Connect with us

Belém do Piauí

Prefeitura de Belém do Piauí leva mutirão de serviços de saúde e beleza para povoado

Publicado

em

O povoado Vista Bela, situado na zona rural do município de Belém do Piauí, distante cerca de 23 km da cidade, recebeu novamente, nesta sexta-feira, 30 de setembro, um mutirão de serviços de saúde e cuidados com a beleza.

A ação é promovida pela Prefeitura Municipal e acontece anualmente, sempre no segundo semestre, paralelo aos festejos da santa padroeira da comunidade, Nossa Senhora Aparecida, e da culminância do projeto “Consciência Negra”.

As atividades tiveram início pela manhã. A Secretaria de Saúde ofereceu à população uma série de serviços, com exames, consultas e atendimentos em diversas áreas.

“Estamos aqui com a nossa equipe multiprofissional, que está realizando atendimentos médicos, de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição e de saúde bucal, com a dentista.”, listou o secretário de Saúde, Jucenildo Boeiro.

Também foram realizadas palestras, atualização da caderneta de vacinação, realizada a coleta de sangue para exames como hemograma completo e o PSA, que é preventivo para o câncer de próstata, bem como exame de glicose e de prevenção patológica, realizado para detectar alterações nas células do colo do útero da mulher.  

Outro importante exame oferecido na comunidade foi a ultrassonografia. “Nós trouxemos, também, a equipe do Dr. Júnior Canindé, da cidade de Oeiras, para a realização de exames de ultrassonografia, importante na prevenção ao câncer de próstata para os homens, e da mama para as mulheres.”, destacou o secretário.

Os exames de ultrassom estiveram entre os serviços mais procurados pelos moradores, tendo em vista a acessibilidade e a gratuidade.

Segundo o prefeito Ademar Carvalho, o objetivo da gestão é justamente aproximar os serviços da população. “A Vista Bela é uma das comunidades mais distantes da cidade, e com essa ação nós estamos aproximando ainda mais os serviços da população, facilitando o acesso.”, disse.

Ademar acrescentou que a estratégia é com foco na prevenção. “Muitas pessoas só procuram a saúde quando já está doente, sentindo alguma coisa, seja pela distância ou pelo costume mesmo. Aqui a pessoa vem para o médico, no dentista, ou fazer a ultrassom, e pela facilidade, acaba fazendo uma consulta como a nutricionista, com a fonoaudióloga, fazendo um exame de sangue, de glicemia, e também cuidando da beleza.”, disse ele.

A Secretaria de Assistência Social também participou do mutirão oferecendo um espaço para os cuidados com a beleza do homem e da mulher. Na sala, foi possível cortar cabelo, cuidar das unhas e fazer maquiagem e penteado.

Sobre os penteados, Sara Leal, assistente social do CRAS, destacou que o principal foi a trança, por estar em alta entre as mulheres e por possuir vínculo com a cultura negra. “Estamos com uma equipe com trancista, cabeleireiro, maquiadora, manicure e pedicure, cuidando auto estima e da beleza das pessoas, afinal, hoje é um dia festa na comunidade.”, disse Sara.

A dona de casa Josefa Luíza de Carvalho, que reside no Sítio Volta, foi uma das mulheres atendidas no mutirão. Ela recebeu atendimento odontológico, colheu sangue para exames, fez a ultrassonografia da mama, o exame preventivo ao câncer do colo do útero, o teste de Papanicolau, e aproveitou, também, para cuidar da beleza.

“É bom demais. Eu tô adorando. Além de ser perto de casa, eu ainda fiz tudo de uma vez só. Fui muito bem atendida.”, disse ela.

Publicidade

José Neto, que mora na comunidade Retiro II, tem 69 anos e também foi atendido no mutirão de saúde. Ele colheu sangue para o exame PSA e fez a ultrassom abdominal, ambos com foco na prevenção ao câncer de próstata.

Após os atendimentos, o paciente elogiou a iniciativa da gestão. “O prefeito está de parabéns por fazer isso aqui na Vista Bela. A gente quando vai ficando mais velho tem que ter mais cuidado com a saúde, mas não tem mais aquela agilidade de ir pra outra cidade. Agora, quando médico e os aparelhos dos exames vem pra perto da gente, fica mais fácil.”, disse ele.

Há dez dias, José Neto fez uma cirurgia de catarata durante o mutirão realizado na cidade de Picos. “Lá também foi tudo organizado pela Secretaria de Saúde de Belém. Então, a gente dica grato por tudo o que recebe com essa facilidade, com esse cuidado.”, disse.

Outras atividades

A programação segue à noite, quando serão realizadas as atividades culturais de culminância do projeto “Consciência Negra”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação.

Na oportunidade, o prefeito Ademar Carvalho entrega mais uma etapa do projeto de melhoria da infraestrutura do povoado, com a inauguração de uma quadra poliesportiva com academia da saúde. Em seguida, acontecem shows artísticos em praça pública com os cantores Cristiano Pipow, e Joãozinho e Xiau Show.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS