Connect with us

Belém do Piauí

Educação de Belém do Piauí promove formação pedagógica e prepara professores para o 2º semestre letivo

Publicado

em

Com o objetivo de reunir a equipe escolar para discutir atividades de melhorias e aprimoramento no que tange ao ensino e aprendizagem dos alunos, a Secretaria de Educação de Belém do Piauí promoveu a formação pedagógica em preparação para as aulas do segundo semestre letivo.

A formação aconteceu nos dias 01 e 02 de agosto, reunindo docentes, coordenadores e gestores escolares para dialogar e refletir sobre as metodologias pedagógicas de ensino e aprendizagem da retomada das aulas no 2º semestre.

Com o tema “Conhecer-se para promover a cultura do acolhimento com foco nas competências e habilidades”, a formação foi conduzida pela Inovaty Assessoria e Consultoria, que presta assessoria para a Secretaria de Educação de Belém do Piauí.

A formação aconteceu no auditório da Escola Monte Sinai, conduzida pelo professor pedagogo Edson Sá e pelas psicólogas Jayra Pacheco e Débora Barros.

Na segunda-feira (01), a psicóloga Jayra Pacheco, ministrou uma palestra com as equipes gestoras das escolas. Na terça-feira, 02 de agosto, o momento foi conduzido pela psicóloga Débora Barros, com os professores da rede municipal. Além disso, foram realizados planejamos pedagógicos por escolas.

Em entrevista, Edson Sá, disse que nesse segundo semestre será trabalhado as competências curriculares e socioemocionais. “Vamos trabalhar a duplabilidade como foco nas competências curriculares e socioemocionais, tendo em vista termos ultrapassado esse período mais tenso da pandemia e um retorno, onde percebemos mais fragilidade de todos os sujeitos da educação, desde o aluno, a família e os escolares de modo geral, a qual eles têm demostrado algumas dificuldades sobre tudo, instabilidade de humor, dentre outros aspectos. Isso tem afetado, também, o aluno, além das desaprendizagens que foram típicas desse período. Então nessas perspectivas iniciamos um trabalho com duas profissionais da área de psicologia, onde a gente pôde desenvolver estratégias com uso de ferramentas para fazer um estudo do perfil socioemocional dos trabalhadores da educação de Belém”, explicou.

Segundo Edson, a partir do resultado desse trabalho, será realizado intervenções no sentido de apoiar os profissionais, onde eles tenham suporte para poder, também, apoiar os alunos e familiares que estão inseridos na escola.

De acordo com ele, o trabalho continuou com o planejamento, com os professores que atuam na área de língua portuguesa e matemática, com foco nos descritores das matrizes de referências para as avaliações externas assim como a aplicabilidade do currículo da ABNCC.  

Publicidade

O assessor da pasta, informou que serão inseridas mudanças no 2º semestre. “Teremos algumas mudanças estruturais nesse semestre, tanto no sistema de avaliação que será revisto, como no monitoramento pedagógico, que terá algumas alterações para estar fidelizado no acompanhamento ao professor, dando suporte, inclusive, com acompanhamento aos alunos em sala de aula, onde é importante o coordenador pedagógico validar as habilidades e estratégias dos professores, mas que, também, estejam percebendo situações de educandos que não contribuem para o bom trabalho e assim encaminhar esse aluno para o atendimento mais fiel a necessidade dele”, pontuou.

Edson Sá, ainda falou sobre as expectativas pelo resultado da prova Saeb, bem como afirmou que após os desafios impostos pela pandemia, a rede municipal está se instabilizando. “O prefeito Ademar tem qualificado mais os espaços, estamos com uma creche em reforma, a escola José Moura Leal foi reformada e já ganhou uma quadra nesse semestre, o seletivo foi realizado para que os profissionais pudessem vir apoiar a equipe, então todas essas ações vêm fortalecer o trabalho da Educação Municipal. Então estamos confiantes que vamos ter um semestre, mas produtivo, com mais resultados e que temos também um clima mais satisfatório a essas conquistas na educação de Belém”, finalizou.   

As aulas do segundo semestre letivo de 2022 da Rede Municipal de Ensino de Belém do Piauí iniciaram nesta quarta-feira, 03 de agosto.  

Veja fotos:

Fotos: Paulo Sabino\infonewss

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS