e no sábado (20), a ação foi direcionada para os homens da zona rural. Após a coleta, foi ofertada um café da manhã para os presentes e o momento contou ainda com a apresentação de sanfoneiro.

A mobilização é realizada, anualmente, pelo município de Belém do Piauí, com exceção do ano passado, que não aconteceu devido á pandemia da covid-19. Todas as normas de biossegurança foram seguidas durante o evento.

O prefeito Ademar Carvalho, frisou sobre a importância da campanha, quando destacou a necessidade de trabalhar a prevenção e o diagnóstico precoce. “Essa é uma mobilização muito importante, pois se faz necessário trabalhar a prevenção. É muito mais fácil evitar a doença do que tratá-la depois de instalada, além do que, quanto mais cedo o diagnóstico, maior as chances de cura”, disse.

O secretário de Saúde, Nil Boeiro, explicou que o objetivo principal da campanha é trabalhar a prevenção do câncer de próstata e de mama, destacando a relevância da mobilização, uma vez que essas doenças são as que mais causam mortes entre homens e mulheres.

o secretário da pasta, informou que a meta é de atender durante a campanha em torno de 500 homens com a realização do PSA e de 300 mulheres com a ultrassonografia da mama.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é DSC_2524-1024x683.jpg

O gestor da Saúde informou, ainda, que nos dias 26 e 27 de novembro, o público alvo da campanha “Belém Azul e Rosa” serão as mulheres na faixa etária de 45 a 74 anos, quando serão realizadas ultrassonografias da mama. E nos dias 03 e 04 de dezembro, serão realizadas as ultrassons da próstata para os homens que estiverem com o PSA alterado.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS