Belém do Piauí

Saúde realiza campanha ‘Belém Azul e Rosa’ com foco na saúde do homem e da mulher

Publicado

em

Anualmente, entre os meses de outubro e novembro, a Secretaria de Saúde do município de Belém do Piauí realiza a campanha “Belém Azul e Rosa”, com foco na prevenção e enfrentamento aos cânceres de próstata e da mama, os tipos que mais acometem a população masculina e feminina, respectivamente.

O objetivo da campanha, segundo Jairo Dias, coordenador da Atenção Básica, é compartilhar informações e promover a conscientização da população sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce, proporcionar maior acesso aos exames de diagnóstico e, com isso, contribuir para a redução da mortalidade.

Nesta sexta-feira, 18, na Câmara Municipal, foi realizada uma ação da campanha. A Saúde reuniu mulheres e homens, em dois momentos distintos, para falar sobre o assunto.  

A enfermeira Raylane Gomes Paiva explanou sobre o câncer da mama, a primeira causa de morte por câncer na população feminina no Brasil. A palestrante abordou pontos importantes como sintomas, fatores de risco, enfatizou sobre o rastreio e o diagnóstico precoce, o que aumenta significativamente as chances de cura.  Explanou, também, sobre os tipos de tratamento de acordo com o estágio do câncer quando diagnosticado, e repassou orientações às mulheres sobre como fazer o autoexame.

Durante a palestra, Betânia Costa, uma das mulheres presentes no evento, deu um testemunho de vida. Ela relatou que não realizava o exame citopatológico de colo uterino, também chamado de exame de Papanicolaou ou de prevenção, e acabou sofrendo uma hemorragia e descobrindo um mioma no útero que teria levado dez anos para se desenvolver. Betânia teve que fazer uma histerectomia, o que a impediu de realizar o sonho de ser mãe.

“Eu passei anos sem falar sobre esse assunto, mas hoje eu já falo e acho importante dizer para as pessoas entender e se prevenir. Se eu tivesse ido ao médico e feito a prevenção, talvez eu teria realizado o sonho de ser mãe. Hoje eu já superei. Graças a Deus estou viva com a minha família e já não tenho o desejo de ser mãe.”, disse ela.

Num segundo momento, o enfermeiro João Neto ministrou uma palestra para os homens com a temática câncer de próstata, o que mais acomete a população masculina. O palestrante apresentou dados da doença do Brasil nos últimos dois anos, informou sobre os fatores de risco, como histórico familiar e sobrepeso e obesidade, orientou sobre os sintomas mais comuns, como dificuldade de urinar, a presença de sangue na urina e a necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite.

João Neto orientou, também, sobre a importância do rastreio, os tipos de exame para a detecção do câncer de próstata, como o toque retal e o PSA, e os seus benefícios, e chamou a atenção dos homens para a necessidade de cuidados básicos com a saúde, com a realização de frequente de alguns exames, como a verificação da pressão arterial, hemograma completo, dosagem da glicemia, do colesterol, testes de urina, dentre outros, bem como, adotar práticas saudáveis.

Presente no evento, o secretário de Saúde de Belém do Piauí, Jucenildo Boeiro, falou sobre a ação de prevenção e promoção da saúde. “Estamos por mais um ano realizando essa campanha unificada, uma ação que já de praxe em nosso município, e hoje estamos com esses encontros dos profissionais de saúde com os homens e as mulheres abordando sobre esses dois tipos de câncer, de próstata e da mama.”, disse.

Segundo o secretário, esse ano a campanha focou na informação como estratégia. “Os profissionais estão orientando, conscientizando as pessoas, explicando sobre a importância das mulheres estarem se conhecendo, realizando o autoexame das mamas ou o exame de prevenção, e os homens de realizarem o exame do PSA, que pode ser em qualquer período do ano.”, acrescentou.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile