Belém do Piauí

XI Belarraiá do Caboclo Nordestino é aberto com inaugurações, apresentações culturais e show em Belém

Publicado

em

Valorizando e mantendo viva a cultura popular, a Prefeitura de Belém do Piauí realiza o XI Belarraiá do Caboclo Nordestino, tradicional evento que acontece no povoado Caboclo, interior do município.  

Na noite desta quinta-feira, 18 de julho, o evento cultural foi oficialmente aberto. O primeiro dia foi marcado pela entrega de importantes melhorias à comunidade, por apresentações culturais organizadas pelas Secretarias Municipais de Cultura e de Educação. 

Na abertura, aconteceu a recepção das autoridades municipais que adentram na cidade cenográfica do Belarraiá, ciceroneados pelos alunos sanfoneiros que fazem parte do projeto ‘Tocando no Sertão’, desenvolvido pela Secretaria de Assistencial Social e Educação.

A comunidade, situada a 5 km da cidade, às margens da rodovia PI 243, recebeu importantes investimentos do Governo Municipal, aplicados na reforma da quadra onde acontece o evento e na reforma do prédio, onde funcionava a escola no povoado, ao qual recebeu uma nova estrutura, que passa a ser o Anexo do Centro de Referência da Assistência Social-CRAS Caboclo.  

As melhorias inauguradas foram executadas com recursos próprios da Prefeitura Municipal. A quadra Valdinar José de Sousa, recebeu cobertura, além da revitalização do espaço, também foi inaugurado a praça de alimentação, denominada “Espaço Comilança Caboclo Nordestino” e O CRAS, um espaço amplo e moderno que conta com recepção, sala de atendimento, cozinha, sanitário e auditório.

O prédio do Centro de Referência da Assistência Social-CRAS, recebeu o nome de Francisco Felipe de Sousa, o Chico Felipe, como era popularmente conhecido(im memória), uma homenageou a uma figura ilustre, que marcou a história do povoado Caboclo, ex-vereador do município de Padre Marcos e histórica liderança política e comunitária do povoado Caboclo e de Belém do Piauí.

A esposa do saudoso, a senhora Maria Vilma de Sousa, participou do evento e se emocionou com a homenagem. Na oportunidade, ela destacou sua satisfação pela homenagem ao seu esposo, e agradeceu ao prefeito tanto pela obra no povoado, como pela homenagem a Chico Felipe.

Após as inaugurações, na quadra de eventos do povoado Caboclo, aconteceram as apresentações culturais. Na abertura, houve a apresentação da comunidade Caboclo, logo após, o xote do “Zé Matuto”, as quadrilhas ‘Junina Severão’ e ‘Junina Os Cabas da Pest’, além do xaxado “Arretados do Sertão”.  

O prefeito Ademar Carvalho, falou sobre a representatividade do evento, destacando a importância da festa, mas também de levar melhorias para o povoado. “Minha gratidão e satisfação por estamos no Belarraiá entregando essas importantes obras para a população. Então é uma alegria grande, nós não estamos fazendo uma festa com grandes atrações, mas estamos trazendo grandes benefícios, que é o mais importante para a comunidade”, frisou.

O secretário de Cultura, Edson Ribeiro, afirmou que o Belarraiá, através dos investimentos da Prefeitura Municipal leva a cultura para as gerações. “Temos buscado descobrir e incentivar novos talentos, hoje por exemplo, tivemos as crianças tocando sanfona, isso é a prova de que estamos pensando no futuro. E quando nos voltamos para nossa cultura tradicional isso fica muito melhor. Vale ressaltar o apoio do prefeito, pois isso só é possível onde o gestor é progressista e pensa dessa mesma maneira, de que temos que valorizar a cultura, que é a afirmação de uma povo, é que faz com que você tenha sua característica própria”, pontuou.

O evento encerrou com show da cantora Taienne Carvalho. 

O evento segue nesta sexta-feira(19), com apresentações culturais da Secretaria de Assistência Social. O evento segue com os shows, quando se apresentarão no palco cultural, Xenhenhem, às 21h, a principal atração, Lagosta Bronzeada, a meia noite, e o cantor Lamarck Macedo, às 02h. 

Fotos:

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile