Connect with us

Belém do Piauí

Saúde de Belém do Piauí promove campanha Agosto Dourado e incentiva o aleitamento materno

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém do Piauí, promoveu nesta quarta-feira(24), um ciclo de palestras em alusão ao Agosto Dourado, campanha de incentivo e apoio ao aleitamento materno.

No município, a Campanha do Agosto Dourado, cujo o tema é “Apoiar a amamentação é cuidar do futuro”, realizou durante o mês ações de promoção, incentivo e apoio ao aleitamento.

O evento aconteceu no auditório da Escola Monte Sinai e contou com a participação de gestantes, lactantes, além da equipe da Secretaria de Saúde do município.

Na abertura, o coordenador da Atenção Básica, Jairo Dias, disse que a campanha foi trabalhada no município, através da equipe de enfermagem, visando conscientizar e incentivar as lactantes, gestantes e a sociedade em geral sobre a importância da amamentação.

O secretário de Saúde, Nil Boeiro, falou sobre a importância da campanha Agosto Dourado. “É uma campanha muito relevante de conscientização sobre a importância do aleitamento materno para a saúde da mãe e do bebê”, disse o gestor, ao agradecer a participação e colaboração de todos na realização do evento.

A pós a solenidade de abertura, foram promovidas quatro palestras, com o intuito de conscientizar e esclarecer dúvidas sobre o leite materno.

A primeira palestra foi ministrada pelo educador físico Waldiney Barros Leal, que abordou sobre a importância da atividade física para a saúde, onde na oportunidade realizou alongamentos com o público presente, ressaltando a necessidade da atividade para as gestantes.

A enfermeira Raylane Paiva Gomes, discorreu sobre o Agosto Dourado, dados estatísticos e a campanha de doação de aleitamento materno, destacando que o leite materno é o alimento de ouro para a saúde e o desenvolvimento infantil, como também protege contra doenças. Ela ainda abordou sobre os cuidados com a Covid na amamentação.

Na terceira palestra, conduzida pela nutricionista Amanda Coelho, foi abordado sobre a temática “Composição e valor nutritivo do leite materno”. Ela reforçou a necessidade do aleitamento ser exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebê. Ela ainda repassou orientações sobre a necessidade das mamães manterem uma boa alimentação, principalmente, no período de amamentação para a melhor nutrição da criança.

A enfermeira Kelyane Feitosa Ribeiro Carvalho, falou sobre o porque de amamentar, a importância do leite materno, recomendações da OMS, posição e mitos na amamentação. Na oportunidade, ela ensinou técnicas de amamentação, ressaltando a necessidade da mãe ter uma pega correta e está numa posição adequada para amamentar.

Outra questão abordado pela enfermeira, é sobre as vantagens do aleitamento materno para a saúde da criança e da mãe, bem como quebrou alguns tabus, de como por exemplo, achar que o leite materno não é suficiente para a nutrição da criança.

Ao término do evento, aconteceu a entrega de lembrancinhas, diploma de amamentação para gestantes e mamães e foi servido um lanche.

Fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS