Belém do Piauí

Jovem de Belém do Piauí se destaca nacionalmente e é homenageado pela Câmara Municipal

Publicado

em

A Câmara Municipal de Belém do Piauí prestou homenagem ao jovem acadêmico de Direito, Raislúcio de Carvalho de Leal, em sessão solene realizada na noite desta quinta-feira, 07 de dezembro.

Por indicação do vereador presidente da mesa diretora da Casa, Bernadino Geraldo de Carvalho, o Poder Legislativo concedeu Moção de Congratulação ao jovem, em reconhecimento à sua dedicação aos estudos, protagonismo juvenil e pelas iniciativas de promoção do acesso à leitura.

Em Belém, onde cursou o Ensino Infantil, Fundamental e Médio, sempre na escola pública, Raislúcio foi co-fundador do primeiro Grêmio Estudantil. Em 2021, foi um dos brasileiros selecionados para desempenhar o papel de embaixador regional da IV Conferência do Protagonismo Juvenil, explanando temas como liderança, sustentabilidade, empreendedorismo, educação e autoconhecimento.

Raislúcio é co-criador dos projetos Mapeadores e Clube do Livro, que democratiza e incentiva o acesso à leitura em todo o território nacional, e se tornou membro da Academia de Liderança Latino Americana, a Latin American Leadership, e, em 2023.

Devido seu engajamento em causas sociais e o destaque de seus projetos, tornou-se o primeiro piauiense reconhecido como Jovem Transformador pela Ashoka, a maior rede de empreendedores sociais do mundo. A Ashoka é formada por jovens de todas as regiões do Brasil, reunidos com o mesmo propósito: transformar o mundo em um lugar mais justo, igualitário e sustentável e inspirar outras pessoas a perceberem a potência que já carregam dentro de si.

Atualmente, o jovem é acadêmico do curso de Bacharelado em Direito na Universidade Estadual do Piauí.

Publicidade

Homenageado em sua terra natal, perante autoridades, familiares, professores e amigos, Raislúcio fez um longo e emocionante pronunciamento, onde agradeceu pelo reconhecimento da Casa.

“É com imensa gratidão e humildade que me dirijo a todos vocês neste momento especial. Hoje, tenho a honra e a alegria de receber esta moção de congratulação, um reconhecimento que ultrapassa as fronteiras do meu esforço pessoal e se estende a todos aqueles que contribuíram para o sucesso do projeto Leitura Ativa. […] Hoje, aceito esta moção não apenas como um prêmio pessoal, mas como um símbolo do potencial que cada um de nós tem para impactar positivamente a vida daqueles ao nosso redor.”, disse.

Ele agradeceu aos familiares pelos ensinamentos, e destacou que a educação pública municipal de Belém do Piauí foi importante e crucial em meu desenvolvimento. “A qualidade do ensino que recebi moldou não apenas minha trajetória acadêmica, mas, também, inspirou meu engajamento em iniciativas voltadas para o bem comum, como o projeto Leitura Ativa.”, disse, agradecendo aos professores, diretores e profissionais da educação que enxergaram nele não apenas um estudante, mas uma possibilidade.

Em seu pronunciamento, fez menção ao projeto Leitura Ativa, idealizado por ele. “O projeto Leitura Ativa não é apenas uma iniciativa, mas a expressão viva das minhas experiências pessoais ao crescer em um ambiente socioeconômico desfavorável. Cada página virada nos livros que compartilhamos é uma extensão da minha própria superação, do desejo ardente de levar conhecimento e oportunidades a outras pessoas que, como eu, buscam romper as barreiras impostas pela adversidade.”

O homenageado prometeu que 2024 e os anos seguintes serão períodos de ainda mais impacto e conquistas para Belém do Piauí. “Comprometo-me a continuar a dedicar meu tempo, energia e paixão para fortalecer o projeto Leitura Ativa e expandir seu alcance, para que mais jovens possam ser beneficiados. Que esta moção seja um incentivo para todos nós, cidadãos comprometidos, trabalhar juntos na construção de um futuro mais promissor e inspirador para as gerações vindouras.”

Vereadores, ex-professores do jovem Raislúcio, como também, ex-colegas de sala de aula, também prestaram homenagens.

Maria Auxiliadora, que foi diretora do Centro Educacional Sebastião de Sousa quando Raislúcio cursou o Ensino Médio, afirmou que o jovem sempre foi protagonista.

“É uma honra para ele e para nós que pudemos fazer parte da linda história de um aluno que saiu de um Grêmio Estudantil, de uma cidade pequena, para estar fazendo parte da maior Rede Empreendedores Sociais do mundo.”, disse.

Publicidade

O vereador Bernardino, propositor da homenagem, destacou que a Moção de Congratulação é uma homenagem prestada pela Câmara Municipal a personalidades que sem destacam de alguma forma na comunidade por desenvolvem algum tipo de serviço de grande relevância que contribui com o desenvolvimento do Município, do Estado, do País ou da Nação.

“Não poderia deixar de propor essa homenagem a esse grande jovem, que muito bem tem representado Belém, o Piauí e o Brasil na Rede Ashoka. Apresentei o Requerimento, que foi subscrito pelos pares desta Casa e aprovado por unanimidade. Ficamos todos muito felizes em ver um jovem trilhando bons caminhos. Desejo que continue lutando por Belém do Piauí, pela sua família, seus sonhos e interesses pessoais, sempre agradecendo a Deus e reconhecendo a colaboração dos professores, familiares, que são sua base.”, disse.

Também estiveram presentes na sessão os vereadores Francisco Zacarias (Burenga), Mércia Carolina, Elieudo Junior, Cristiana Carvalho, Ildmar Granja, Francisco Felipe (Cicisso), Kalebe Pedro e Epifânio Olegário; o secretário de Agricultura, Luís de Sousa; o advogado José Benedito; dentre outros.

Mais fotos da sessão

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile