Connect with us

Bocaina

Em Teresina, educadoras de Bocaina participam da 4ª Formação do Currículo do Piauí

Publicado

em

As profissionais da Educação de Bocaina, Regiane Moura e Diuva Santos, articuladora e coordenadora, respectivamente, do Processo Formativo ProBNCC, participaram nos dias 09 e 10 de março (última segunda e terça) das 8h às 17h, no Centro de Formação dos Servidores, em Teresina, da 4ª Formação do Currículo do Piauí – Macro Módulo IV.

Promovido e articulado pela parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais em Educação do Piauí UNDIME-PI com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC-PI), o encontro é destinado a dirigentes municipais, gerentes, coordenadores e articuladores regionais e municipais de Educação. Tem como objetivo implementar o curriculum nas escolas e capacitar os professores para que eles possam aplicar [o curriculum] do Piauí na sala de aula.

Nesta etapa foram trabalhadas temáticas referentes ao Trabalho Colaborativo e Foco em como desenvolver o conhecimento. Na 4ª Formação do Currículo do Piauí foram apresentadas pesquisas; exercícios práticos de trabalho colaborativo aplicados segundo as metodologias ativas, as 10 competências e habilidades da BNCC; debate da compreensão e consolidação do Currículo piauiense e as competências do Mestre do Novo Milênio.

Coordenadora Diuva Santos ao lado da articuladora Regiane Moura

A coordenadora da BNCC em Bocaina, Diuva Santos, ressaltou que o trabalho colaborativo e foco em desenvolver o conhecimento reforça a conscientização que a educação se faz com o engajamento de todas as pessoas unidas para desenvolver aprendizagem dos alunos, onde o próprio aluno é construtor desse conhecimento e o professor é o mediador/facilitador nessa construção, pois os discentes de hoje são pessoas ativas nesse processo e não passivos como o método tradicional. Diuva enfatizou ainda o apoio da gestão bocainense por meio do prefeito Erivelto Sá junto à Secretaria de Educação, pasta gerida pela secretária Dra. Fátima Sá.

“O nosso prefeito Dr. Erivelto Sá juntamente com a secretária de Educação Dra. Fátima Sá, não medem esforços para que o município participe dessas e outras formações que ocorrem em Teresina e assim trazem novos conhecimentos para cada vez mais capacitar os profissionais da educação que consequentemente reflete na melhoria da qualidade da aprendizagem dos nossos alunos bocainenses”, frisou.

Publicidade

Dentre os fatores trabalhados, foram destacadas as competências do Mestre do Novo Milênio a serem desenvolvidas, que são: contextualizar os conteúdos e articulá-los nas diferentes disciplinas; diversificar as atividades utilizando as novas metodologias, estratégias e materiais de apoio; dominar tecnologia que facilita a aprendizagem dos alunos; acolher e respeitar a adversidade, utilizando-a para enriquecer as aulas; gerir a classe e lidar com o imprevisto; realizar uma autoavaliação periódica, refletindo sobre a própria prática; administrar seu desenvolvimento profissional criando planos de estudo/trabalho; envolver-se nas questões da escola desempenhando outras funções além das tradicionais de salas de aula; estabelecer uma parceria constante com os pais e a comunidade; organizar, analisar e selecionar as informações que recebe diariamente; trabalhar em equipe com outros professores; enfrentar os dilemas éticos da profissão; desenvolver projetos com a turma tendo como ponto de partida a realidade local.

A 4ª Formação do Currículo do Piauí – Macro Módulo IV, promovida e articulada pela parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais em Educação do Piauí UNDIME-PI com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC-PI), foi ministrada pelo coordenador Estadual do Programa ProBNCC – Consed-Piauí, professor Carlos Alberto, juntamente com os tutores Clayton Ferreira Neves e Raimundo Araujo Costa Sobrinho.


 ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS