Belém do Piauí
Passeata mobiliza população no combate ao aedes aegypti em Belém do Piauí

A Prefeitura Municipal de Belém do Piauí, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com as Secretarias de Educação e Assistência Social realizaram na manhã desta segunda-feira, 10, uma grande passeata de mobilização, contra o mosquito aedes aegypi.
A ação teve por objetivo principal, mobilizar e conscientizar a população para o combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya.
A passeata teve início em frete a secretaria de Saúde, percorrendo as principais da cidade e seguindo até a Praça Canaã. De lá, divididos em esquipes, profissionais das Secretarias realizaram visitas nas residências e nos órgãos públicos distribuindo folders com orientações de prevenção sobre o mosquito, colando adesivos nas casas, automóveis e órgãos públicos, orientando a população a destruir criadouros, evitar acumulo de água limpa e outras condições propícias a criação do foco do mosquito.
O Secretário de Saúde, Juscenildo Boeiro, destacou que ação é preventiva e contínua para que o município permaneça livre das doenças. Nil, como é popularmente conhecido ainda ressaltou que município a dois anos não registra casos das doenças, tendo em vista, o trabalho desenvolvido no município.
“Estamos há dois anos consecutivos sem nenhum registro de dengue, zika e chicungunya, e isso graças à atuação dos profissionais da saúde, e principalmente da população que tem feito sua parte. Por isso estamos mais uma vez, mobilizando a sociedade, se eu não faço a minha parte, o outro pode ser prejudicado, essa é uma causa de todos nós, então essa ação educativa é uma forma da gestão dar exemplo a comunidade para que ela também busque ter atitudes conscientes”, disse.
A enfermeira Kellyane Ribeiro, avaliou ação como positiva, mais alertou que a população precisa continuar fazendo sua parte. “O aedes aegypti transmite três doenças perigosas, e o melhor remédio é prevenir. O mosquito não escolhe pele, então o cuidado é muito importante, não adianta eu fazer minha parte se meu vizinho não faz a dele. Por isso é muito importante que ‘todos’ tenham essa consciência de manter nossas casas livres de qualquer criadouro dos focos do mosquito”, disse.
Outras ações estão e serão realizada durante a semana no município para a prevenção e combate ao aedes aegypti, como limpeza e dedetização em todas as ruas, campanhas educativas nas escolas e outros.
Após a mobilização, foi servido um almoço na escola Monte Sinai, para todos ao profissionais envolvido da ação.
Participaram do evento, o Prefeito Municipal, Ademar Aluísio de Carvalho, a primeira dama, Francisca Gomes, o Vice-prefeito, Francisco Reis de Carvalho Bento, o Tico, os secretários municipais de Educação, Claudeci Ribeiro, de Assistência Social, Anaías Coelho, de Administração, Sherlyn Oliveira, de Agricultura, Luís José, os vereadores, Francisco Zacarias, Luís de Sousa (Luizinho), Rosiane Ribeiro, além do Sindicato dos Servidores Municipais, todos os profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social, os professores e alunos das escolas do município.
Veja as fotos da mobilização:
- Prefeito Ademar Aluísio de Carvalho eo vice-prefeito, Francisco Reis de Carvalho Bento, o Tico
-
Jaicós4 dias atrás
Dicionário da língua de sinais de Várzea Queimada será lançado na terça (05) em Jaicós
-
Bocaina1 semana atrás
Adolescente da zona rural de Bocaina adapta bicicleta com motor e dois tipos de combustíveis
-
DESTAQUES2 semanas atrás
Natural de Santa Cruz do Piauí, Dr. Iváltero Batista é aprovado em concursos para Procurador Federal e Procurador da Fazenda Nacional
-
Monsenhor Hipólito2 semanas atrás
Jovem de Monsenhor Hipólito, aluno de Física no IFPI de Picos, tem artigo publicado na Educação Pública do Rio de Janeiro
-
GERAL2 semanas atrás
Tronco de 2 toneladas mais antigo que os dinossauros é encontrado no interior do Piauí: ‘280 milhões de anos’
-
DESTAQUES1 semana atrás
Incêndio é provocado após briga em festa na cidade de Patos do Piauí e suspeito é preso