Connect with us

Belém do Piauí

Palestras marcam abertura da Jornada Pedagógica em Belém do Piauí

Publicado

em

Dando continuidade às atividades em preparação para o ano letivo de 2019, a Prefeitura Municipal de Belém do Piauí, por meio da Secretaria de Educação, iniciou nesta segunda-feira (18), a Jornada Pedagógica 2019, que apresenta o tema “Contextos para uma educação significativa e efetiva”.

Na abertura, a secretária de Educação, Cláudia Ribeiro, agradeceu e falou da expectativa para o novo ano letivo. “Agradeço a presença de todos, ao nosso prefeito Ademar pelo empenho. O ano letivo e 2019 está prestes a iniciar e com ele, além dos compromissos normais, surgirão novos desafios, tarefas, conquistas e experiências. É com alegria que vejo que estamos juntos nessa jornada difícil, que é construir o futuro da nossa cidade através da educação. A certeza é que estamos prontos para dar início a mais esse ano letivo, agora mais experientes e revigorados” disse.

Ela disse que Belém do Piauí tem progredido nos índices da educação. “Nosso município vem apresentando significativos progressos com relação aos índices que avaliam a qualidade da educação em nosso país, destaque para o IDEB, onde a escola José de Moura Leal, partiu de uma avaliação de 3.7 em 2007 para 5.3 em 2017 e a Monte Sinai, de 2.7 em 2007, para 4.6 em 2017. São resultados que nos fazem sorrir e acreditar cada vez mais na capacidade da nossa gente, especialmente daqueles que fazem a educação” falou.

A gestora ainda falou de novas ações que serão implantadas neste ano. “Novidade para este ano é o programa Novo Mais Educação, que dará apoio para os alunos que apresentarem deficiência e oferecerá atividades de esporte, lazer e arte; implementação do programa busca ativa; em parceria com Saúde e Assistência, estamos assegurando que nenhum belenense deixe de ter acesso à alfabetização na idade certa; início do programa “Criança Segura”, uma iniciativa nossa, que será financiada com recursos próprios do município” informou.

Representando o prefeito Ademar Aluísio de Carvalho, o presidente do Conselho Municipal de Educação, professor Francisco Carvalho, desejou um bom ano de trabalho. “É com grande satisfação que estamos aqui para continuar a jornada pedagógica, desejo boas vidas a todos e que em 2019 tenhamos um trabalho dedicado, com muito êxito, coragem, determinação e compromisso” disse.

Publicidade

O professor Francisco Carvalho destacou os bons resultados alcançados como fruto do empenho da administração de dos professores. “A prefeitura municipal tem procurado fazer o máximo possível com a educação, tivemos nesse ano um resultado muito satisfatório no IDEB, um crescimento significativo nos níveis 1 e 2 do Ensino Fundamental, o que significa compromisso da administração e de cada um de vocês. Por mais que o município s empenhem pela educação, sem o compromisso e dedicação de vocês esses resultados não seriam alcançados” falou.

Por fim, ele falou dos novos investimentos que serão feitos na educação do município. “A administração tem se preocupado em investir em educação. Pensando no conforto dos nossos alunos, o município decidiu iniciar uma grande obra, onde vai funcionar o ensino infantil, para alunos de 4 e 5 anos, uma escola de grande porte, que vai funcionar onde fica a “Tia Joaninha”.  O município já solicitou também, ao Governo Federal, duas escolas, padrão FNDE. O prefeito nos garantiu também, que irá fazer reformas nas escolas da zonza rural; será feita a aquisição de mais computadores para a secretaria e continuaremos a oferecer uma merenda escolar de qualidade e está garantida a atualização do piso salarial dos professores” anunciou.

Após os pronunciamentos, o professor Edson Ribeiro mediou uma discussão com os profissionais, sobre o tema “Segurança institucional e prevenção de acidentes para crianças e adolescentes no âmbito escolar- responsabilidade compartilhada.

