Connect with us

Belém do Piauí

Vereadores lamentam mortes e cobram mais segurança para Belém do Piauí

Publicado

em

A Câmara Municipal de Belém do Piauí realizou mais uma sessão ordinária na última sexta-feira (01). Os trabalhos foram presididos pelo vereador Francisco Reis de Carvalho Bento, o Tico (PMDB).

Na ocasião, foram apresentados dois Projetos, ambos de autoria do Poder Executivo Municipal. O primeiro trata do custeio de despesas com moradia, alimentação, higiene pessoal e transporte para  médicos  do  Programa Mais Médicos no município de Belém do Piauí. Um segundo,  institui o controle de frequência dos servidores da Secretaria Municipal  de Saúde.

As duas proposições foram enviadas às Comissões para serem analisados pelos parlamentares.

Tico, vereador presidente da Casa

Tico, vereador presidente da Casa

Na sessão, foi aprovado um Requerimento de autoria do vereador Bernardino Carvalho, que concede moção de pesar a família do saudoso Lúcio Batista Sousa (Baxim), que faleceu no dia 25 de março, no Hospital Regional Justino Luz, em Picos, após sofrer um acidente na cidade de Belém do Piauí.

“É com grande pesar que esta Casa recebeu a notícia  da morte do senhor Lúcio, pessoa que ficará para sempre na memoria de seus familiares e amigos. Foi uma perda irreparável a nossa comunidade.  Portanto entendo ser justa a homenagem que ora proponho a família enlutada”, diz o Requerimento.

Publicidade

No segundo expediente, em seu discurso, o vereador Evaldo Otacílio Silva Leal (PDT) fez cobranças em relação a segurança no município. “Queria  fazer menção de algo que  está  acontecendo, que é o aumento da violência em nossa região. Faço, aqui, um requerimento verbal sugerido que nós, parlamentares dessa Casa, fizéssemos  um ofício e cobrasse da 3ª Companhia de Polícia Militar de Jaicós, mais atuação. No meu humilde entendimento, Belém do Piauí tem recebido muito pouca assistência. Nunca fui parado por  barreiras feitas por esta Companhia. Enquanto isso, a Companhia de Fronteiras, por exemplo, acompanhamos através da mídia que vez  por outra que estão abordando  e até prendendo quem cometeu algum crime na região,  e isto é necessário. A polícia deve fazer isso”, disse.

“Determinada vez aconteceu um crime em Belém, eu liguei para a polícia e recebi a informação de  que não poderia vir nem para entrada da cidade, porque não tinha viatura disponível. Mas ouvi falar que chegou reforços,  e ainda assim eu não vejo. Repito, eu não fui parado nenhuma vez por uma barreira feita pela 3ª Companhia,  então, fica aqui registrado o meu pedido, para que faça barreiras, sobretudo, dentro de nosso município”, disse.

Evaldo Otacílio

Vereador Evaldo Otacílio

O vereador comentou sobre o índice de acidente que tem acontecido no município. “O vereador Bernardino já foi autor de um requerimento pedindo ao Dnit a instalação de tartarugas na PI 243, na estrada dos evangélicos, mas até o momento não foi atendido. Enquanto isso, temos visto  jovens perdendo a vida nesse trecho. Algo  dever ser feito, seja no sentido  de pedir o uso de capacete, pois  acredito que um simples capacete pode evitar muitas dessas mortes, ou a instalação de redutor de velocidade, pois sabemos  que o município não tem poder de colocar, a menos que  passe por cima das atribuições do estado”, disse.

Evaldo encerrou agradecendo ao PMDB, partido ao qual era filiado. “No dia 16  março de 2016  deixei PMDB,  e no mesmo dia ingressei no  PDT, sigla pela qual, se for da permissão de Deus, pretendo disputar a reeleição  este ano. Quero aqui agradecer aos meus colegas do PMDB que continuam no partido e que me acolheram no momento que eu estava praticamente sem partido”, concluiu.

Bernardino

Vereador Bernardino Carvalho

O  vereador Bernardino Geraldo de Carvalho (PMDB) também se pronunciou. Ele agradeceu pelo apoio recebido para a aprovação do Requerimento de sua autoria, e também repercutiu sobre os acidentes que tem ceifados a vida de muitas pessoas no município. “Tenho vários Requerimentos aprovados, assim como outros parlamentares, pedindo a instalação das tartarugas na PI, assim como também fizemos cobrando mais atuação da Polícia Militar em Belém. Fica a pergunta: fazemos um novo Requerimento para o capitão Felix em Jaicós ou para o secretário de segurança do Estado, o senhor Fábio Abreu?”, disse, reforçando a necessidade de políticas públicas na área da segurança pública. “Ultimamente  perdemos  jovens por acidente, a maioria, por falta de capacete, por imprudência  de  álcool e transporte”, salientou, sugerindo a realização de uma audiência pública para abordar o assunto.

Publicidade

Ao finalizar, Bernardino agradeceu as palavras do vereador Evaldo, que segundo ele, contribuiu muito com o PMDB. “Contribuiu de forma significativa para o engrandecimento do município”, disse, desejando boa sorte ao parlamentar na  nova legenda.

Veja fotos da sessão:

DSC_2653 DSC_2655 DSC_2657 DSC_2658 DSC_2660 DSC_2661 DSC_2662 DSC_2663 DSC_2664 DSC_2665 DSC_2668 DSC_2669 DSC_2670 DSC_2671 DSC_2672 DSC_2673 DSC_2674 DSC_2675 DSC_2679 DSC_2681 DSC_2682 DSC_2689

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS