Connect with us

Belém do Piauí

Projeto de pavimentação muda a cidade de Belém do Piauí; “Tem obra pra todo lado”, diz prefeito

Publicado

em

Emancipada há 26 anos, a cidade de Belém do Piauí tem se destacado pelo seu crescimento planejado. A pequena cidade chama a atenção pela sua bonita arquitetura, com longas avenidas e elevado percentual de ruas pavimentadas, seja com asfalto ou calçamento.

Em 2021, foram investidos mais de R$ 3 milhões e 9 km de ruas e avenidas foram asfaltadas, embelezando a cidade e melhorando as condições de trafegabilidade para veículos e pessoas.

Em 2021, 9 km de ruas receberam asfaltamento urbano – Foto: Arquivo Cidades na Net

No mesmo ano, foi iniciado o maior projeto de pavimentação poliédrica da história do município, um montante de 32 mil metros quadrados e um pacote de investimentos no valor de 4 milhões de reais, por meio do Programa Avançar Cidades, uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal.

O objetivo da gestão do prefeito Ademar Carvalho era calçar todas as ruas da cidade, tirando famílias da poeira e da lama, oferecendo uma vida com mais dignidade, além de estimular o crescimento da cidade.

As obras foram iniciadas no final de abril de 2021. Agora, pouco mais de um ano depois, o projeto está em fase de conclusão, faltando apenas 1.500 metros quadrados de calçamento para serem construídos.

“Aqui em Belém o nome Avançar Cidades fez todo sentido. A cidade realmente avançou com a chegada do calçamento nas ruas de terra, e isso contribuiu para o crescimento da cidade. Nessa rua mesmo, quando iniciamos o calçamento, só tinham duas casas. Hoje já tem mais de sete casas, umas prontas e outras em construção.”, disse.

De acordo com o levantamento da Prefeitura Municipal, ao final do projeto, a cidade de Belém do Piauí terá 100% das ruas com calçamento. Além das ruas já existentes e já habitadas, outras ruas novas foram abertas para receber a pavimentação.

“Antes, o calçamento acompanhava o crescimento da cidade. Era feito nas ruas onde já tinha casas. Agora nós ficamos a frente. Tem ruas calçadas que ainda não tem nem casas.”, pontuou Ademar. O gestor acrescentou que, junto ao calçamento, estão sendo implantadas também as redes de distribuição de água e de energia elétrica com iluminação pública.

Creche Tia Joaninha

Na área da educação, a gestão do prefeito Ademar Carvalho está investindo cerca de 1 milhão de reais na melhoria da Creche Municipal Tia Joaninha, o principal espaço da educação infantil da cidade.

A Creche será ampliada com a construção de três novas salas de aula climatizadas, vai ganhar parque infantil com brinquedos modernos e área coberta. Paralelamente, o prédio já existente passará por uma grande reforma.

Publicidade

“Nós vamos deixar essa creche bonita de um jeito que as crianças vão amanhecer o dia chamando as mães pra levar elas para a escola.”, disse Ademar.

Mercado em obras

O galpão do Mercado Público Municipal, outro prédio bem antigo, construído antes mesmo da emancipação do município, quando Belém ainda era povoado, também está em obras. O espaço interno será todo reformado e o galpão vai ganhar novo piso e uma cobertura com arquitetura moderna, além de lojas e banheiros públicos.

Cerca de 400 mil reais, recursos da receita própria do município, serão investidos na melhoria da infraestrutura do Mercado. Segundo o prefeito Ademar, além de embelezar a cidade, o objetivo principal da gestão é dar utilidade ao espaço, situado no centro comercial da cidade. “O galpão do mercado será mais um espaço para eventos culturais, comercialização de produtos do artesanato local e para a feira livre do município, que nós vamos dar uma impulsionada.”, anunciou o gestor.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS