Técnica de enfermagem é a primeira a ser vacinada contra a Covid-19 em Belém do Piauí
Publicado por: Danilo Bezerra | Data: 20/01/21

Técnica de enfermagem é a primeira a ser vacinada contra a Covid-19 em Belém do Piauí

Belém do Piauí recebeu na manhã desta quarta-feira (20) as primeiras doses da vacina contra o coronavírus, causador da Covid-19. A técnica em enfermagem Josefa Antônia de Sousa, de 55 anos, foi a primeira cidadã belenense a tomar a vacina.

Ela, que atua há 24 anos na área da Saúde, integra o grupo de pessoas que serão imunizadas nessa primeira etapa da campanha de imunização, conforme o plano de vacinação definido pelo Ministério da Saúde.

Nessa primeira fase o município recebeu apenas 14 doses da vacina, que serão destinados aos funcionários da saúde que atuam na linha de frente no enfrentamento à pandemia do coronavírus, ou seja, aqueles que estão mais expostos ao contato com o vírus e que precisam estar saudáveis para atender a população.

“O sentimento é de alegria. Tô muito feliz. Agora eu vou continuar minha luta diária mais tranquila. Os cuidados vão ser os mesmos, mas a gente fica mais menos preocupada”, disse a técnica em enfermagem.

Dona Josefa conta que no início da pandemia chegou a afastar do trabalho por alguns dias por conta do medo. “Foi muito difícil trabalhar na saúde nesse tempo. O medo toma de conta da gente. Mas aí eu voltei a trabalhar de novo e tá dando certo, graças a Deus”, disse.

Graças aos cuidados preventivos adotados no trabalho e em casa, mesmo estando atuando na linha de frente de combate à pandemia, a senhora Josefa não contraiu o vírus.

A aplicação das primeiras doses aconteceu na sala de vacinação da Unidade Básica Avançada de Saúde Adão Batista de Oliveira. O secretário de Saúde, Jucenildo Boeiro e outros profissionais de Saúde participaram do ato.

Em entrevista, o gestor da Saúde comentou sobre o momento. “Este foi um momento muito esperado por nós e por toda humanidade, a chegada da vacina, que graças a Deus chegou ao nosso município. Estamos iniciando com os profissionais, eles que são a linha de frente, quem recebem os pacientes, então, é importante estarem imunizados para trabalharem com mais segurança”.

Sobre os protocolos da vacinação, o secretário informou que o município está seguindo a cartilha do Ministério da Saúde. “Nesse primeiro momento só chegaram 14 doses, que é muito pouco. Mas conforme o município for recebendo mais doses, a gente vai vacinando mais pessoas de acordo com o publico alvo definido pelo Ministério da Saúde”, disse.

Testagem

Além da vacinação, o município segue com outras ações planejadas com foco no enfrentamento e controle da pandemia. No Centro de Enfrentamento ao Covid-19 estão sendo realizados testes rápidos para detecção da Covid-19. Desde o início da pandemia, o município de Belém do Piauí já adquiriu cerca de 3 mil testes.

“Estamos realizando a busca ativa de casos como forma de identificar pessoas que estão com a Covid-19, e assim, poder adotar as medidas necessárias, como o isolamento do paciente e o seu tratamento, como também, o monitoramento daqueles que tiveram algum contato”, explicou Jucenildo.

Segundo ele, tem surgido novos casos. “Estamos vivendo praticamente o pico da doença em nosso município, mas tudo o que a Saúde pode fazer e está ao seu alcance, estamos fazendo”.

Atualmente, conforme o último Boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na noite desta terça-feira (19), foram registrados 264 casos de pessoas infectadas pelo vírus. Destes, 224 já estão curadas, 36 pessoas estão em tratamento e 04 pessoas faleceram em decorrência da doença. O município tem mais 09 casos suspeitos sendo monitorados.

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE 0 Comments

Médicos cubanos que irão atuar em 40 municípios chegam ao Piauí

Um grupo de médicos cubanos desembarcou, no final da tarde desta sexta-feira (16), no aeroporto Petrônio Portella, em Teresina (PI). São 51 profissionais que irão dar continuidade ao programa Mais

NOTÍCIA DESTAQUE

Vereadora e filha são feitas de reféns durante assalto a residência

A vereadora e empresária, Lucilene dos Santos Silva, conhecida popularmente como “Lucinha”, e sua filha, foram feitas de reféns por criminosos armados que invadiram a residência da parlamentar. O crime

NOTÍCIA DESTAQUE

Jovem de 16 anos do interior do Piauí supera greve na rede pública e comemora aprovação em medicina

Após a menina de 15 anos, Maria Eduarda ter sido aprovada para medicina, foi a vez do estudante da rede pública de Luzilândia, distante 250 km de Teresina, Alyson Alves de