Belém do Piauí

Palestra com renomado professor Dyego Feitosa abre o ano letivo em Belém do Piauí

Publicado

em

A Prefeitura de Belém do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação,  realizou na tarde desta quinta-feira, 11 de fevereiro, a abertura da Jornada Pedagógica, atividade que abriu o ano letivo de 2021 no município.

O evento aconteceu na quadra poliesportiva, e contou com a presença dos profissionais de educação e autoridade municipais. A jornada pedagógica tem como tema “Educação na era complexa: o fazer de cada um e a garantia do ensinar e aprender”.

Na abertura, o assessor jurídico, Francisco Antônio de Carvalho, representando o prefeito Ademar Aluísio de Carvalho, deu as boas vidas aos profissionais de educação, e pediu a Deus para que seja um ano abençoado, bem como  agradeceu pelos desafios superados, diante do tempo atípico de pandemia que todos tem vivenciado.

“Tem sido o um grande desafio para todos nós, mas esperamos em Deus que possamos ultrapassar e vencer essas grandes dificuldades que todos nós temos enfrentados. Desejo a todos boa sorte e bom trabalho nesse ano letivo que se inicia”, disse.

A secretária de Educação, Claudecí Ribeiro de Carvalho, iniciou agradecendo a Deus por permitir que todos estivessem reunidos nesse momento especial, onde iniciam as atividades para o ano letivo de 2021, como também falou sobre desafios enfrentados no ano anterior.

Publicidade

“Além dos desafios presentes cotidianamente na arte de educar nos foram impostos grande novos desafios, que nós educadores tivemos que enfrentar para superar nossas limitações  e ofertar  uma educação com a melhor qualidade possível em 2020.  E agora em 2021 necessitamos investi nesse reinventar para, a cada dia, ofertar uma educação com a melhor qualidade aos nossos alunos”, destacou a gestora.

Ela completou frisando que é preciso comprometimento para  se ofertar uma boa educação. “Não podemos esquecer que educar foi a missão que a abraçamos um dia. Dessa forma, comprometimento, responsabilidade, união, dedicação, inovação, resiliência, amor e zelo são competências que precisamos cultivar constantemente em   nós e em nossa práticas pedagógicas”, afirmou.

A secretária falou sobre tema a ser trabalhado na jornada pedagógica. “O tema da jornada pedagógica trata do nosso “fazer”,  do “fazer de cada um’, frente a essa era complexa para garantir a aprendizagem de nossos alunos, uma vez que iniciaremos esse bimestre com aulas híbridas, que serão tratadas adiante. Os desafios são grandes, mas nós educadores unidos no mesmo propósito temos a força de superação maior”, ressaltou.

A secretária ainda expressou gratidão ao prefeito Ademar, por mais uma vez lhe confiar a pasta da  educação, como também pelo seu constante apoio e empenho mostrando-se sempre sensível as causas da educação belenense. Ela ainda  parabenizou e agradeceu a todos os professores e a toda a equipe administrativa que fizeram o ano letivo de 2020 acontecer com prioridade.

Ela finalizou se colocando à disposição de cada um  para que  juntos e empenhados possam ofertar educação de qualidade e atingir os índices educacionais propostos pelo Ministério da Educação.

Publicidade

Na oportunidade, o assessor pedagógico, Edson Sá, apresentou ações e o plano de trabalho para o ano letivo de 2021.

O destaque, foi para a palestra motivacional, ministrada pelo renomado professor Dyego Feitosa,  que explanou sobre o tema, “(Des)aprender para ensinar. A construção do sentido do fazer docente”.

Segundo ele dentro da jornada de ser professor, descobriu que não somente as crianças e adolescentes, mas sobretudo os adultos precisam dessa conversa sobre o sentido de fazer as coisas.

“O resumo da  nossa conversa de hoje é sobre isso, como a vida, esse envelhecer, amadurecer, se tornar adulto, é de alguma se acostumar a fazer uma serie de ações só pela obrigação, transformando tudo em tarefa, em fardo. O professor também é gente, e dentro desse cenário de pandemia, ele não deixou de ser pai, mãe, e vem uma serie de questionamentos e mudanças que machucam psicologicamente o educador, então a gente acredita, que esse adulto precisa ser acolhido e descobrir formas de reconstruir o sentido de ser professor, pai e cidadão”, pontou.

“Acredito que pessoas felizes contagiam em tudo que faz, então uma educação preocupada com o professor,  com o adulto, vai acolher esse sentimento e de alguma forma ajuda-los a reconstruir esse sentido do fazer docente, que é o tema da nossa palestra. Então fico feliz por ter ministrado essa palestra na cidade e acredito que vai surgir efeito, tendo em vista, que a técnica é muito importante, mas formação é muito forte, sobretudo dentro desse contexto de 2020 e 2021, que é uma emergência,  uma urgência, e, é isso que isso que tetamos repassar”, completou Dyego.

Publicidade

O evento, que mobiliza a rede municipal de ensino, segue pelos próximos dias e traz importantes debates por meio de rodas de conversas, palestras, grupos de trabalho, momentos de reflexão e dinâmicas.

A abertura da jornada contou com a presença de diversas autoridades, como  os vereadores Francisco Felipe de Sousa, o Cicisso, presidente da Câmara, as vereadoras Cristina de Carvalho Bento e Mércia Carolina Dias Gomes e parlamentares Kalebe Pedro de Carvalho e Epifânio Olegário Ribeiro Silva; as secretárias, Cláudia Ribeiro, de Educação, Anaias Cavalho, de Assistência Social, os advogados, Dr. José Benedito, Presidente  da CACS-Fundeb, e Dr. Francisco Antônio, assessor jurídico, além de coordenadores, diretores e professores, representante do Conselho Tutelar, bem como  Ana Célia, presidente do CAE, assessor pedagógico,  Edson Sá, supervisor de ensino, Jairo Dias,  a nutricionista, Jailma Cecília Macedo, o secretário de Educação de Massapê do Piauí, Leonel Lopes, a primeira dama de Massapê do Piauí, Lucileide Carvalho Veloso e  supervisora de ensino de Massapê do Piauí Josefa de Carvalho Silva.

 

Veja fotos:

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile