Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

CALDEIRÃO | Expocaboclos é oficialmente aberta com exposição, julgamento de animais e shows

Publicado

em

Foi oficialmente aberta nesta quinta-feira, 17, e segue até o próximo domingo, 20 de novembro, a 12ª edição da Expocaboclos – Feira e Exposição de Caprinos e Ovinos de Caldeirão Grande do Piauí.

Promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, e em parceria com a Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos (ACOCAP), o evento acontece no Parque de Exposições Raimundo Cirilo de Carvalho, na comunidade Sítio Caboclos, que possui uma das melhores estruturas do estado.

Dentre os principais objetivos do evento estão fomentar a economia local, valorizar o agronegócio, sensibilizar os criadores para a adoção e implantação de novas tecnologias no desenvolvimento de suas atividades e a promover melhoramento genético dos animais.

FOTOS DA CERIMÔNIA DE ABERTURA!

A cerimônia de abertura contou com as presenças do prefeito Filipe Gonçalves, da vice-prefeita Zulene Pereira, da presidente da ACOCAPI, Ananda Alencar, vereadores, secretários municipais, o ex-prefeito Vianney Alencar, o prefeito de Marcolândia, Dr. Corinto Matos, e representantes dos parceiros do evento, como o Banco do Nordeste, o sistema FAEPI e SENAR, Sebrae e APICCOVI, dentre outros.

Publicidade

A Expocaboclos foi elogiada em diversos aspectos pelos oradores, seja em estrutura para acolher bem os expositores, animais e os visitantes, e nas parcerias, shows artísticos e na organização como um todo. O evento de Caldeirão Grande foi apontado como a segunda maior do Piauí, ficando atrás apenas da EXPOAPI, que acontece em Teresina.

Ananda Sousa, presidente da Associação local, destacou, dentre outros pontos, a Festa Brasileira da Raça Anglo Nubiana, um evento nacional que acontece anualmente e que este ano está sendo realizado na Expocaboclos. “Sediar uma festa brasileira é um marco na história da Expocaboclos. É um evento que só acontece uma vez ao ano e é bastante disputado. Nós inscrevemos Caldeirão Grande do Piauí, concorremos com Campina Grande, na Paraíba, fomos escolhidos e hoje estamos sediando a festa dentro da nossa Expocaboclos.”, disse.

Outra novidade citada por Ananda é o Leilão Berro Show Expocaboclos de ovinos e caprinos. “Esta será a primeira vez na Expocaboclos e a primeira vez que um leilão acontece no interior do Piauí pela Leilo Norte, que vai facilitar a aquisição de animais aos criadores.”, disse. O leilão acontecerá neste sábado, 19 de novembro, às 19 horas.

O prefeito Filipe Gonçalves afirmou que a Expocaboclos eleva o nome de Caldeirão Grande do Piauí para o cenário nacional no segmento de exposição e feira e ovinos e caprinos.

“É uma alegria para nós de uma cidade pequena do interior do Piauí sediar uma festa nesse porte, sendo reconhecida como a segunda maior do estado. Todos os investimentos feitos desde o início até agora, nas gestões anteriores, na nossa gestão, pelos criadores da Associação, têm nos trazido grandes resultados. A cadeia produtiva de ovinos e caprinos de Caldeirão Grande do Piauí traz inúmeros benefícios para o nosso município, oportuniza negócios, o melhoramento genético, gera renda para as famílias, dá visibilidade ao nosso município a nível de estado, de Nordeste e até no âmbito nacional.”, disse.

O gestor falou sobre as melhorias realizadas para tornar a edição 2022 a maior da história da Expocabolos. Dentre outras, Filipe citou a construção mais um galpão de exposição, interligando aos outros dois já existentes, a ampliação a pista de julgamentos com a construção arquibancadas, a construção de piso intertravados em novas áreas, além das novas parcerias com órgãos e entidades como o Banco do Nordeste, que participa da feira pela primeira vez oferecendo linhas de créditos, e os shows artísticos com atrações nacionais e estilos musicais diversificados como o forró, sertanejo e jovem guarda.

Julgamentos de animais

Nesta quinta-feira, também foi iniciado o julgamento dos animais da Festa Brasileira da Raça Anglo Nubiana, Ranqueada das raças Santa Inês, Dorper, White Dorper e Boer.

FOTOS DO JULGAMENTO DE ANIMAIS

Publicidade

Três renomados juízes de classificação atuam no julgamento – Domingos Ribeiro (de Campo Maior-PI), Giancarlo Antoni (de São Paulo-SP) e Edmilson Lúcio (de João Pessoa-PB).

Os julgamentos seguem até domingo, 20, quando acontecerão os grandes campeonatos, com a classificação da melhor ovelha e o melhor carneiro de cada raça, bem como o melhor bode e a melhor cabra da exposição. Serão, em média, 300 categorias distribuídas em cerca de 100 campeonatos e 8 grandes campeonatos de cada raça.

Cerca de 450 animais participam dos campeonatos, e ao todo, entre animais em exposição, para a comercialização e que irão participar do concurso de peso e concurso leiteiro, são aproximadamente 900 animais.

Como forma e apoio e fomento ao setor, ao todo, na Expocaboclos, serão distribuídos R$ 40 mil em prêmios.

Shows

Na noite desta quinta-feira, 17, três atrações se apresentaram no palco cultural da Expocaboclos – Marcelo Luz, Felipe Nogueira e Fernando Alencar.

Hoje, sexta-feira, 18, quarto dia da Expocaboclos, terá shows com Talles Bezerra, Leonel do Acordeon, Taty Girl e Gleydson Gavião. E amanhã, 19, se apresentam no palco do evento a dupla Iguinho e Lulinha, o sertanejo Leo Magalhães e o cantor Josué Bom de Faixa.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS