Belém do Piauí
Ciclo de palestras orientam sobre violência sexual contra crianças e adolescentes em Belém do Piauí

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Belém do Piauí está promovendo um ciclo de palestras sobre o Maio Laranja – Campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Com o intuito de orientar e compartilhar informações sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes e suas formas de prevenção, as palestras estão sendo realizadas nas escolas públicas do munícipio.
A ação é realizada em parceria com o CRAS, Conselho Tutelar e a Secretaria Municipal de Educação, por meio das escolas das redes municipal e estadual.
O ciclo de palestras teve início nesta quarta-feira, 24 de maio, realizado na Creche Tia Joaninha, Pré-Escola Jeude José Dias e na Escola José de Moura Leal. A dinâmica das palestras aconteceram conforme a faixa etária.
Nesta quinta-feira, 25 de maio, o ciclo de palestras aconteceu na Escola Municipal Monte Sinai e na unidade de ensino da rede estadual, Sebastião de Sousa. As palestras foram ministradas pelas adolescentes do NUCA, Nívea, Bruna e Pamela, além das assistentes sociais Olisabel Silveira e Sara Leal e a articuladora do Selo Unicef, a advogada Bruna Raflézia.
Durante as palestras, foram entregues panfletos e repassadas diversas informações sobre as formas de prevenção e combate o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, com destaque para os dados alarmantes informados, sobre o aumento da violência sexual contra o público infanto-juvenil, reforçando a necessidade de denunciar os crimes dessa natureza.
A aluna Bianca, da escola Monte Sinai, frisou a importância da campanha nas instituições de ensino. “É de grande importância tratar desse tema nas escolas, pois é onde está o público-alvo, e os pais em sua maioria não falam desse assunto com seus filhos. Então são informações necessárias, principalmente, as orientações sobre as formas de prevenção e de como faz para denunciar”, afirmou.
Para a secretária de Assistência Social, a informação continua sendo a principal forma de prevenção de combate. “Falar sobre esse assunto é pertinente e muito importante para que a sociedade e, principalmente, os jovens possam se proteger e saber a quem procurar nessas situações. E uma ação que vem justamente com esse intuito, de informar para prevenir e combater”, explicou.
As palestras, também, vão acontecer nas escolas situadas na zona rural de Belém do Piauí.
Campanha
A campanha “Maio Laranja” tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a necessidade de cuidado e proteção para um desenvolvimento saudável.

O slogan “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”, quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade na proteção de crianças e adolescentes das diversas violências sexuais. O 18 de maio, é o Dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil.
Fotos:
Fotos das palestras no dia 24:
Fotos: Paulo Sabino\Infonews
-
Jaicós2 dias atrás
Dicionário da língua de sinais de Várzea Queimada será lançado na terça (05) em Jaicós
-
DESTAQUES2 semanas atrás
Cirurgião-dentista de Vila Nova morre aos 34 anos e causa grande comoção na região
-
Bocaina6 dias atrás
Adolescente da zona rural de Bocaina adapta bicicleta com motor e dois tipos de combustíveis
-
Monsenhor Hipólito2 semanas atrás
Jovem de Monsenhor Hipólito, aluno de Física no IFPI de Picos, tem artigo publicado na Educação Pública do Rio de Janeiro
-
DESTAQUES1 semana atrás
Natural de Santa Cruz do Piauí, Dr. Iváltero Batista é aprovado em concursos para Procurador Federal e Procurador da Fazenda Nacional
-
GERAL1 semana atrás
Tronco de 2 toneladas mais antigo que os dinossauros é encontrado no interior do Piauí: ‘280 milhões de anos’