Em seguida, a psicóloga Rayane Oliveira, ministrou a palestra “Segurança psicológica e cybersegurança”. Segundo ela, é preciso haver um equilíbrio. “A questão emocional deve ser trabalhada desde recém nascidos, mas ela está sendo esquecida, estamos agindo como máquinas o tempo todo, não estamos tendo tempo de cuidar das emoções, não ensinamos a criança a lidar com elas. Tudo envolve emoção, questão psicológica, se você não tiver equilibro nesse sentido tudo vai desandar” disse.

Encerrada a palestra foi servido o almoço para todos os presentes e após, às 14 horas, a programação teve continuidade com a participação da fisioterapeuta Conceição Bezerra, que abordou o tema “Correção postural como fator de segurança para o desenvolvimento da criança e do adolescente”.

Publicidade

A fisioterapeuta falou da importância dos cuidados com a coluna e postura. “Temos que fortalecer nossa coluna porque é ela que dá toda sustentabilidade para o corpo, cuidando dela bem você caminha melhor, consegue ficar de cócoras, sentar e fazer atividades físicas, tudo sem dor, porque você preveniu com a postura. É importante cuidar desde cedo, pois com muitas crianças acontece casos, por demorar muito tempo na gente do celular ou computador, por sentar de forma errada na sala de aula ou querer levar todo o material para a escola, por exemplo.

No final, Conceição Bezerra realizou alguns movimentos com os profissionais. Após, aconteceu a última palestra do dia, ministrada pelo conceituado palestrante Mury Campos, com a temática “Eu, meu trabalho e minha família”.

Motivacional, a palestra abordou, entre outros pontos, a importância de definir objetivos, perguntar, controlar o estresse, pedir ajuda, fazer a diferença, viver intensamente, aproveitar o tempo, resolver os problemas, ter auto estima, ambição, metas e fé. Na palestra, o profissional utiliza traços de humor e também várias músicas, levando o público a se envolver.

Mury Campos é portador da síndrome de Tourette, que caracteriza-se por movimentos involuntários. Sua história o motiva a levar a palestra para as pessoas. “Estou levando essa mensagem de fé e otimismo. Eu procurei ver o que tinha de ruim e o que tinha de bom na minha doença. Procure ver em tudo na nossa vida o lado positivo e o negativo” destacou.

A abertura da jornada contou com a presença de diversas autoridades, como o vice-prefeito Francisco Reis (Tico), os vereadores Bernardino Carvalho, presidente da Câmara,  Luís de Sousa, o Luisinho e Francisco Zacarias (Burenga); as secretárias, Cláudia Ribeiro, de Educação, Anaias Cavalho, de Assistência Social e Josefa Silva, de Finanças; os advogados, Dr. José Benedito, Presidente Conselho Educacional e Dr. Francisco Antônio, Presidente da CACS-Fundeb, o representante do Sindicato dos Servidores João Emanuel e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Margarida Leal, além de coordenadores, diretores e professores.

Programação

A Jornada Pedagógica segue até o dia 22. Nesta quarta-feira (20), acontece a oficina “Plataformas digitais na formação continuada do professor”, com os educadores Edson Ribeiro e Ana Célia. Na quinta (21), serão tratados os temas “Quando o assunto é educação não há game over- SAEB /IDEB 2019: aprimoramentos e interpretação de indicadores e “A BNCC na prática: teoria e métodos de uso. Será realizada também a entrega dos livros do 1º ao 5º ano.

Publicidade

No último dia, a sexta (22), terá a palestra “Conteúdos e competências na sala de aula: o que sai e o que fica”, ministrada pela professora Teresa Cristian de Araújo; de 08 às 11, elaboração do plano de trabalho da educação infantil e planejamento da semana de adaptação de bebês e crianças muito pequenas e a Oficina de descritores- (SAEB)- Linguagem e matemática.

Capacitações

O município realizou também capacitações para diretores, coordenadores pedagógicos, Conselheiros Escolares, secretários escolares equipe da SURVE e profissionais de apoio escolar.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS