Connect with us

Belém do Piauí

Prefeitura de Belém do Piauí promove evento de valorização da raça negra; veja fotos

Publicado

em

A comunidade Vista Bela, situada na zona rural do município de Belém do Piauí, distante cerca de 23 km da sede, foi palco, por mais um ano, do evento alusivo ao Dia Nacional da Consciência Negra.

O evento, de valorização da raça negra, aconteceu na noite desta quarta-feira (9), em praça pública, promovido pela Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Educação e de Cultura, e reuniu um grande número de pessoas.

Com o tema “África da gente: memórias que se evidenciam na literatura, na arte e na cozinha”, o projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Joaquim Antônio de Lima, da comunidade, e na sua culminância, envolveu, também, alunos de outras escolas da Rede Pública Municipal de Ensino, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e moradores.

No palco da praça, grupos realizaram diversas apresentações à cerca da temática, desde peça teatral, danças como samba de roda, carimbó e outras coreografias, além de roda de capoeira e a apresentação dos pratos típicos originários da África.

As apresentações atraíram atenção do público presente e encerraram com a escolha da ‘Garota Miss Beleza 2019’. O concurso de beleza contou com a participação de sete candidatas, todas da comunidade.

Misaene Ribeiro de Carvalho foi a escolhida dos jurados e recebeu a faixa da primeira-dama Francisca Gomes. As demais candidatas também receberam brindes de participação, que foram entregues pela secretária de Educação, Cláudia Ribeiro.

Publicidade

O secretário de Cultura, Edson Ribeiro, destacou que o evento vem se tornando tradicional. “Ano a ano essa festa vem crescendo. Essa é a comunidade mais distante da sede municipal, e talvez, uma das mais humildes, então, é mais do que justo privilegiar essa comunidade com apresentações culturais com a temática de valorização da raça negra. A gestão do prefeito Ademar está mais uma vez de parabéns pela iniciativa, pois quando colocamos esse tema como centro de um trabalho da Prefeitura, estamos demonstrando ao ser humano que ele pertence a uma raça que não é maior e nem menor que qualquer outra. Somos todos irmãos, independente da cor.”, disse.

Ao final, Jairo Dias, que é supervisor da Rede Pública Municipal de Ensino e coordenador das Escolas do Campo, e também esteve à frente da organização do evento, afirmou que a avaliação é positiva, considerando o alcance dos objetivos, a valorização da cultura e a valorização da comunidade Vista Bela. “Trabalhamos a igualdade social, independente de raça, cor, etnia, religião, pensamentos filosóficos ou sociológicos de uma forma geral. Estamos felizes em estar concluindo esse trabalho dentro das nossas expectativas, apresentando os frutos para um grande público que esteve presente.”, disse.

_Presenças
O evento contou com as presenças de muitas pessoas, dentre as quais, autoridades como o prefeito Ademar Carvalho, o vice-prefeito Francisco Reis (Tico), o presidente da Câmara, Bernardino Carvalho e os vereadores Luís de Sousa (Luisinho), Francisco Felipe (Cicisso), Roseane Ribeiro, Antônio Marcelino e Raimundo Sousa,  os secretários municipais Luís José (de Agricultura), Anaías Carvalho (de Assistência Social), Sherlyn Oliveira (de Administração), Juscenildo Boeiro (de Saúde), Manoel Neto (da Controladoria), Ronnie Vieira (de Obras), e os assessores jurídicos Bruna Raflézia e Francisco Antônio.

_Programação
O evento alusivo ao ‘Dia Nacional da Consciência Negra’ é parte de uma programação diversificada que foi preparada pela Prefeitura de Belém do Piauí para a comunidade, que está em festa com a celebração do festejo da padroeira Nossa Senhora Aparecida. As atividades tiveram início na terça-feira (8) e encerram nesta quinta-feira (11).

BELÉM | Mutirão leva serviços para povoado e aproxima a Saúde da população

No primeiro dia, foi realizado um mutirão de saúde, com o objetivo de aproximar os serviços públicos e garantir mais acessibilidade à população que reside na zona rural. Mais de 30 profissionais de diversas áreas de atuação realizaram centenas de atendimentos. Na oportunidade, aconteceu a abertura da campanha ‘Belém Azul e Rosa’, uma ação unificada de prevenção a dois tipos de câncer – de próstata e mama.

Publicidade

Nesta quarta-feira (9), pela manhã, aconteceu o ‘Dia D’ da Semana de Controle e Prevenção Ambiental, com o tema “Cuidar do Meio Ambiente é um compromisso de Vida”. No evento, que reuniu alunos e pais, foi ministrada uma palestra pelo engenheiro florestal, Gedeones Brito e distribuídas cerca de mudas de 100 árvores frutíferas para o plantio.

À tarde, no campo de futebol da comunidade, aconteceu um torneio com a participação de seis times – Veredão (de Simões), que foi campeão, o Ingazeira (de Massapê) vice-campeão, além da Barra (de Padre Marcos), Vista Bela, Botafogo e Liverpool (de Belém). Além de incentivar a prática esportiva por meio do futebol, o evento teve como objetivo promover entretenimento e lazer aos moradores. A premiação aconteceu à noite, na praça pública, quando foram entregues os troféus definitivos e a premiação em dinheiro no valor de R$ 300 para o campeão e R$ 200 para o vice.

Nesta quinta-feira, dia 10 de outubro, pela manhã, a Assistência Social promove ações por uma infância sem racismo e oferece o plantão jurídico. À noite, na Igreja local, será celebra a missa e em seguida, a inauguração das obras de pavimentação e a festa com Zé Armando e Joãozinho dos Teclados.

_Mais fotos

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS