PNAIC de Belém do Piauí realiza Seminário e culmina atividades do ciclo 2017\2018
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 07/07/18

PNAIC de Belém do Piauí realiza Seminário e culmina atividades do ciclo 20172018

Com o tema “Integração  família\escola  na busca  da formação  integral  da criança”, foi realizada na manhã desta sábado, 07,  o Seminário Municipal do Pacto Nacional  pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC.  O evento foi a culminância o ciclo 2017\2018 do programa em Belém do Piauí.

Promovida pela Prefeitura Municipal de Belém, através da Secretaria de Educação, o Seminário  aconteceu no auditório da escola Monte Sinai e reuniu gestores, coordenadores, diretores,  educadores, pais e alunos.

No primeiro momento, a secretária de Educação, Claudeci Ribeiro, disse que a educação é,  e sempre será à base de uma cidade, quando afirmou que o programa fortaleceu a aprendizagem no município.

“O fortalecimento da rede municipal de Educação de Belém do Piauí, veio através do PNAIC, que chegou para contribuir com a melhoraria da nossa educação. O programa em nosso município, está proporcionando aos professores alfabetizadores a oportunidade de refletir e experimentar novas situações de ensino/aprendizagem construindo assim novos conhecimentos. É por isso, que apoiamos as formações continuadas e colaboramos com o monitoramento das ações do programa”, destacou a gestora.

Ela enfatizou que ao aderir ao PNAIC, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, confirma o seu comprimento e responsabilidade com a alfabetização de todas as crianças. Por fim, ela  parabenizou e agradeceu o coordenador Edson Ribeiro, os orientadores Jailson e Denise, e os professores alfabetizadores pela dedicação e empenho. Também agradeceu ao prefeito Ademar Carvalho, que tem contribuído de forma significativa para a educação acontecer, e a todos os envolvidos no seminário.

O orientador de estudos, Jailson Araújo, disse que  o evento sempre ocorre ao  encerrar  um ciclo de formação do programa, onde geralmente é  realizado em parceria com outros municípios, mas que nesse optaram por fazer diferente.  “Esse ano optamos por fazer sem parceria com os outros municípios, por que o intuito maior é a participação dos  pais, para mostramos  como o PNAIC  se efetiva em sala de aula e  como é essencial  a participação da família junto a  escola  no processo pedagógico”, disse.

Edson, a esquerda.

O coordenador Edson Ribeiro,  falou sobre a importância  da integração família\escola. “Você sabe o que acontece com o seu filho na escola?  E de que maneira pode contribuir para melhorar o aprendizado de seu filho? […].  Então, foi que pensamos quando trouxemos vocês aqui hoje.  É por isso que fizemos diferente este ano, porque queremos trazer a família para dentro da escola, acreditamos essa a relação escola\família é imprescindível, pois a família como espaço de orientação, construção da identidade de um indivíduo deve promover juntamente com a escola uma parceria, a fim de contribuir no desenvolvimento integral da criança”, explicou.

Durante o seminário os orientadores de estudo e professores alfabetizadores das séries iniciais, apresentaram as práticas pedagógicas exitosas vivenciadas em sala de aula. Dentre elas ‘o trem da alegria’, a dramatização ‘uma viajem ao mundo dos brinquedos’ a coreografia ‘isso aqui tá bom demais’, além da dança junina  ‘São João na roça’  e o  hino de Belém do Piauí  entoado pelos alunos.

Após as apresentações,  os pais foram conduzidos para outra sala, onde puderam conhecer  a didática trabalhada em sala de aula pelo professores  para ensinar os respectivos filhos. Com uma estrutura toda montada, os educadores apresentaram a rotina de sala de aula, brincadeiras músicas, teatro, cantinho da leitura, jogos, números matemáticos, entre outros formas lúdicas desenvolvidas através do programa na educação infantil do município.

Com objetivo de fortalecer a  integração escola-família, além atividades voltadas a temática que foram realizada durante o seminário,  foram  ainda  disponibilizadas aos pais, caixas de sugestões,  para que os mesmo possam de forma  direta  participar  e opinar  no processo de aprendizagem ofertado pelas escolas da rede municipal de ensino  aos alunos.

 

Veja fotos:

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Picos

Irmão do jogador Renê do Flamengo é assaltado em Picos e tem carro levado por bandidos

Na tarde desta quinta-feira (05), por volta de 15h10min, mais um assalto foi registrado na cidade de Picos. Desta vez, a vítima foi o irmão do jogador picoense Renê que

DESTAQUES

Deputados protocolam pedidos de impeachment de Michel Temer

Deputados federais pediram o impeachment do presidente da República, Michel Temer (PMDB), no plenário da Câmara na noite desta quarta-feira (17) após a revelação de um áudio em que o

Picos

PM faz trabalho de prevenção às drogas e combate à violência nas escolas de Picos

O comando do 4º Batalhão de Polícia Militar de Picos, gerida pelo Tenente Coronel Edwaldo Viana, realizou na tarde desta sexta-feira uma atividade na Escola Municipal Celeste Martins de Deus,