Connect with us

Belém do Piauí

II Jornada Municipal de Planejamento Cultural e Turístico evidencia artistas locais em Belém do Piauí

Publicado

em

O município de Belém do Piauí, visando o reconhecimento de artistas locais, bem como divulgar sua cultura e turismo, promoveu nesta segunda-feira, 27 de março, a II Jornada Municipal de Planejamento Cultural e Turístico.

Realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, a Jornada foi sediado no Mercado Público, reunindo autoridades municipais, artistas locais e a população em geral.

Com o tema “Cultura e Turismo: de mãos dadas pelo desenvolvimento da nossa gente”, foi realizado durante o dia discussões a cerca da Lei Paulo Gustavo, de incentivo a cultura, bem como a valorização da cultura local, evidenciando os artistas e pontos turísticos do município.

O evento culminou à noite, com uma solenidade, quando foi realizado várias apresentações de artistas locais e feito a entrega da carteira de Identificação Cultural para os mesmos.

Na abertura, foi realizado a entoação do hino brasileiro, do Piauí e de Belém do Piauí, apresentados pelos artistas do munícipio Rômulo Vinicius, James Cardoso e as gêmeas kaylly Ribeiro e Karynny Ribeiro, respetivamente.

O secretário de Cultura, Edson Ribeiro, destacou a importância do evento. “A II Jornada de Planejamento Cultural e Turístico tem a finalidade de discutir a Lei Paulo Gustavo, que é um incentivo para os artistas de nosso munícipio, e principalmente, divulgar e buscar o reconhecimento dos mais diversos talentos que temos em nosso munícipio. É preciso em primeiro lugar nos empoderarmos e depois nos apropriamos daquilo que é nosso, e em Belém do Piauí, temos artistas excelentes e uma cultura muito rica”, afirmou.

O munícipio que tem como um de seus destaque na arte e cultura popular, além do artesanato, reisado, poetas, repentistas, os artistas do cenário musical, e como um de seus principais pontos turísticos, a furna, aos quais foram evidenciados durante o evento.

Houve ainda a apresentação de outros artistas locais, como o repentista Vitorino Bezerra, o cantor Ezequiel Dias, Joãozinho dos Teclados e Xiau Show, além da apresentação do grupo de dança, organizado pelo professor Walkirio Kell, que também é um incentivador da cultura no munícipio.

No decorrer do evento, também, aconteceu a apresentação da banda marcial, e foi referenciado ainda, um grande artista do munícipio, o cantor, compositor, poeta, radialista e escritor Jurdan Gomes (In memória).

O evento encerrou com a entrega das carteiras de Identificação Cultural para os artistas do município.

O prefeito Ademar Carvalho, foi representado no evento pela ex-prefeita, Débora Noronha, também estiveram presentes, o vice-prefeito Francisco Reis (Tico) e a esposa, vereadora Cristiana Bento, os vereadores Bernardino Carvalho (presidente da Câmara), Mércia Carolina, Epifânio Olegário, Francisco Felipe, Francisco Zacarias, os secretários municipais Cláudia Ribeiro (de Educação), Sherlyn Oliveira (de Administração), Josefa Silva (de Finanças), Juscenildo Boeiro (de Saúde), Ronnie Vieira (de Meio Ambiente), Edson Ribeiro(de Cultura), Anaias Coelho(Assistência Social, Luiz de Sousa (Agricultura), controlador interno, Manoel Neto, chefe de gabinete, Josemar Dias, procuradora do município, Bruna Ribeiro, presidente do STRR, Margarida Silva, presidente do sindicado do servidores, Elisângela Leal, o comandante do GPM, sargento Coelho. dentre outros.

Fotos:

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS