Connect with us

Belém do Piauí

Encontro Pedagógico discute os rumos da educação para 2015 em Belém do Piauí

Publicado

em

Teve início nesta terça-feira (3) e segue até a próxima sexta-feira (6) o I Encontro Pedagógico promovido pela Secretaria de Educação do município de Belém do Piauí com os professores da Rede Municipal de Ensino. O evento abre o ano letivo e discute as diretrizes para a área da educação neste ano.

A capacitação é ministrada por uma equipe de renomados profissionais do Estado do Ceará, coordenados pela professora mestra Tereza Denyse. Ontem, a capacitação foi direcionada aos diretores e coordenadores das Unidades Escolares. Hoje pela manhã, na Escola Monte Sinai, o Encontro reuniu todos os professores da rede.

DSC_0003

O secretário de Educação, Francisco Antônio, participou da abertura e deu as boas vindas aos educadores. Em seu pronunciamento, o gestor cobrou empenho dos professores em busca da melhoria na qualidade do ensino e aprendizagem no município. “Nós queremos que a nossa educação possa cada dia mais estar melhorando. No ano passado obtivemos bons resultados e nosso objetivo para esse ano é nos superar, mas para que tudo aconteça como nós planejamos e almejamos, vai depender de cada um de nós. A mudança que queremos da sociedade, dos nossos alunos, parte de cada um de nós, do educador, principal protagonista desse processo”, disse.

Francisco Antônio, secretário municipal de Educação

Francisco Antônio, secretário municipal de Educação

O objetivo do encontro, segundo o gestor, é analisar os problemas constatados em relação ao ano anterior, e discutir as diretrizes para o novo ano. “Este é um momento de reflexão, de analisar se houveram falhas, o que precisa ser mudado e melhorado. Um dos pontos é a adoção de novos mecanismos e metodologias de ensino, fazendo com que os alunos sintam-se estimulados em estar em sala de aula, aprendendo”, disse Francisco Antônio.

A capacitação é ministrada em salas separadas, de acordo com o nível – ensino infantil e fundamental I e II – e abordam diversos temas relacionados à educação. Veja as temáticas: 

Publicidade

TEMÁTICAS

EDUCAÇÃO INFANTIL

ENSINO FUNDAMENTAL I

ENSINO FUNDAMENTAL II

– O lúdico e o desenvolvimento da criança;- A afetividade e o papel do professor;
Publicidade

– A linguagem na educação Infantil;

– A matemática na educação Infantil;

– Vivências de situações de aprendizagem.

 

– Porque ser professor?- Formação continuada do professor: uma necessidade;

– Ser professor, ser educador;

Publicidade

– Aprender com emoção, ensinar com alegria;

– Sequências didáticas: novas estratégias;

– Oficina de leitura e escrita.

 

– A afetividade e o processo de aprendizagem- Disciplina e organização no espaço educativo

– Teorias de aprendizagem

Publicidade

– Planejamento da ação educativa

– Avaliar, para quê?

– Dificuldades de aprendizagem: professor resiliente

– Em busca de novas estratégias: atividades permanentes

 

Aulas da Rede Municipal de Ensino terão início na próxima segunda-feira, dia 09 de março, quando 810 alunos e 57 professores iniciam as atividades nas oito escolas da Rede, sendo quatro  situadas na zona rural e outras quatro na sede do município.

Publicidade

DSC_0001 DSC_0004 DSC_0008 DSC_0014 DSC_0019 DSC_0022 DSC_0025 DSC_0027 DSC_0030

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS