MUNICÍPIOS

Betânia do Piauí está há 3 dias sem energia; população tem prejuízo e se revolta

Publicado

em

Moradores da cidade de Betânia do Piauí estão passando por um verdadeiro sufoco por conta da falta de energia elétrica. Os prejuízos só aumentam após três dias sem luz. Desde a última quarta-feira (28), a população ficou sem fornecimento de energia elétrica e moradores estão indignados com a situação.

As aulas foram suspensas, o gerador reserva de energia utilizado no posto de saúde para conservar as vacinas também já não mais funciona, o comércio da cidade está praticamente parado deixando comerciantes no prejuízo, mais precisamente as casas e açougues que trabalham com venda de frios e congelados, muitos quilos de frango, linguiças, carnes, presunto, queijo e mortadelas foram para o lixo, além que sorvetes e picolés que desmancharam.

O prejuízo não é só dos comerciantes, mais da maioria da população que mantinha os produtos em suas geladeiras.

Além do apodrecimento das carnes e aves e de não poderem utilizar seus eletrodomésticos para amenizar o calor muito forte nesta época do ano, os moradores contabilizam prejuízos também pelos equipamentos queimados, já que uma rede de energia voltou a funcionar com a voltagem muito baixa e por esse motivo muitas pessoas tiveram equipamentos queimados como computadores, TVs e outros eletrodomésticos e eletrônicos.

Segundo os moradores os técnicos da Eletrobrás já estiveram na cidade três vezes, mas, retornam para Paulistana (PI) sem resolver nada, o que deixa os moradores ainda mais revoltados. Por tais motivos um grupo de moradores já está se articulando para entrar com pedido de indenização através de ação na justiça contra a empresa fornecedora.

Prefeitura de Betânia vai entrar na justiça contra a Eletrobrás/PI

Publicidade

Zé Filho, prefeito municipal

O prefeito do município de Betânia, José Evangelista da Rocha, o “Zé Filho”, anunciou que vai entrar na justiça conta a Eletrobrás, concessionária responsável pelo fornecimento de energia no município. Os motivos são os prejuízos e transtornos provocados pelas falta de energia elétrica que está chegando a quatro dias de interrupção na cidade, causando um enorme prejuízo para a população e também para o município.

Segundo o prefeito, a Secretaria Municipal de Educação teve que suspender as aulas da cidade, e que carnes e congelados pertencentes a merenda escolar ficaram estragados, além de um gerador do Hospital que queimou e vacinas  ficaram perdidas, sem contar com o enorme prejuízo dos comerciantes e população em geral.

Zé Filho disse que a distribuição de energia é um serviço essencial, que não pode ser interrompido, e que desde o inicio do problema vem cobrando com veemência da Eletrobrás a solução do problema. Porém, apenas na manhã deste sábado foi informado por eletricistas  da fornecedora piauiense que o problema seria na rede do Pernambuco, que fizeram uma varredura na rede do lado piauiense e nada encontraram e que um cabo pode ter se rompido na rede que vem do Pernambuco e reforça a energia do município de Betânia. O prefeito de Betânia disse que já mobilizou pessoas para tentar encontrar o problema, já que a CELPE, fornecedora do Pernambuco não faz nada para ajudar a solucioná-lo.

 

Fonte: Fábio Nascimento

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile