Connect with us

Belém do Piauí

Carreta Sesc Saúde da Mulher realizará mais de 200 atendimentos em Belém do Piauí

Publicado

em

O município de Belém do Piauí, acolheu na tarde desta segunda-feira (15), o Projeto Carreta Sesc Saúde da Mulher, durante solenidade realizada em frente a UBS Adão Batista de Oliveira, onde a unidade móvel permanecerá durante uma semana, realizando atendimentos.

A unidade móvel realiza exames de prevenção do câncer de mama, câncer de colo do útero e promove ações educativas direcionadas à saúde da mulher, e todas as atividades são gratuitas. A Carreta Sesc tem como objetivo contribuir com a promoção da saúde da mulher, por meio da implantação de unidades móveis, direcionadas ao rastreamento do colo do câncer do útero e de mama.

Em sua fala durante a abertura, a representante do SESC, educadora em Saúde, Maria José, agradeceu a parceria e acolhida e disse que o projeto veio para somar. “Gostaria em primeiro lugar de agradecer ao município acolhida, fomos bem recebidos, agradeço ao secretário de saúde. O SESC agradece essa parceria. A gente veio para somar, a parceria será de grande valor tanto para o município, quanto para o SESC. Estamos aqui abertos a qualquer conversação e vamos atender a todos com amor e humanização” disse.

O secretário de Saúde, Juscenildo Boeiro, o Nil, agradeceu ao SESC e falou do compromisso da gestão municipal com a saúde da população. “A administração do prefeito Ademar está comprometida para tudo que precisar em relação a sua população, a esses programas sociais. Ele deu todo apoio, toda logística para hoje o SESC estar aqui. E nós só temos que agradecer a equipe do SESC por ter atendido nosso pedido” falou.

Logo após foi realizado o desenlace da fita e as autoridades presentes no evento conheceram as instalações da Carreta. Em seguida, os atendimentos tiveram início.  Os serviços serão ofertados até à sexta-feira (19).

Publicidade

De acordo com o secretário de Saúde, o município foi contemplado com 232 exames, sendo 152 mamografias e 80 prevenções. O exame de câncer de mama é gratuito e destinado a mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos ou maiores de 35 anos com histórico familiar de câncer de mama, assim como o exame citopatológico, do câncer de colo do útero, que pode ser realizado por mulheres de 25 a 64 anos que já tiveram ou tem atividade sexual.

Em entrevista, o gestor da pasta, Juscenildo Boeiro, disse que a ação é de grande importância para o município. “É uma parceria muito importante, que ajuda na prevenção do câncer de mama e do câncer de colo de útero. A secretaria de Saúde de Jaicós entrou em contato perguntando se queríamos participar e aceitamos o convite. É de uma importância muito grande para população, com isso as mulheres só tem a ganhar. O município todo está feliz com essa parceria” disse.

Ele disse que o município tem uma demanda grande e que ação ajudará no atendimento. “A demanda é bastante grande e essa ação já ajuda muito. Nesse ano de 2019 pretendemos fazer o “Outubro Rosa”, que é destinado a mulher justamente para esses exames e pretendemos fazer uma mega campanha e com essa ação já vamos ter 152 mulheres a menos para fazer essa exame” destacou.

O secretário ainda destacou que o intuito é fazer outras parcerias, de acordo com a necessidade e disponibilidade do município. “Vamos estar sempre em contato com o SESC, eles tem também o SESC Odonto, então vamos ficar conversando e o que for possível, o que estiver ao alcance do município a gente traz para ajudar a população” frisou.

Mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS