Belém do Piauí

Educação de Belém realiza grande mobilização do Busca Ativa Escolar

Publicado

em

Para constituir uma rede de promoção da assiduidade e de combate ao abandono e evasão nas escolas municipais, tendo em vista que a Gestão Municipal de Belém do Piauí trata do direito à educação de crianças e adolescentes como prioridade, a Secretaria de Educação promoveu uma grande mobilização do Busca Ativa Escolar, que é uma das estratégias do “Fora da Escola Não Pode!”. 

O Busca Ativa Escolar articula uma metodologia social com uma ferramenta tecnológica que permite a identificação e o retorno de crianças e adolescentes à escola, por meio de ações intersetoriais e do acompanhamento da permanência desse estudante em sala de aula.

A ações realizadas pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde, têm unido esforços para mobilizarem os atores da comunidade escolar, agentes e profissionais de saúde, integrantes do NUCA, Conselho Tutelar, CMDCA, dentre outros para realizarem algumas ações dentro do Busca Ativa Escolar.

Na sexta-feira, 24 de fevereiro, pela manhã, ocorreu uma caminhada intitulada “Fora da Escola Não Pode”, que circulou as ruas da sede municipal conscientizando as famílias e distribuindo folders informativos de como proceder para assegurar que nossas crianças e adolescentes ingressem e permaneçam nas escolas, auxiliados pelo carro de som que realizou o chamamento às famílias sobre a importância e compromisso que as mesmas possuem com o futuro de seus filhos.


A caminhada culminou com um café da manhã aos presentes, na sede da Secretaria Municipal de Educação, local de onde partiram as equipes intersetoriais, responsáveis pela realização de visitas domiciliares na sede e localidades e povoados da zona rural, com o intuito de ampliar o Busca Ativa Escolar a todo território belenense.

A secretária de Educação, Cláudia Ribeiro, afirmou que o Busca Ativa Escolar é muito importante e que, as ações realizadas nesse dia, são o ponto de partida para facilitar e apoiar o trabalho de divulgação e de engajamento dos vários segmentos nessa estratégia. “Outros “Busca Ativa Escolar” serão realizados ao longo do ano letivo para promover o retorno de crianças e adolescentes à escola e a permanência dos mesmos em sala de aula”, informou.

Ainda segundo ela, o objetivo do Busca Ativa Escolar, além de possibilitar a articulação das políticas públicas municipais (educação, saúde, assistência social, entre outras), é promover a participação e o engajamento dos vários segmentos da sociedade, para que cada criança e adolescente esteja dentro de sala de aula e nela permaneça. “Temos conhecimento que a educação é um direito de todos, porém, é necessário que cada um faça a sua parte ativamente: família, escola, poder público e sociedade em geral”, explicou.

Além da secretária de Educação, Cláudia Ribeiro e dos profissionais da pasta, também, participaram da mobilização os secretários municipais Nil Boeiro (Saúde) e Anaías Carvalho (Assistência Social).

Fotos:

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile