Connect with us

Betânia do Piauí

Retorno da Feira Agroecológica da Vila do Mel traz expectativas de melhoria de renda para agricultores da Serra do Inácio

Publicado

em

Nesta quarta-feira (8), acontece a inauguração da Feira Agroecológica da Vila do Mel, em Betânia do Piauí. Com uma diversidade de frutas, hortaliças, derivados da mandioca, entre outras culturas, o empreendimento coletivo dos agricultores familiares conta com apoio do projeto Bem Viver no Semiárido, fruto da parceria entre a empresa Auren Energia, Fundação Banco do Brasil e Instituto Votorantim, e desenvolvido pela ONG Chapada.

A inauguração, no dia 8, marca a retomada da feira agroecológica que foi interrompida em 2020 devido a pandemia de COVID-19. Agora, a feira da Vila do Mel irá ocorrer quinzenalmente, a partir das 7h da manhã, na praça da comunidade, que passou por um mutirão de limpeza organizado pelos próprios agricultores nos últimos dias.

O objetivo da iniciativa é contribuir com a geração da renda familiar e com a segurança alimentar da região por meio dos produtos agroecológicos, livres de agrotóxicos. 

A produtora, Alcilene Francisca Rodrigues, de 49 anos, está animada! Ela produz mandioca em seu quintal que vira ingrediente principal de seus bolos, chips, entre outros produtos derivados da mandioca.

Segundo a agricultora, a iniciativa irá trazer muitos benefícios para a Vila do Mel. “A feira é uma porta que vai abrir muitas oportunidades para a nossa região e para nós agricultores. Por meio do projeto Bem Viver, que vem nos ajudando muito, conquistamos alguns benefícios para a nossa plantação, como cisterna de calçadão e quintais agroecológicos. Eu tenho muito a agradecer ao projeto”, comenta a agricultora.

De acordo Raquel Leite, Gerente de Desenvolvimento Social e Planejamento da Auren Energia, a feira agroecológica além de expandir as vendas dos agricultores que participam do Bem Viver no Semiárido, também será um momento de troca e convivência entre a comunidade. “A feira é um espaço de compartilhamento muito agregador entre os agricultores, onde criam-se relacionamentos, troca-se experiência. Nós, da Auren Energia, temos orgulho de apoiar essa iniciativa que tem fomentado o desenvolvimento sustentável de pequenos agricultores familiares da região da Serra do Inácio”, conta. 

Publicidade

Fonte: Ascom

Facebook

MAIS ACESSADAS