Connect with us

Bocaina

Em Bocaina, acadêmicos de Enfermagem da UESPI promovem palestra sobre autocuidado de gestantes e importância do leite materno

Publicado

em

Acadêmicos do 8º período do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), estiveram na cidade de Bocaina, na tarde desta segunda-feira (30), onde ministraram uma palestra sobre cuidados maternos e neonatais, por meio da temática: “Autocuidado de Gestantes e Puérperas e Cuidados com o Recém-Nascido.

Durante a palestra foram abordados temas como cuidados na gestação e com a mama, mitos e verdades, dicas na amamentação, cuidados com o fator psicológico e emocional, higiene e prevenção contra a covid-19, importância do leite materno, entre outros.

O encontro faz parte da campanha Agosto Dourado, que é o mês de conscientização sobre a importância do aleitamento materno e aconteceu na Unidade Mista de Saúde Jomásio do Santos Barros, mediado pela enfermeira do PSF de Bocaina, Daniela Macedo, com apoio da Prefeitura na gestão do prefeito Dr. Erivelto Sá e da Secretaria Municipal de Saúde que tem à frente o secretário Edilberto Dantas.

Os alunos presentes em Bocaina integram o Projeto de Extensão com o tema: “Educação em Saúde sobre Autocuidado de Gestantes e Puérperas e Cuidados com o Recém-Nascido em Contexto Pandêmico”, idealizado pela acadêmica Marcilene Luz e atuam em aproximadamente 12 cidades da Região de Picos. Dentre os municípios que já receberam os alunos da Uespi pelo projeto estão: Ipiranga do Piauí, São Julião, Picos, Jaicós, entre outros.

A mediadora em Bocaina para realização da palestra, enfermeira do PSF, Daniela Macedo, destaca que o encontro no município se deu através do conhecimento que teve com o projeto, visto que o mês de agosto chama a atenção para a conscientização e importância do leite materno.

“Quando eu soube, por conta da importância da amamentação dos recém-nascidos e dos cuidados maternos, principalmente neste tempo de Covid e já que estamos no agosto dourado, eu solicitei que os alunos trouxessem o evento para Bocaina e estamos contemplando essa palestra para gestantes e puérperas onde têm todas as orientações desde a gravidez, vacinas, testes e amamentação dos recém-nascidos”, salientou a enfermeira.

Para a reunião do público-alvo foram elaborados convites e banners, repassados por meio dos agentes comunitários de saúde (ACSs), e através das redes sociais.

Publicidade

Os acadêmicos Jeferson Moura e Vitória Costa, conduziram a palestra e repassaram dicas e orientações sobre a importância do leite materno que tem composição adequada, componentes para defesa do organismo, proteção contra doenças crônicas do adulto e, hormônio e substâncias hormone likes.

As recomendações repassadas às mães presentes foram bastante diversificadas, que tratou sobre alimentação balanceada, a observância e o cuidado com uso de medicamentos, cigarros e o consumo de álcool, além da necessidade de evitar a amamentação cruzada.

Em relação aos cuidados com a mama, estas devem iniciar ainda no período gestacional. É importante que a mulher prepare a mama durante a gestação e caso sinta dores não se pode considerar normal. Outro fator importante é o banho de sol que é rico em vitaminas.

Mitos e verdades

No encontro com os alunos da Uespi muitos mitos e verdades foram explanados e apresentados para o público-alvo. Na observação feita sobre o assunto foi indagado às participantes a respeito da qualidade do leite, se armazenado de forma correta tem os mesmos nutrientes, e por conta do tamanho do seio produzem ou não leite suficiente, entre outros pontos.

Dicas na amamentação

Sobre cuidados na amamentação, os acadêmicos chamaram a atenção com relação ao bebê se engasgar e as manobras que devem ser utilizadas para o desengasgo, assim como ao período de pandemia da covid-19 para os riscos de infecção com pacientes positivados e não positivados. A dica sobre isso é que no momento em que a mãe estiver amamentando usar máscara o tempo todo e trocar em caso de espirro ou tosse ou a cada a nova mamada.

É importante higienizar as mãos por pelo menos 20 segundos lavando-as com sabão ou utilizar álcool em gel 70% antes e após pegar no bebê ou manipular mamadeiras e bombas de leite, além de evitar também que o bebê toque o rosto da mãe, especialmente na boca, nariz, olhos e cabelos.

Saúde psicológica e emocional

São orientações e dicas importantes para a mulher no período de gestação ou puerpério que devem ser adotadas para a boa saúde psicológica e emocional: evitar situações estressantes e manter uma dieta balanceada e saudável; comunicação; cultivar uma relação positiva com o bebê; orientação profissional; descansar e ter uma boa noite de sono e praticar atividades físicas.

Publicidade

No período em que a mulher se encontra no hospital, é importante evitar revezamentos de acompanhantes a fim de minimizar a circulação de pessoas na instituição; o acompanhante deverá ficar restrito ao local onde a gestante será assistida sem a circulação nas demais dependências do hospital ou maternidade. As visitas, no entanto, devem ser evitadas em casa e na unidade de saúde.

O que é o Agosto Dourado?

O mês de agosto é conhecido como “Agosto Dourado” e foi instituído pela Lei nº 13.435/2.017 por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno que é considerado como a “primeira vacina”.

Veja mais fotos

Facebook

MAIS ACESSADAS