Connect with us

Belém do Piauí

Jovem que venceu concurso de redação do projeto Jovem Senador é homenageada pela Câmara de Belém do Piauí

Publicado

em

Como forma de reconhecimento à grande conquista alcançada pela jovem Yasmin de Carvalho Leal, a Câmara Municipal de Belém do Piauí, através de proposição do vereador presidente, Bernardino Geraldo de Carvalho, realizou uma Sessão Solene em homenagem à estudante.

A sessão foi realizada nesta sexta-feira (08), na Câmara Municipal de Belém do Piauí e além dos vereadores, contou com a presença do prefeito Ademar Carvalho, primeira dama Francisca Gomes, secretário de Administração, Sherlim Oliveira, secretária de Educação, Cláudia Ribeiro, Diretora do Centro Educacional Sebastião de Sousa, Maria Auxiliadora, professora orientadora Janeide Sousa,  Francisco Antônio, supervisor da rede pública estadual de ensino, professores, familiares e amigos da homenageada.

Na sessão, Yasmin Carvalho, que é aluna do Centro Educacional Sebastião de Sousa, em Belém do Piauí, recebeu Moção de Congratulação, pela conquistou da primeira colocação do Estado do Piauí, no concurso de redação do projeto Jovem Senador, edição 2019.

Acompanhada do pai, Yasmin recebeu a homenagem das mãos do prefeito Ademar Carvalho e do vereador Bernardino de Carvalho.  À diretora do Centro Educacional Sebastião de Sousa, Maria Auxiliadora, foi entregue uma placa que será apregoada na escola, como marco da conquista.

Em sua fala, a secretária de Educação, Cláudia Ribeiro, disse que a estudante leva o nome do município ao cenário nacional. “É com grande satisfação que parabenizo nessa noite a jovem Yasmin Carvalho pela sua brilhante atuação. Essa conquista prova que estamos no caminho certo. É por mais “Yasmins” que nos empenhamos diuturnamente para ofertar uma educação de qualidade aos belenenses. Hoje você o colhe os frutos do seu empenho e compromisso pelos estudos, leva e eleva o nome do nosso município e nossa educação, aos altos patamares do cenário estadual e nacional. Saiba que você é inspiração para muitos outros jovens, continue nessa jornada” falou.

O supervisor Francisco Antônio, parabenizou Yasmin, a família e os gestores do município. “Parabenizo a jovem aluna Yasmin pela conquista. É uma alegria muito grande para nós professores, sua família e toda Belém do Piauí. Yasmin foi minha aluna na Escola Monte Sinais e sempre se destacava. Nós belenenses vamos ficar na torcida para que sua caminhada em Brasília seja de sucesso, juntamente com a professora Janeide. Parabenizo também a rede municipal, que foi onde ela iniciou seus primeiros passos. Parabéns a família, aos gestores de Belém, ao vereador presidente que teve essa inciativa brilhante de entregar essa moção de congratulação” disse.

A diretora Maria Auxiliadora, disse que Belém do Piauí é uma cidade pequena, mas tem grandes potenciais. “Esse é o primeiro passo que Yasmin dá para várias conquistas. Belém do Piauí tem grandes potenciais, às vezes não reconhecidos, porque sabemos que se olha muito para as grandes cidades e não há esse mesmo olhar para as cidades pequenas. Mas sabemos que isso é algo vindo do céu para Belém do Piauí, agraciando a Yasmin e o Centro Educacional Sebastião de Sousa. Ela vai representar o Estado do Piauí, onde temos cidades de nome, escolas conceituadas, mas quem se destacou foi a nossa Yasmin, foi uma aluna de cidade pequena, não muito vista, mas que se sobressaiu diante de tantos outros que participaram do concurso” falou.

Publicidade

O vereador proponente da homenagem, Bernardino Carvalho, disse que ao saber da vitória de Yasmin, se sentiu orgulho em ser belenense. “Yasmin, juntamente com toda a equipe que faz o Centro Educacional Sebastião de Sousa, estão de parabéns. Nós gestores temos que enaltecer a conquista dessa jovem, que está levando o nome da nossa cidade para todo o estado e o Brasil. No mês passado, quando vi a notícia da conquista de Yasmin, aquilo me deixou muito orgulhoso de ser belenense, por isso não podia deixar de fazer essa homenagem. O Piauí tem 224 cidades, mas foi Belém quem teve essa conquista, que vai ficar guardada nos anais dessa casa e que filhos, netos e outros familiares de Yasmin poderão ver e saber que a Câmara fez essa homenagem a uma ilustre belenense por uma conquista a nível nacional” disse.

Em entrevista ao Cidades na Net, Yasmin Leal falou da alegria pela conquista e agradeceu a professora Janeide. “Estou imensamente grata por essa conquista, porque é grandioso poder estar representando minha cidade, meu estado, em um concurso que tem grande valor, que é o Jovem Senador. Sou muito grata também à professora Janeide, nós somos de uma cidade pequena, mas ela nunca deixou de acreditar que eu iria conseguir fazer uma boa redação, sempre acreditou no meu potencial” disse.

Yasmin, juntamente com os outros 26 alunos vencedores estaduais, estará em Brasília, entre os dias 25 e 30 de novembro, para representar os estados e o Distrito Federal no Senado.

A jovem disse que com a viagem, espera ampliar seus horizontes e exercer um com papel durante os 5 dias em que estará representando o estado em Brasília.   “Estou muito ansiosa para o dia da viagem, estamos nos preparando para o que virá. E o que espero dessa viagem é que meus horizontes se ampliem mais, que eu consiga entender o verdadeiro significado da política e possa ser uma jovem atuante nesse meio e exercer um bom papel durante esses cinco dias. Lá terão muitas propostas dos jovens participantes, mas acredito sim que a minha pode ser uma das escolhidas” falou.

A legislatura tem início com a cerimônia de posse dos estudantes e a eleição da Mesa Jovem, no dia 26 de novembro, e se encerra com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal. Os professores que orientaram os alunos classificados em primeiro lugar nas unidades da federação participarão de uma programação exclusiva na capital com cursos de formação e palestras.

Publicidade

A professora que orientou Yasmin em sua produção textual, disse que o reconhecimento é um impacto para a vida da aluno e exemplo para outros jovens. “É difícil traduzir em palavras esse momento. Sempre quis participar como orientadora, pois acho muito importante a gente proporcionar uma educação critica, questionadora, de formação cidadã, e o Jovem Senador trabalha isso. E esse reconhecimento é também um impacto para a vida Yasmin, uma influência positivo para os outros e um importante reconhecimento para a educação de Belém do Piauí. Os frutos e a alegria são enormes” falou.

A educadora também falou que a viagem a Brasília será uma experiência enriquecedora.  “Estamos um pouco nervosas pela viagem, pois é a primeira vez, não sabemos como vai ser, mas é uma ansiedade positiva. Vamos otimistas, mas sabemos que são 27 jovens altamente preparados, com boas ideias. Mas somente em estarmos lá é muito válido, é um enriquecimento para mim como professora e mais ainda para ela, pois será uma rotina bem agitada, de discussões no plenário, de visitas, de conhecer pessoas e lugares, então seja qual resultado vier, já foi válida a experiência” disse.

Mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS