Connect with us

Belém do Piauí

Ciclo de palestras orientam sobre violência sexual contra crianças e adolescentes em Belém do Piauí

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Belém do Piauí está promovendo um ciclo de palestras sobre o Maio Laranja – Campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Com o intuito de orientar e compartilhar informações sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes e suas formas de prevenção, as palestras estão sendo realizadas nas escolas públicas do munícipio.

A ação é realizada em parceria com o CRAS, Conselho Tutelar e a Secretaria Municipal de Educação, por meio das escolas das redes municipal e estadual.

O ciclo de palestras teve início nesta quarta-feira, 24 de maio, realizado na Creche Tia Joaninha, Pré-Escola Jeude José Dias e na Escola José de Moura Leal. A dinâmica das palestras aconteceram conforme a faixa etária.

Nesta quinta-feira, 25 de maio, o ciclo de palestras aconteceu na Escola Municipal Monte Sinai e na unidade de ensino da rede estadual, Sebastião de Sousa. As palestras foram ministradas pelas adolescentes do NUCA, Nívea, Bruna e Pamela, além das assistentes sociais Olisabel Silveira e Sara Leal e a articuladora do Selo Unicef, a advogada Bruna Raflézia.

Durante as palestras, foram entregues panfletos e repassadas diversas informações sobre as formas de prevenção e combate o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, com destaque para os dados alarmantes informados, sobre o aumento da violência sexual contra o público infanto-juvenil, reforçando a necessidade de denunciar os crimes dessa natureza.

A aluna Bianca, da escola Monte Sinai, frisou a importância da campanha nas instituições de ensino. “É de grande importância tratar desse tema nas escolas, pois é onde está o público-alvo, e os pais em sua maioria não falam desse assunto com seus filhos. Então são informações necessárias, principalmente, as orientações sobre as formas de prevenção e de como faz para denunciar”, afirmou.

Para a secretária de Assistência Social, a informação continua sendo a principal forma de prevenção de combate. “Falar sobre esse assunto é pertinente e muito importante para que a sociedade e, principalmente, os jovens possam se proteger e saber a quem procurar nessas situações. E uma ação que vem justamente com esse intuito, de informar para prevenir e combater”, explicou.

As palestras, também, vão acontecer nas escolas situadas na zona rural de Belém do Piauí.

Campanha

A campanha “Maio Laranja” tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a necessidade de cuidado e proteção para um desenvolvimento saudável.

Publicidade

O slogan “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”, quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade na proteção de crianças e adolescentes das diversas violências sexuais. O 18 de maio, é o Dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil.

Fotos:

Fotos das palestras no dia 24:

Fotos: Paulo Sabino\Infonews

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS