Connect with us

Belém do Piauí

Semana do Bebê promove cuidados com a primeira infância em Belém do Piauí

Publicado

em

O Governo Municipal de Belém do Piauí está realizando a 5ª edição da Semana do Bebê, uma estratégia de mobilização social que chama a atenção para os cuidados com a primeira infância. O evento acontece de forma intersetorial, com a participação direta das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social.

Com o tema central “Cuidar da primeira infância: dever de todos”, o evento e busca sensibilizar a sociedade em geral a ter uma atenção especial para a população com idade entre 0 e 6 anos de idade.

A abertura aconteceu na segunda-feira, 27, no auditório da Escola Municipal Monte Sinai, com as presenças do vice-prefeito Francisco Reis de Carvalho Bento (Tico), do presidente da Câmara, Bernardino Carvalho, dos secretários municipais Juscenildo Boeiro (de Saúde), Anaías Carvalho (de Assistência Social), Cláudia Ribeiro (de Educação), e da vereadora Rosiane Ribeiro, dentre outros.

Durante a cerimônia, foi realizada uma apresentação cultural com alunos da Creche Tia Joaninha. Em seguida, uma rodada de palestras. A primeira, pela fisioterapeuta Gabriela Bezerra, que abordou o tema “Desenvolvimento psicomotor infantil”, um processo contínuo durante o qual se dá a evolução da inteligência, da comunicação, da afetividade, da sociabilidade e da aprendizagem.

A segunda palestra foi ministrada pela médica Luma Taveira e abordou o tema “Amamentação, mudanças fisiológicas e corporais durante a gravidez”. As mudanças, segundo ela, tem início na primeira semana e seguem por todo o período gestacional, inclusive, após o parto, quando o corpo materno retorna ao estado pré-gravídico. Em relação a amamentação, a médica destacou que é um ato de extrema importância para a saúde do bebê, considerando que é no leite materno que ele encontra todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento.

Publicidade

A amamentação também foi tema da palestra ministrada pela fisioterapeuta Ylana Almeida, que focou na postura da mãe e do bebê. Segundo ela, a postura correta ao amamentar evita problemas tanto para a mãe, quanto para o bebê. Em seguida, a enfermeira Kellyane Feitosa conduziu uma de conversa com gestantes e mães, onde orientou e tirou dúvidas, principalmente, das mamães de primeira viagens.

O primeiro dia da Semana do Bebê em Belém do Piauí encerrou com uma breve fala da fonoaudióloga Hérica Samara sobre o teste da linguinha e a realização do mesmo nas crianças com idade de até um ano. Segundo a fonoaudióloga, o teste possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela língua presa, que podem comprometer as funções exercidas pela língua, como sugar, engolir, mastigar e falar.

A articuladora do Selo Unicef no município, a assistente social Olisabel Silveira, destacou a importância da Semana do Bebê. “É uma das principais estratégias do Unicef para segurar a atenção adequada crianças de até seis anos de idade e tem como objetivo tornar esse tema uma prioridade na agenda dos municípios, como aconteceu em Belém do Piauí, que realizou a primeira Semana do Bebê em 2014, e em 2016, através de lei municipal, regulamentou a Semana do Bebê, que passou a fazer parte do calendário oficial do município.”, disse.

O secretário de Saúde, Juscenildo Boeiro, salientou que a realização da Semana do Bebê é um gesto de atenção e cuidado da gestão com as gestantes, bebês e crianças. “A administração de Belém do Piauí tem dado uma atenção especial para os cuidados com a primeira infância. A Semana do Bebê é um exemplo disso. Estamos na quinta edição consecutiva e anualmente, nesse período, as ações são concentradas, proporcionando momentos de aprendizagem e cuidados com as mães, gestantes e crianças.”, disse Nil, que participa da quarta edição como gestor.

_Mais atividades
Nesta quarta-feira, 28, as atividades da Semana do Bebê foram coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação. O principal assunto, abordado pela nutricionista Jailma Cecília, foi alimentação saudável para crianças de 0 a 5 anos idade. Hoje, quinta-feira (29), a Secretaria de Assistência Social realizou atividades com foco no bem estar das crianças, destacando para o brincar. O encerramento acontece nesta sexta-feira, 30, com a entrega de kits para gestantes e a condecoração do Bebê Prefeito, com a entrega simbólica da chave do município.

_Mais fotos da abertura

Publicidade

 

Gabriela Bezerra – fisioterapeuta

Luma Taveira – médica

Kellyane Feitosa – enfermeira

Ylana Almeida – fisioterapeuta

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS