Connect with us

Belém do Piauí

‘Semana de Diálogos e Fazeres Pedagógicos’ abre o ano letivo em Belém do Piauí

Publicado

em

Teve início, na última sexta-feira (7), em Belém do Piauí, a “Semana de Diálogos e Fazeres Pedagógicos”. O evento, realizado na Câmara Municipal, marcou a abertura do ano letivo na Rede Pública Municipal de Ensino.

A formação, direcionada a todos os profissionais que atuam na Educação, desde a equipe pedagógica, professores, técnicos e auxiliares, tem como tema central “Aprendizagens em Evidência: Metamorfose Multidimensional dos Sujeitos da Educação”.

Ao todo, serão cinco dias de atividades com um ciclo de palestras e oficinas, onde serão abordados temas como “Socialização dos Planejamentos”, “Construção do Plano de Trabalho 2020 – PSE”, “Educação das Relações Étnicos Raciais na Escola e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena” e “Segurança Pessoal e Coletiva”, “Educação Ambiental – Práticas e Ação Pedagógica”. No último dia, será realizada a palestra magna, com a temática central da Semana, que acontecerá na Universidade Federal do Piauí, Campus de Picos, com a professora doutora Edigleide Rabelo.

No evento de abertura, o professor Edson Ribeiro apresentou a equipe pedagógica e administrativa da Secretaria Municipal de Educação e unidades escolares, e anunciou a lotação dos profissionais para o ano letivo. Em seguida, o professor e palestrante, Edson Sá, fez uma introdução do que será a “Semana de Diálogos e Fazeres Pedagógicos”.

Ezequiel Dias

Ainda pela manhã, o terapeuta e coach, Ezequiel Dias, ministrou uma palestra de inteligência emocional. A partir do tema “Poder da Ação”, usando técnicas de coaching, uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional, abordou pontos como comportamentos, resultados para vida plena e abundante, objetivos na vida a partir da situação atual, recursos e estado desejado, crenças, auto responsabilidade, foco, dentre outros.

À tarde, para os profissionais da Educação Infantil, foi realizado um estudo sobre a Matriz Curricular para as Competências da Educação Infantil. Os trabalhos foram conduzidos pela equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.

Publicidade

Representando o prefeito Ademar Carvalho, o professor e assessor jurídico do município, Francisco Antônio, deu as boas-vindas aos profissionais da Educação e desejou sucesso nos trabalhos pedagógicas e durante todo o ano letivo. “O prefeito continua imbuído e com a mesma vontade de fazer as coisas acontecerem na Educação”, disse, afirmando que o município vai regulamentar e pagar o piso salarial nacional aos professores, concedendo à classe um aumento de 12,84%. De acordo com o assessor, o reajuste será retroativo ao mês de janeiro e o pagamento efetuado na folha do mês de fevereiro. “Os professores não teremos nenhum prejuízo. Essas foram as palavras do prefeito Ademar”, disse.

Francisco Antônio

Além das iniciativas de valorização da classe educadora, Francisco Antônio destacou investimentos que estão sendo realizados na melhoria da infraestrutura das unidades escolares da sede e da zona rural, para bem acolher os alunos e profissionais da Educação. Outro projeto para este ano é a ampliação da Escola José de Moura Leal, situada na cidade, com a construção de mais salas de aula, banheiro para professor, sala para diretor, secretaria e a construção da cobertura da quadra poliesportiva.

Anunciou, também, a aquisição de mais um ônibus escolar, que será destinado ao transporte eficiente de alunos, garantindo mais segurança, conforto e comodidade. “São essas melhorias e outras que estamos pleiteando para acontecer na educação este ano. Vamos continuar com todo empeno para que a Educação possa continuar a crescer”, finalizou.

A secretária de Educação, professora Cláudia Ribeiro, fez um breve pronunciamento em tom de agradecimento a Deus e a todos os profissionais envolvidos e, também, deu as boas-vindas. “Acolhemos a todos com muito prazer e alegria. Estamos aqui novamente, juntos nessa difícil jornada que é a educação, mas que é possível estando todos juntos. Que este seja um ano de muita produtividade”, disse.

Cláudia Ribeiro

Em sua fala, a gestora agradeceu ao prefeito Ademar Carvalho pelo apoio que tem dado à Educação e conclamou pela união de toda a comunidade escolar, desde os profissionais, alunos e a família. “Toda a comunidade escolar é responsável pelo sucesso e fracasso da nossa educação. Então, peço a todos para que estejamos juntos, porque assim teremos um ano com muito sucesso, de aprendizagem para os nossos alunos. Peço o empenho e a dedicação de cada um em prol de uma educação de qualidade”, disse.

Publicidade

A abertura da jornada contou com a presença de diversas autoridades, como o vice-prefeito Francisco Reis (Tico), os vereadores Bernardino Carvalho, presidente da Câmara,  Luís de Sousa, o Luisinho, Rosiane Ribeiro e Francisco Zacarias (Burenga); os secretários municipais Cláudia Ribeiro (de Educação) e Édson Ribeiro (de Cultura), o assessor jurídico Francisco Antônio, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Iraci Gomes, o pedagogo Édson Sá e o representante do Sindicato dos Servidores, João Emanuel, dentre outros.

_Mais imagens

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS