Connect with us

Belém do Piauí

Saúde de Belém do Piauí disponibiliza ultrassons da próstata gratuitas para homens

Publicado

em

Em continuidade as atividades da campanha “Belém Azul e Rosa”, a Secretaria Municipal de Saúde de Belém do Piauí, realizou nesta sexta-feira, 03 de dezembro, mais uma ação voltada ao público masculino, ofertando de forma gratuita a ultrassonografia da próstata.

O ultrassom da próstata, também chamado de ultrassom transretal, é um exame de imagem que tem como objetivo avaliar a saúde da próstata, permitindo identificar alterações ou lesões que possam estar presentes e que podem ser indicativos de infecção, inflamação ou câncer de próstata.

A ação foi realizada na sede do Nasf, onde a Secretaria de Saúde trouxe ao município uma equipe da Clínica CDI, de Oeiras, coordenada pelo médico Júnior Canindé, para realizar os exames.

Nessa etapa, as ultrassonografias são direcionadas aos homens que realizaram o exame de PSA e apresentaram algum tipo de alteração. A realização dos exames segue até o sábado(04), quando mais de 100 homens serão atendidos.

O secretário de Saúde, Nil Boeiro, informou que foram feitos o rastreamento em 377 homens com a realização do exame do PSA, e destes, em torno de 150 estão fazendo a ultrassom da próstata.

O gestor ainda destacou a importância da campanha na prevenção a doença. “A campanha é fundamental no trabalho de prevenção a essas doenças, porque nos permite fazer um rastreamento desse público alvo, sensibilizando os homens e mulheres sobre os cuidados com a própria saúde e a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e de mama”, disse.

A campanha “Belém Azul e Rosa”, desenvolvida no município é uma ação unificada com foco na promoção da saúde e prevenção aos cânceres de próstata, na população masculina, e de mama e colo de útero entre as mulheres.

As ações tiveram início no dia 19 de novembro, com o mutirão de coleta de sangue para a realização do exame PSA, de rastreio ao câncer de próstata, o segundo mais comum entre homens.

No dia 26, as ações tiveram como público alvo as mulheres, com a realização da ultrassonografia da mama, exame utilizado no rastreio e detecção precoce ao câncer de mama, que aumenta significativamente as chances de cura.

Publicidade

Também foi realizada uma busca ativa com as mulheres faltosas na realização da ultrassonografia da mama, bem como já estão sendo entregues os laudos das ultrassom realizadas nos dias 26 e 27. Hoje e amanhã, acontecem as ultrassons dos homens, encerrando assim a campanha no munícipio.

Veja imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS