Missa e procissão encerram os festejos de São José em Belém do Piauí
Publicado por: Danilo Bezerra | Data: 21/03/17
Comments 0

Missa e procissão encerram os festejos de São José em Belém do Piauí

Belém do Piauí celebrou nesta segunda-feira, 20, a Festa de São José, santo padroeiro do município. Tradicionalmente, a Missa Solene de São José é celebrada no dia 19 de março, entretanto, como neste ano a data coincidiu com o terceiro domingo da Quaresma, sua celebração foi transferida para o dia seguinte, quando fieis lotaram o grande templo religioso para participar da celebração.

A Santa Missa foi presidida pelo padre Edivaldo Santos, pároco da Paróquia de Patos do Piauí, e teve como noitários os casais do ECC – Encontro de Casais com Cristo da Paróquia de Santo Antônio.

Após a solenidade religiosa, os fiéis católicos saíram em caminhada pelas ruas da cidade em procissão com a imagem de São José, numa manifestação de fé e devoção ao esposo de Maria. Após percorrer algumas ruas do Centro da cidade, a imagem retornou à Igreja, onde o presidente da celebração realizou a bênção.

Esse ano o festejo do padroeiro, o maior evento religioso do município, refletiu sobre o tema “A exemplo de São José vamos despertar sermos mais justos e perseverantes na fé”.

Tradição
Segundo conta a história, em Belém, as celebrações em homenagem a São José tiveram início no ano de 1975, antes mesmo da emancipação do município. Na época, a comunidade era denominada de Canto Alegre e pertencia ao município de Padre Marcos.

A primeira missa foi celebrada pelo padre Francisco Rocha e a segunda por Missionários Combonianos. Em seguida, houve a visita da Irmã Maria, que fez o convite para formar a Comunidade Católica, pertencente à Paróquia Nossa Senhora das Mercês, de Jaicós, vinculada à Diocese de Picos.

Naquela época, as celebrações eram realizadas no Grupo Escolar José de Moura Leal, tendo como primeiros dirigentes a senhora Josefa Eliza e o saudoso Francisco Luiz de Carvalho (Chico Lulu). Com o crescimento, surgiu então a necessidade de uma Igreja. Em 1981 foi iniciada a construção da mesma, concluída um ano depois.

Na manhã do dia 19 de julho de 1981 foi realizada a santa missa de bênção da Igreja, um dia marcante para a Comunidade Católica. Um grande número de pessoas recebeu a comitiva composta pelo bispo diocesano, dom Augusto Alves da Rocha, padre Cândido e padre Hermínio.

No dia 19 de março de 1986, a Igreja recebeu a imagem de São José, e a partir daquela data, todos os anos é celebrado os Festejos de São José com o novenário e realização da Missa Solene.

A comunidade continuou a crescer e a primeira Igreja ficou pequena, surgindo a necessidade de construir uma nova, ainda maior, hoje, sede da área pastoral.

Veja fotos da Missa e Procissão:

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Belém do Piauí 0 Comments

BELÉM | Assistência Social promove evento em homenagem às mães

Fonte: Ascom A Prefeitura Municipal de Belém do Piauí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, realizou um evento em

NOTÍCIA DESTAQUE

Justiça inicia julgamento de PMs acusados de matar menina de 9 anos em abordagem no PI

A Justiça marcou para esta terça-feira (10) os depoimentos dos dois policiais acusados de matar a menina Emilly Caetano, durante uma abordagem na Zona Leste de Teresina. Esta audiência é a

Francisco Macêdo

Prefeito Nonato Alencar inicia obra de pavimentação e amplia mobilidade urbana em Francisco Macedo

A infraestrutura da cidade de Francisco Macedo está sendo ampliada com mais pavimentação urbana em paralelepípedo. A rua Nicolau Francisco da Silva foi a via pública contemplada com 2.350 m² (Dois