Connect with us

Bocaina

Mais de sessenta pessoas participam de reunião do projeto Pelotão Mirim em Bocaina

Publicado

em

Mais de sessenta pessoas entre jovens, crianças e adolescentes, estiveram reunidas na noite desta sexta-feira (28), na Escola Estadual Jomásio dos Santos Barros, em Bocaina, durante reunião sobre o Projeto Pelotão Mirim. Este é o terceiro encontro neste ano de 2020.

O Pelotão Mirim é coordenado pelo 2º tenente do 4º Batalhão de Polícia Militar, George Sanches, e tem como objetivo instruir e educar crianças e adolescentes com idade entre oito e doze anos  afim de distancia-los da vulnerabilidade,  no tocante ao envolvimento com o mundo das drogas e demais práticas delituosas, através de atividades educativas.

O projeto será desenvolvido com aulas aos sábados, das 08h às 11h, com atividades lúdicas de cunho educativo, cultural e esportivo.

“Aproveitamos para fazer esse apelo à sociedade porque precisamos da ajuda do cidadão bocainense. Aquele que tenha alguma formação superior ou técnica em alguma área, seja um artista, um desportista, pode ajudar para que o máximo possível do tempo das crianças não fique na ociosidade. Um projeto como esse pode fazer a diferença na vida de crianças e adolescentes”, enfatizou.

Durante a reunião os participantes se mostraram interessados em contribuir de diferentes formas, tanto no esporte como também doando bens para fazer rifas em prol da arrecadação de recursos e manter o projeto social.

Publicidade

A metodologia educacional do Pelotão Mirim envolve várias atividades educacionais de acordo com o coordenador. “Já temos uma pessoa que se voluntariou para ajudar na parte de esporte. Esperamos também pessoas que tenham conhecimentos em outras áreas como Libras, um professor que queira dar aulas de reforço […] Temos um leque grande de atividades para desenvolver com essas crianças e adolescentes e só depende de voluntários aparecerem e ter compromisso. Trabalhar em prol do próximo é muito gratificante”, ressaltou destacando que o projeto em Picos permanece há cinco anos.

Na reunião o vereador e também policial militar reformado, Vando Sampaio, esteve presente acompanhando onde avaliou de forma positiva com interesse em apoiar o Pelotão Mirim em Bocaina.

“O Pelotão Mirim é um projeto da Polícia Militar do Piauí, que vem conseguindo grandes feitos nas comunidades. Fui até o 4º BPM onde conversei com os comandantes e coordenadores para trazer para Bocaina. A comunidade já está participando das reuniões junto a coordenação formada por conselheiros tutelares, pastores, o comandante do GMP, sargento Olivado e os policiais lotados. Minha intenção é ajudar, articular com as demais entidades públicas do município que são as escolas, secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social, o próprio gestor municipal, Câmara de Vereadores, juntamente com a sociedade civil organizada, a maçonaria e os demolays, para fazermos um pelotão fortalecido para que essas crianças possam ter um futuro brilhante”, declarou Vando Sampaio.

A redação do Cidades Na Net entrou em contato com o prefeito Erivelto de Sá Barros para saber sobre o apoio da Prefeitura de Bocaina. O prefeito disse que é um projeto louvável e mostrou interesse em ajudar com toda estrutura possível.

“Foi uma ideia minha, da secretária de Educação e do vereador Vando. Nossa intenção é em ajudar com fardamento e disponibilizar toda estrutura como a quadra de esportes e tudo que for possível para darmos essa condição para desenvolver esse projeto tão importante que é para Bocaina”, declarou o prefeito de Bocaina.

Publicidade

Socorro Lima esteve na reunião e falou da importância do Pelotão Mirim. “É bom para a cidade e as crianças porque têm muitas que vivem na rua sem atividades”, disse.

Para a jovem Adriana Vitória, o projeto é importante porque trabalham ajudando uns aos outros. “Gostei e achei muito legal porque eles trabalham ajudando as pessoas. A gente tem que ter interesses nos estudos e no pelotão mirim. Quando eu crescer pretendo ser policial porque é um sonho desde criança. Eles protegem e ao mesmo tempo defendem as pessoas”, destacou.

Aurino Barros é desportista, esteve presente na reunião e mostrou-se interessado em apoiar o projeto. “Como já desenvolvo muitas atividades no esporte ficamos com essa parte para incentivar e procurar locais para prática esportiva. Vamos procurar parcerias para arrecadação de merendas bem como a realização de bingos e rifas para angariarmos recursos”, pontuou.

Estiveram presentes os representantes das igrejas: os pastores Dayvison da Igreja Eliaquim e Eurípedes Vasconcelos da Igreja Batista; o comandante do GPM local, sargento Olivado; o vereador, Vando Sampaio; o desportista, Aurino Barros; os conselheiros tutelares: Carol, Raimundo e Antônia Helena.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS