Connect with us

Bocaina

Missa e procissão encerram o 265º festejo de Nossa Senhora da Conceição em Bocaina; veja fotos

Publicado

em

Devoção, fé, agradecimentos pelas graças alcançadas, testemunhos e muita emoção marcam todo o período dos festejos sagrados de Nossa Senhora da Conceição em Bocaina, desde o dia 29 de novembro, primeiro dia, até a data de 08 de dezembro, em que é celebrado oficialmente o dia da santa padroeira. Neste ano, trouxe como tema Com a virgem da Conceição, assumimos nova vocação de batizados e enviados”.

Na manhã deste domingo (08), o adro da igreja recebeu centenas de pessoas que prestigiaram a última missa em honra e respeito pela Virgem Imaculada Conceição. O ato foi presidido pelo bispo diocesano, Dom Plínio José, concelebrado pelo pároco, padre Francisco Feitosa e padre Paulo Henrique, que juntos abençoaram os fiéis reunidos.

Na homilia, o bispo, inicialmente saudou todas as autoridades presentes e o povo em geral que assistia, atônitos, o ato sagrado. “Deus lá do céu onde está sua mãe e onde mora os santos e os anjos, criou o plano eterno de salvação. Ele já sabia o que ia acontecer neste dia em que estamos reunidos. Todos nós seres humanos somos privilegiados pela graça. O plano integra àqueles que são chamados pela humildade, simplicidade e muito amor que é a nossa parte”, disse.

O bispo explicou quando do surgimento de Adão e Eva que foram os primeiros ser humanos deixados e orientados a não mexer na árvore do pecado. “Deus deixou todas as árvores e frutas no jardim e disse que em uma delas Adão e Eva não deviam mexer. Os dois quando a sós, ficaram tomados pela tentação e incitados pela serpente pensando em descumprir as orientações e serem livres”, relatou exemplificando que o mundo possui em sua totalidade muitas coisas boas, mas o homem procura as que são prejudiciais. “Os planos que Deus fez tiveram consequências desastrosas para Adão e Eva porque toda humanidade ficou marcada pela mancha da desobediência”, concluiu.

Prosseguindo com a cerimônia, os padres concelebrantes fizeram uso da palavra ao lado de seminaristas, sob a entonação dos cânticos que foram executados pelo grupo de canto Nossa Senhora da Conceição.

Publicidade

Diversas autoridades estavam presentes prestigiando a cerimônia. Ente elas, o prefeito de Bocaina, Erivelto Sá. O gestor municipal ressaltou que o festejo da padroeira é um momento especial que reúne muitos devotos.

“É muito bonito mantermos toda essa fé que o povo bocainense e da região têm. Só tenho a agradecer a Nossa Senhora da Conceição porque passamos essas nove noites e o dia de hoje em paz, com fé, onde ela guiou esses dez dias de festas tão importante”, disse o prefeito de Bocaina.

Prefeito Erivelto Sá e primeira-dama Fernanda Rondon prestigiam missa solene de Nossa Senhora da Conceição em Bocaina.

Na ocasião, o poeta, violeiro, José de Moura, o Zé Viola, interpretou a música de autoria de Moacir Laurentino intitulada Maria Santíssima. Ao Cidades Na Net, ele revelou que a canção leva a mensagem espiritual.

“Essa música leva um pouco da grandeza de Nossa Senhora. Essa canção me trouxe uma mensagem espiritual que tocou meu coração e eu canto com a intenção de tocar o coração de quem me ouvir cantando. Para mim é um privilégio, uma honra e uma satisfação cantar aqui em minha cidade, no festejo de Nossa Senhora da Conceição”, explicou.

Ao término da missa, os devotos seguiram em direção à imagem da padroeira para tocar na santa. O templo ficou completamente lotado e no altar muitos se ajoelharam tomados de emoção para agradecer pela intercessão e milagres de cura.

Através do poder da oração e da fé, o tradicional festejo de Bocaina reúne pessoas de diversas partes da região e de outros estados onde juntos comemoram suas vitórias.

Publicidade

Residente em Picos, Cláudia Veloso, marcou presença na missa. Pela primeira vez, conheceu a Igreja Matriz e, tomada de emoção estava entre muitos que se ajoelharam aos pés da Excelsa padroeira para agradecer pela cura contra o câncer de mama que lutou por um ano e seis meses. Tomada de muita emoção, a mesma falou sobre o que representa Nossa Senhora da Conceição.

“Tenho muita fé e ela tem me amparado muito. Tendo ela como mãe ninguém nunca cai. Passei por um momento doloroso no ano passado e foi através da minha amiga Marcélia que fez uma promessa para mim por conta do meu câncer de mama. Hoje estou de pé aqui graças a Deus. Gratidão a Deus, a Nossa Senhora da Conceição, a Marcélia, e minha família que nunca, nenhum deles me abandonaram”, relatou.

Sobre o câncer, Cláudia, falou brevemente da luta e da glória alcançada. “Fiz quatro cirurgias em um mês. Fiz quimioterapia, radioterapia e com a força da minha família, especialmente da minha amiga Marcélia, de Deus, Nossa Senhora da Conceição, estou aqui de pé agradecendo a ela. Gratidão! Gratidão sempre e muita fé”, revelou.

Muito emocionada com as graças, milagres, e as súplicas atendidas, a bocainense, Marcélia Isabel, contou que ao saber da doença, mesmo sem conhecer Cláudia, pediu à Imaculada Conceição, que concedesse a cura e novamente a oportunidade da vida.

“Soube da doença através da cunhada dela que trabalhava junto comigo. Naquele momento eu me apeguei muito com Nossa Senhora. Pedi que desse a cura para Cláudia e assim ela poder viver a vida, cuidar do filho, e, que se Nossa Senhora concedesse, eu faria de tudo para que ela viesse assistir a missa do dia 08, porque eu já tenho recebido muitos milagres e sempre fui valida, graças a Deus. Com dois meses de operada estou também aqui agradecendo junto com minha amiga que conheci hoje”, contou.

Da comunidade Agrovila, zona rural de Bocaina, há oito anos como seminarista, concluído o período, Marcos Vinicius, esteve ao lado dos celebrantes da última missa que marcou o encerramento do 265º festejo religioso de Bocaina. Em mais uma participação avaliou o momento sagrado.

Publicidade

“A fé do povo bocainense nasceu e fundamentou-se a partir de Maria que apresenta Jesus Cristo como nosso redentor. Celebrar o dia 08 de dezembro na nossa terra de Bocaina para todo filho bocainense é motivo de muita alegria e gratidão. Muitos filhos que moram em outras cidades estão se lembrando deste momento tão fervoroso. Para mim seminarista, venho com o coração cheio de gratidão à Nossa Senhora por tudo que ela tem acompanhado e todas as bênçãos que derramou, intercedendo através de seu filho Jesus, na minha vocação e na de outros seminaristas que passam por esse caminho vocacional de oito anos”, declarou o pré-diácono bocainense.

Em relação ao período do festejo, o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, padre Francisco Feitosa, avaliou de forma positiva a participação e o envolvimento dos fieis.

“É um período que muitas pessoas se reúnem vindo de várias cidades e estados. A fé e a devoção é renovada durante os nove dias de festas da padroeira. O envolvimento dos fiéis é muito valioso, pois graças a eles, nosso festejo conserva a união, o amor e a paz que vai de encontro com Cristo. Quero agradecer a todos que desde o início do festejo mantiveram-se ativos, participando, rezando e em suas preces agradecendo a Deus e a Nossa Senhora da Conceição”, concluiu agradecendo e elogiando os devotos por todo apoio.


Matérias Relacionadas – Em Bocaina, fiéis lotam igreja na 3ª noite de novena e missa do 265º festejo de N. S. da Conceição; fotos

BOCAINA | Novena e missa marcam a 2ª noite do 265º festejo de Nossa Senhora da Conceição; veja fotos

Publicidade

Veja imagens da peregrinação e alvorada na abertura do 265º Festejo de N.S. da Conceição em Bocaina

Paróquia N.S. da Conceição em Bocaina comercializa artigos religiosos personalizados. Veja!

Camisetas da padroeira de Bocaina estão à venda. Adquira!

BOCAINA│Paróquia divulga programação do 265º festejo de Nossa Senhora da 


Imagem aérea por Mário Marques

A PROCISSÃO

Publicidade

O encerramento do festejo é marcado por duas ocasiões. Pela manhã a missa e, durante a tarde, a procissão onde as pessoas seguem carregando a imagem da padroeira em um andor por ruas e avenidas da cidade até o destino final que é o templo sagrado onde ocorre a bênção do santíssimo.

Imagens aéreas por Mário Marques

Muitos caminhavam com os pés descalços como penitência e pagamento de promessas entre a multidão, na procissão que iniciou às 16h e seguiu da Igreja Matriz, percorrendo pela rua Santo Antônio, passando pela praça Cícero Gomes em direção a entrada da cidade, prosseguindo pela rua São Pedro, praça Borges Marinho até o templo como destino final.

Bocaina é a segunda paróquia da Diocese de Picos com a mais antiga festividade religiosa que completou em 2019, os seus 265 anos. A primeira é Jaicós com 297 anos e a terceira é Paulistana.

Veja mais fotos da missa e em seguida as fotos da procissão.

>> VEJA FOTOS DA PROCISSÃO >>


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS