Connect with us

Belém do Piauí

Prefeito de Marcolândia é o novo presidente da Associação Municipalista do Vale do Itaim

Publicado

em

A AMVI, organização municipalista da região do Vale do Itaim, tem um novo presidente. O prefeito do município de Marcolândia, Francisco Pedro Araújo, do Partido dos Trabalhadores, assumiu a presidência no último dia 1º de junho.

Ele foi eleito, por aclamação, durante assembleia extraordinária da Associação de Municípios do Vale do Itaim, realizada no último dia 21 de maio, de forma remota, por videoconferência.

Chico Pitu, como é conhecido, substitui o primeiro presidente da Associação, Antoniel de Sousa Silva, o Toninho (PSD), prefeito de Caridade do Piauí, que esteve à frente desde o ano de 2017, quando a AMVI foi fundada.

Toninho se afasta da presidência da entidade com base na legislação eleitoral, para concorrer à reeleição ao cargo eletivo de prefeito do seu município. O gestor municipal, que também já integrou a diretoria da Associação de Municípios do Piauí (APPM), foi um dos idealizadores da criação da Associação de Municípios do Vale do Itaim.

O objetivo, segundo ele, foi unir forças para enfrentar os principais problemas que afligem os municípios, a partir da organização para a implementação dos serviços públicos, busca por recursos nos governos estadual e federal, e o fortalecimento das relações políticas.

Publicidade

A entidade é composta por cerca de 20 municípios do Território, e desde a sua criação, já realizou diversos encontros municipalistas em cidades como Caridade, Picos, Jaicós, Jacobina, Marcolândia, Padre Marcos e Vila Nova do Piauí, com a participação do governador Wellington Dias, do senador Ciro Nogueira, além de deputados federais e estaduais.

Toninho, prefeito de Caridade do Piauí

Toninho falou do seu trabalho à frente da Associação. “Fui um dos idealizadores da AMVI e escolhido pelos colegas prefeitos para presidir a entidade. E assim assumi mais essa missão de representar Caridade do Piauí e os demais municípios do território. Levantamos muitas bandeiras, defendemos causas e os interesses dos municípios. Fui muitas vezes a Teresina e à Brasília, onde participei de encontros e reuniões com parlamentares e nos órgãos estaduais e federais, sempre em busca de investimentos e da resolução dos problemas dos nossos municípios”, disse.

Toninho afirmou que a AMVI tem contribuído com os municípios e acredita na continuidade com a nova gestão. “A AMVI tem um papel importante, que é representar de forma organizada o nosso território. Assim fizemos, e esse trabalho vai ser continuado pelo prefeito Chico Pitu, um gestor que está em seu segundo mandato, que já tem experiência no municipalismo e com o trabalho dos territórios”, disse.

Chico Pitu ficará à frente da Associação de Municípios do Vale do Itaim até 31 de dezembro de 2020. Em sua posse, ocorrida no dia 1º de junho, também de forma remota, o novo presidente assumiu o compromisso com os demais associados de fielmente cumprir e bem representar todos os interesses da Associação, tanto na esfera política, como administrativa, solicitando a cooperação dos demais associados com vistas ao fortalecimento da causa municipalista, promovendo assim o bem-estar de todos os cidadãos do Vale do Itaim.

Desincompatibilização
Além de Toninho de Caridade, outros membros da diretoria da AMVI também se desincompatibilizaram dos cargos para se adequarem à legislação eleitoral e estarem aptos a disputarem as eleições municipais, que devem ocorrer ainda este ano.

Publicidade

Também deixaram os cargos o prefeito de Vila Nova do Piauí, Edilson Edmundo de Brito, que era vice-presidente; o prefeito de Belém do Piauí, Ademar Aluísio de Carvalho, o prefeito de Simões, José Wilson de Carvalho, o prefeito de Jaicós, Ogilvan da Silva Oliveira, que eram membros do Conselho Fiscal; e o prefeito de Jacobina do Piauí, Gederlanio Rodrigues de Oliveira, brasileiro, suplente do Conselho Fiscal.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS