Connect with us

Belém do Piauí

Prefeitura de Belém do Piauí qualifica espaços de ensino e constrói escola em 40 dias

Publicado

em

Dentre outras ações que visam a melhoria e a qualidade do ensino e aprendizagem, a Prefeitura de Belém do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação, tem investido na qualificação dos espaços físicos.

Para o início do ano letivo de 2019, todas as unidades escolares passaram por reformas, que vão desde o retelhamento, substituição de portas, manutenção de instalações hidráulicas e elétricas, pintura, entre outros serviços. A Escola José de Moura Leal, por exemplo, que fica situada na sede, ganhou novo piso, com cerâmica, revestimento nas paredes, pintura e novos conjuntos de cadeira e mesa escolares.

Mas, o destaque desse projeto de melhoria da infraestrutura foi a construção de uma escola, a nova sede da Pré-escola Jeude José Dias. Ampla e moderna, a nova unidade tem três salas de aula, diretoria, sala de reunião, sala de leitura, cantina, refeitório, banheiros feminino e masculino amplos e com acessibilidade, além de dois pátios de recreação, um coberto e outro aberto.

A escola foi construída em apenas 40 dias de trabalho intenso. Depois de equipada e preparada para receber o corpo docente e discente, nesta quarta-feira, 20, a nova escola abriu as portas e recebeu os mais de 60 alunos matriculados. O primeiro dia de aula na nova casa foi marcado pela ansiedade e a curiosidade dos alunos em conhecer todos os espaços. Eles foram levados pelos professores para passear pelos ambientes.

Além de toda a equipe de profissionais que atuam na escola, autoridades do município também participaram da acolhida, como o prefeito Ademar Carvalho, a secretária de Educação, Cláudia Ribeiro, o presidente da Câmara, Bernardino Carvalho, e os vereadores Francisco Felipe (Cicisso) e Ildmar Granja.

Publicidade

Em entrevista, a gestora da Educação salientou que o espaço físico é um elemento indispensável a ser observado na busca do desenvolvimento e aprendizagem do educando. “A gente precisa dos profissionais, eles são fundamentais, mas, também é importante termos espaços adequados. A escola é uma segunda casa dos alunos. Por isso a importância de um espaço adequado.”, disse.

Cláudia acredita que a nova escola possa influenciar aos alunos e professores. “Esperamos que, com esse incentivo de oferecer uma escola nova, alunos e professores se envolvam, se dediquem ainda mais para chegarmos ao nosso objetivo.”, disse. Ela também agradeceu ao prefeito Ademar por estar proporcionando melhorias para a Educação de Belém do Piauí.

Elidalva Leal, diretora da Pré-escola Jeude José Dias, também vê na oferta de um novo e adequado ambiente escolar como um incentivo para alunos e profissionais da Educação. Agradecida pela nova escola, a gestora afirmou que vai reforçar nos alunos a importância do zelo e a preservação do patrimônio. “Nossos alunos já tem essa consciência de manter a escola limpa, de zelar por ela, e agora vamos trabalhar cada vez mais essa consciência entre eles”. Atualmente, a escola tem 68 alunos matriculados no Pré I e II, nos turnos da manhã e tarde.

Na construção da escola foram investidos mais de 400 mil reais, recursos próprios do município. A Prefeitura Municipal também aplicou recursos na construção de 500 metros quadrados de pavimentação poliédrica em frente à escola e realizou a abertas duas novas ruas que dão acesso à nova unidade.

A nova escola foi construída numa área estratégia da cidade, onde também estão situadas outras duas unidades escolares, a Creche Tia Joaninha, da Rede Municipal, e o Centro Educacional Sebastião de Sousa, da Rede Estadual. Ainda segundo o gestor, já existe um projeto em andamento junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), através do Plano de Ações Articuladas da Educação (PAR), para a construção de mais uma escola em um terreno ao lado.

Publicidade

“No nosso projeto, aqui é pra tornar essa área o polo educacional da nossa cidade, desde a creche, quando a criança tem o primeiro contato com a escola, até ele chegar na porta da universidade. Nós vamos trabalhar forte com a educação.”, pontuou o prefeito.

_Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS