Connect with us

Belém do Piauí

Comunidade Católica inicia o 37º festejo de São José em Belém do Piauí

Publicado

em

Teve início na noite desta quinta-feira, 09 de março, os festejos de São José, santo padroeiro de Belém do Piauí. A tradição religiosa se repete há 37 anos e atrai durante 10 dias um grande número de fiéis católicos ao templo cristão.

O tradicional festejo de São José é celebrado anualmente entre os dias 10 a 19 de março, mas em virtude do tempo da quaresma, as celebrações estão sendo realizadas no período de 09 a 18 de março.

Com o tema o “São José, guardião das vocações, vos acompanhe com o coração do pai”, o maior evento religioso do munícipio é marcado pela fé devoção dos fiéis católicos, que mantém a tradição há dezenas de anos.

A abertura da programação do evento religioso, foi anunciada com a alvorada, queima de fogos e café comunitário no início da manhã. À noite, foi celebrada a primeira  Novena Missa, presidida pelo pároco local, Marcos Roberto.

Em sua homília, padre Marcos Roberto, fez uma reflexão acerca do amor e confiança em Deus, bem como fez referência a São José como fonte de inspiração para todas as vocações, como homem justo, de fé, que fazia de tudo para cumprir a vontade de Deus.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_DSC_4117.jpg

A novena missa em honra a São José, um dos santos mais populares da Igreja Católica acontece nos nove dias que antecedem a festa, com orações, terço, celebração eucarística com a pregação palavra.  

O novenário segue até o dia 17 de março. A cada dia, após a celebração, acontecerá a quermesse. No dia 18 de março, às 19h, será realizada a missa solene da Festa do padroeiro, celebrada Bispo Dom Plínio e pelo padre Marcos Roberto. Após a missa, vai acontecer o sorteio do Rifão de São José.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_DSC_4051.jpg

Em entrevista, padre Marcos Roberto, falou sobre o tempo vivenciado pela igreja, por meio do festejo. “Esse é um tempo muito forte, de renovação da fé, onde os fiéis católicos são motivados a participar mais intensamente da vida da comunidade, fazendo essa experiência de nove dias de novena missa, em preparação para a festa de São José, um tempo de retiro, de aproximação de Deus, por meio da celebração eucarística e do encontro fraterno entre os irmãos e irmãs”, explicou.

O pároco local, ainda fez um chamamento a comunidade para participar ativamente dos festejos de São José. “Deixo um convite especial para a população participar e celebrar conosco nosso querido padroeiro, São José”, finalizou.

A comunidade em geral participou da primeira noite de novena missa, além de autoridades como os vereadores, Elieudo Júnior e Ildmar Granja, de Belém do Piauí e o vereador Francisco Emanoel, o Neli, de Padre Marcos.

Veja toda a programação!

Fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS