Connect with us

Belém do Piauí

Prefeitos GD e Valdinar assumem o comando da AMVI; Saúde é colocada como prioridade

Publicado

em

Os prefeitos que fazem parte da Associação dos Municípios do Vale do Itaim (AMVI) realizaram nesta terça-feira (25) uma reunião que definiu o novo comando associação, discutiu ações para melhorias na região e para Copa AMVI.

Por aclamação de todos os gestores que compõem a entidade municipalista, o prefeito Gederlânio Rodrigues, mais conhecido como GD, de Jacobina do Piauí, foi escolhido como novo presidente da Associação, tendo como vice-presidente o prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva.

Na ocasião foi definida a mesa diretora da AMVI que ficou composta da seguinte forma. O prefeito Novinho (Francisco Macedo) será o Secretário Geral. Já para o Conselho Fiscal foram escolhidos os prefeitos Francisco José Bezerra, o Dr. Tico (Campo Grande), Filipe Gonçalves (Caldeirão Grande do Piauí) e Paulo Sérgio (Acauã). Na suplência do Conselho Fiscal ficaram os prefeitos Zé Ulisses (Simões), Corinto Matos (Marcolândia) e Milton Rodrigues (Floresta do Piauí).

Para o ex-presidente e fundador da AMVI, Toninho de Caridade, que atualmente é presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), a nova gestão do prefeito GD vai continuar unindo os gestores dos municípios da região do Vale do Itaim.

“A AMVI foi uma associação idealizada e criada por nós, na época foi a forma que encontramos de unificar as reivindicar e as ações da nossa região. Os prefeitos compraram a ideia e formatamos tudo juntos. Hoje, estamos passando pro amigo GD que está assumindo esse papel de presidente, que com certeza terá um trabalho em conjunto conosco, agora na APPM, e com as demais associações regionais para juntos fortalecermos o municipalismo”, destacou Toninho.

Prefeito GD

O novo presidente, o prefeito GD, agradeceu a confiança dos colegas que escolheram o seu nome e disse que objetivo é unir as ideias de todos para planejar ações que visem a melhoria para toda região. “Vamos discutir ações, principalmente, na área da Saúde, na melhoria de nossas estradas, promover o desenvolvimento rural e da agricultura familiar. Buscar ações sociais, sempre com pautas voltadas pra nossa região para serem desenvolvidas junto com nossos colegas prefeitos, trocando ideias, planejando, buscando o melhor para todos”, ressaltou GD. 

PREOCUPAÇÃO COM A SAÚDE

Nesta primeira reunião da nova gestão da AMVI, o principal problema relatado pelos prefeitos foi a preocupação com atendimento à Saúde da população. Dentre as principais reclamações estava a dificuldade e demora no atendimento para pacientes dos municípios da Associação no Hospital Regional de Picos, que atende toda região.

Publicidade
Prefeito Valdinar e o assessor jurídico Felipe Rocha

O novo vice-presidente da Associação, Valdinar Silva – prefeito de Padre Marcos, disse que é a situação é alarmante na busca da população pelo atendimento no hospital regional. “Precisamos que aquele hospital tenha uma maior cobertura para toda região. Hoje, a situação é gritante, por isso essa será uma das principais reivindicações dos gestores da nossa região numa reunião que teremos nesta terça-feira com o governador Rafael Fonteles.  Se formos agora no hospital, vamos encontrar mais de trinta pessoas internadas no corredor a espera de procedimentos”, declarou Valdinar.

Segundo o presidente GD, a AMVI vai levar ao Governador uma proposta de melhorar o atendimento no Hospital Regional e, também, descentralizar os serviços oferecidos pelo Hospital de Picos. “É preciso levar serviços para outros hospitais da região como Paulistana, Jaicós, Marcolândia e Simões, para que alguns atendimentos menos complexos possam ser feitos nessas regiões e não precise o paciente ter que viajar sempre para o Hospital Regional de Picos. Pra lá, iriam só casos mais graves”, explicou o prefeito.

COPA AMVI E COPA APPM

Para 2023, a Copa AMVI que reuniu 16 times amadores de municípios do Vale do Itaim se tornará ainda maior e foi fonte de inspiração para Copa APPM que reunirá mais de 200 times de todo o Estado. O prefeito GD explica que para este ano a Copa AMVI será disputada como parte classificatória da Copa da APPM.

“A Copa Anvi continuará sendo uma grande competição e, agora, vai se unir a COPA APPM onde todos os municípios do estado vão disputar, se enfrentar. Já estamos organizando para ser uma grande competição de futebol amador, estamos vendo a questão da data, incentivos aos times que participarão e a nossa previsão é que já se inicie depois do dia 20 de maio”, afirmou o prefeito GD. 

O presidente da APPM, Toninho da Caridade, que foi o idealizador da Copa AMVI, destacou que para este ano a responsabilidade é ainda maior. “Saímos de uma copa de 16 municípios para uma de 202 é muita responsabilidade, mas quando os gestores querem é certeza que será um sucesso. Vai se rum evento grandiosos para toda população e que vai fortalecer o municipalismo”, finalizou Toninho.  

Mais fotos

Publicidade

Cidades na Net, por Gil Oliveira.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS