Connect with us

Belém do Piauí

Professores de Belém do Piauí recebem capacitação sobre primeiros socorros e prevenção de acidentes no ambiente escolar

Publicado

em

Os professores da Rede Municipal de Ensino de Belém do Piauí participaram nesta terça-feira, 22 de fevereiro, de uma capacitação sobre ‘Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes no Ambiente Escolar’.

A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Belém do Piauí em parceria com a Secretaria de Municipal de Saúde, através do Programa de Saúde na Escola, que visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, contribuindo para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde.

A capacitação que tem como objetivo orientar os profissionais de como agir com segurança em casos de acidentes dentro do ambiente escolar, especialmente, com os alunos, foi ministrada pela enfermeira da Atenção Básica, Raylane Gomes Paiva.

Raylane apresentou um conteúdo de maneira teórica e prática, demonstrando as ações que devem ser tomadas no atendimento às vítimas em casos de crise convulsivas, engasgos, quedas, escoriações, traumatismos, paradas cardiorrespiratórias e desobstrução de vias aéreas em crianças e adultos.

A enfermeira destacou a importância dos profissionais de educação terem noção de primeiros socorros. “Focamos nos pontos que podem ser essenciais para esse público-alvo, que são os profissionais de educação, que estão em constante contato com crianças e adolescentes que são bem ativos. Como por exemplo, pode acontecer o ‘engasgo’, caso uma criança venha a ingeri um objeto pequeno, então é essencial que o profissional saiba como proceder”, disse.

“Os primeiros socorros são ações que a gente realiza para evitar o agravamento, é um cuidado momentânea que pode estar auxiliando para evitar um agravamento do paciente até a chegada de um profissional médico. Por isso, palestras como essa são de fundamental importância tanto para os profissionais como para os alunos, porque são conhecimentos que a gente pode praticar não somente dentro das escolas, mas que podemos levar para a vida”, afirmou Raylane.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é DSC_5621-1024x683.jpg

 A secretaria de Educação, Cláudia Ribeiro, ressaltou sobre a necessidade dos profissionais de educação obterem conhecimento sobre os primeiros socorros, tendo em vista que informações como estas ensina técnicas de como proceder diante de determinadas situações e que muito auxiliará no cuidado com as crianças.

Além dessa ação, diversas outras atividades, por meio do Programa Saúde na Escola, serão desenvolvidas nas escolas da Rede Municipal de Ensino durante o ano letivo de 2022.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS