Belém do Piauí

Concebida comemora 100 anos de vida ao lado de familiares e amigos em Belém do Piauí

Publicado

em

O último sábado, 28 de outubro, foi um dia especial para aposentada Maria Ana de Sousa, Dona Concebida, como é carinhosamente conhecida. Ao lado da grande família e das muitas amizades que construiu ao longo do centenário, ela comemorou 100 anos de vida.

O evento foi realizado no povoado Caboclo, município de Belém do Piauí, e iniciou com a celebração de uma missa em ação de graças, presidida pelo padre Fernando Amando. O sacerdote atribuiu a longa vida de Dona Concebida ao amor que ela carregou dentro de si. “Só quem ama a Deus, a si próprio, aos seus familiares, é que pode viver tanto”, disse.

Ao final da missa, a exemplar história de vida de Dona Concebida foi lida. O relato das dificuldades enfrentadas, de fé e persistência pela criação e educação dos filhos, emocionou aos presentes.

Concebida nasceu em 28 de outubro de 1917, filha primogênita do casal Antônio Lopes dos Reis e Ana Delmira dos Reis. Casou-se com Felipe Félix de Souza, em memória, e juntos tiveram oito filhos, sendo dois adotivos. Em meio as dificuldades da época, Trabalhava como costureira e o esposo como agricultor. Viveu a sua vida movida pela fé em Deus. Quando a comunidade Caboclo ainda não tinha igreja, a sua casa era local de encontro para as celebrações.

O esforço ao lado do esposo lhe rendeu frutos. Hoje, tem uma enorme família. Além dos oito filhos, tem 27 netos, 37 bisnetos e 5 tataranetos, dos quais, a grande maioria esteve presente na comemoração do seu centenário de vida.

Publicidade

“A senhora é uma mulher guerreira, trabalhadora incansável, mãe dedicada, paciente e protetora, avó acolhedora e meiga. Vemos na senhora um exemplo de fortaleza e resignação. Como somos abençoados por tê-la conosco por tanto tempo. Que presente de Deus! Continue acreditando e sonhando. Nós estaremos ao seu lado, aprendendo sobre a vida e seguindo seus exemplos. Sabemos que a senhora caminhou por estradas tortuosas e que passou por muitas provações, mas sempre, com muita coragem e com a cabeça erguida, seguiste em frente e venceu um a um os obstáculos. Hoje a senhora pode bater no peito e dizer: missão cumprida. A senhora é orgulho para todos nós”, disse Veridiana dos Reis Sousa, Verinha, ao finalizar a leitura do relato de vida.

Após a missa, foi realizada uma grande confraternização na quadra de eventos da comunidade Caboclo. Lá, as homenagens continuaram. Dona Concebida sentou-se ao lado dos irmãos mais novos, Enedina Ana dos Reis, com 94 anos, Agripino Antônio dos Reis, de 95 anos, e Jacó Lopes dos Reis, com 96 anos de idade, onde recebeu os cumprimentos dos convidados.

Ladeada dos familiares, Dona Concebida cantou parabéns, e após apagar a vela com o número 100, com a voz mansa, ela fez seu pedido. “Quero viver mais cem anos”, disse. A aniversariante também agradeceu. “Obrigado Deus. Obrigado meus amigos”, disse.


VEJA TODA A COBERTURA FOTOGRÁFICA:

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile