MUNICÍPIOS

BOCAINA | Prefeito Nivardo Silvino de Sousa é cassado

Publicado

em

O prefeito de Bocaina, que na condição de vice tomou posse recentemente após a morte do então prefeito José Luiz de Barros, foi cassado pela Justiça Eleitoral. A sentença contra Nivardo Silvino de Sousa foi proferida no último dia 6 de abril pelo juiz Sérgio Luis Carvalho Fortes, da comarca de Bocaina.

Além da cassação do diploma, o prefeito foi condenado ao pagamento de multa no valor de dez mil Ufir pela prática de captação ilícita de sufrágio.

A ação de investigação judicial eleitoral também tinha como réu José Luiz de Barros, processo extinto em relação a ele devido seu falecimento no dia 9 de março.

A denúncia que levou à cassação de Nivardo foi protocolada pela coligação “Bocaina para todos”, informando que para obtenção de votos os então candidatos realizaram benfeitorias com uso de máquinas, carros, funcionários e combustível do município.

Outras benesse oferecidas, segundo a denúncia, incluem a doação de terrenos, cessão de prédios públicos, manipulação do programa Bolsa Família e até mesmo a coação de beneficiários de residências em conjuntos habitacionais.

Publicidade

O texto da decisão afirma que Nivardo “confessou na petição às fls. 391/494 a prática de captação ilícita de votos no pleito de 2012, afirmando que houve a realização de benfeitorias em propriedades particulares com a utilização de máquinas e funcionários da prefeitura, doação de terrenos em troca de votos, cessão gratuita de prédio público em troca de votos, manipulação do bolsa família em troca de votos, coação de beneficiários de casas populares (…), uso de máquina pública para favorecimento da campanha”.

SAIBA MAIS SOBRE A AÇÃO CONTRA NIVARDO

Menciona ainda que o investigado citou outros fatos não narrados na denúncias, tais como doação de passagens aéreas para eleitores, para que pudessem ir votar na cidade. Foram pelo menos 120 pessoas que vieram de São Paulo para poder votar, em benefício dos investigados.

O juiz afirma ainda que “além da confissão do investigado Nivardo Silvino de Sousa que ainda requereu a procedencia do pedido houve todo um robusto lastro probatório que confirmaram as condutas ilícitas praticadas”.

O presidente da Câmara de Vereadores de Bocaina, José Airton Cipriano, já foi empossado como prefeito.

Publicidade

Publicado Por: Apoliana Oliveira\180Graus

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile